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Na linguagem literária, é comum o emprego de expressões com sentido conotativo, isto é, uma linguagem figurada, como se observa no trecho a seguir de Dom Casmurro, de Machado de Assis: "Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos”.
Podemos dizer que há o emprego de linguagem figurada na expressão.
  • A: “num trem da central um rapaz aqui do bairro”, pois tal expressão utiliza-se de uma forma dêitica para apontar o local onde narrador e personagem se encontraram.
  • B: “conheço de vista e de chapéu”, pois tal expressão sugere que o narrador e o personagem se reconhecem, mas não mantêm uma relação de proximidade entre si.
  • C: “uma noite destas”, pois tal expressão é vaga e não demarca um tempo exato.
  • D: “falou da lua e dos ministros”, pois tal expressão se configura como uma comparação entre os assuntos abordados no trem.
  • E: “sentou-se ao pé de mim”, pois tal expressão indica o local exato onde o personagem se instalou.

Assinale a opção em que o lhe é adjunto adnominal.
  • A: Disse-lhe, senhor, mostra-nos o Pai.
  • B: Avisei-lhe o horário da prova.
  • C: Deixei-lhe sair à noite.
  • D: Entreguei-lhe a encomenda.
  • E: Roubaram-lhe as chaves.

Assinale a alternativa em que o uso da vírgula se justifica pelo mesmo motivo que em “as soluções para a crise são de longo prazo e seus caminhos, complexos”.
  • A: A vida não é um problema a ser resolvido, mas uma realidade a ser experimentada.
  • B: Eles preferem discutir política; nós, esporte.
  • C: Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.
  • D: Em 1988, foi editada a Constituição Federal do Brasil.
  • E: Calmo e tranquilo, caminhou o condenado à forca.

No romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, Machado de Assis escreve “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos”.
Sobre esta frase, é inadequado afirmar que
  • A: há uma reflexão sarcástica sobre a natureza do amor de Marcela.
  • B: existe uma crítica sobre os interesses financeiros na relação amorosa.
  • C: o uso da preposição durante reforça a ironia no trecho por ter sido usado para medir, além do tempo, quantia.
  • D: o verbo no passado revela a inexistência de um lamento sobre o fim do relacionamento.
  • E: há uma avaliação pragmática do narrador em relação à sua experiência amorosa.

Em Sermão do Mandato, padre Antônio Vieira diz: “O amor fino não busca causa nem fruto. Se amo, porque me amam, tem o amor causa; se amo, para que me amem, tem fruto: e amor fino não há de ter porquê, nem para quê”.
Assinale a alternativa que melhor explica a argumentação contida no trecho.
  • A: Há uma argumentação sustentada por meio de analogias.
  • B: Recorre-se aos fatos para se buscar o convencimento.
  • C: Chega-se à conclusão por meio de lógica implicativa.
  • D: A persuasão ocorre a partir de um pensamento indutivo.
  • E: Questionam-se as premissas para se obter uma conclusão verdadeira

Observe os versos “Oh! Que saudade que eu tenho/Da aurora da minha vida/ Da minha infância querida/Que os anos não trazem mais!” e assinale a opção em que se destacou o pronome relativo.
  • A: Da minha infância querida.
  • B: Oh! Que saudade que eu tenho.
  • C: Da aurora da minha vida.
  • D: Que os anos não trazem mais.
  • E: Oh! Que saudade que eu tenho.

Em “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”, é correto afirmar que
  • A: encontro é uma palavra formada por derivação regressiva.
  • B: do encontro exerce o papel de um termo essencial da oração.
  • C: a segunda oração atribui uma relação de conformidade em relação à primeira.
  • D: tanto desencontro é um grupo nominal formado por adjetivo e substantivo.
  • E: o sujeito da segunda oração é tanto desencontro.

Na conhecida frase “Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado”, a circunstância expressa pela oração subordinada é a mesma observada em
  • A: ao contrário do que se previa, conseguiu concluir seus estudos.
  • B: quando você chegar ao fim da corda, dê um nó nela e segure-se.
  • C: ao amanhecer, cada gota de orvalho parece uma lágrima.
  • D: todo ser humano evolui à proporção que se esforça para isso.
  • E: você pode ser o que quiser, contanto que seja bom.

As frases abaixo foram retiradas do romance Iracema, de José de Alencar.
Assinale a única em que o uso do acento grave é facultativo.
  • A: Caubi saiu para ir à sua cabana, que ainda não tinha visto depois da volta. Iracema foi preparar o moquém da viagem.
  • B: Se ela não morresse, o jacarandá não teria sol para crescer àquela altura.
  • C: Ei-lo que volta à terra natal, abraça sua velha mãe, revê mais lindo e terno o anjo puro dos amores infantis.
  • D: Poti despediu-se triste daqueles lugares, e tornou com seus companheiros à borda do mar.
  • E: De repente, entre os ramos das árvores, seus olhos viram, sentada à porta da cabana, Iracema com o filho no regaço e o cão a brincar.

Considere o seguinte período “Ela consiste em apresentar milhares de fotos de bebês saudáveis e doentes para treinar o algoritmo – até que ele aprenda a identificar, por tentativa e erro, se há problema ou não na imagem.” e assinale a alternativa em que a pontuação seja alterada sem gerar desvios.
  • A: Ela consiste em apresentar milhares de fotos de bebês saudáveis e doentes – para treinar o algoritmo – até que ele aprenda a identificar, por tentativa e erro; se há problema ou não na imagem.
  • B: Ela consiste em apresentar milhares de fotos de bebês saudáveis e doentes, para treinar o algoritmo, (até que ele aprenda a identificar), por tentativa e erro, se há problema ou não na imagem.
  • C: Ela consiste em apresentar milhares de fotos de bebês saudáveis e doentes: para treinar o algoritmo; até que ele aprenda a identificar, por tentativa e erro; se há problema ou não na imagem.
  • D: Ela consiste em apresentar milhares de fotos de bebês saudáveis e doentes para treinar o algoritmo até que ele aprenda a identificar – por tentativa e erro – se há problema ou não na imagem.

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