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Foram encontradas 48 questões.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do diálogo abaixo.
- ____ você chegou atrasado para a reunião?
- A rua por onde passo estava engarrafada.
- Você sabe pelo menos o ____ do engarrafamento?
- ____ um outdoor caiu no meio da rua. Dizem que foi estratégia publicitária.
- Será que os fins justificam os meios de comunicação?!
  • A: Por quê - porque - Porque.
  • B: Por que - porque - Porque.
  • C: Por que - porquê - Por que.
  • D: Porque - por que - Porque.
  • E: Por que - porquê - Porque.

Assinale a opção que apresenta a forma verbal que completa corretamente o período "Quando eu ____meus silêncios, serei poeta."
  • A: compunha
  • B: compuser
  • C: compor
  • D: componho
  • E: componha

Assinale a afirmação INCORRETA sobre o texto.
  • A: O termo "desperdícios", no título, remete a elementos da natureza, desprezados pelo homem.
  • B: A seleção vocabular do poeta evidencia os antagonismos "cidade versus campo", "velocidade versus tranquilidade", "natureza versus tecnologia".
  • C: O poeta prefere a vida pacata do campo à rotina frenética da cidade.
  • D: O poeta utiliza a expressão "coisas desimportantes" ironicamente já que esta faz referência a elementos que considera significativos.
  • E: Os versos "Sou um apanhador de desperdícios/Amo os restos/Como boas moscas" expõem as adversidades econômicas e sociais que o homem do campo enfrenta atualmente.

Assinale a opção em que todas as palavras seguem, respectivamente, o mesmo preceito de acentuação gráfica que os vocábulos desperdícios, mísseis e você.
  • A: abundância - fáceis - vencê-lo.
  • B: indícios - papéis - pé.
  • C: informática - bacharéis - lês.
  • D: águas - íris - aviões.
  • E: silêncios - míssil - pôde.



Assinale a opção em que, na reescritura do verso, o pronome NÃO substitui corretamente a expressão destacada:
  • A: Uso a palavra para compor meus silêncios/ Uso a para compô-los.
  • B: Entendo bem o sotaque das águas/ Entendo-lhes bem o sotaque.
  • C: Prezo insetos mais que aviões/ Prezo-lhes mais que aviões.
  • D: Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos/ Eu fui aparelhado para gostar deles.
  • E: Amo os restos/ Amo-os.

Em "poderá vir a existir'', temos um exemplo de quando a letra a não recebe a crase. Das opções abaixo, qual caso também não deveria ser grafado com a crase?
  • A: Sairemos às duas horas.
  • B: Escrevo à Vossa Excelência.
  • C: Caminhe até àquela rua.
  • D: Fiz a prova às pressas.
  • E: Perguntei à professora.

Considere o trecho "[ ... ] O fascínio que a linguagem sempre exerceu sobre o homem vem desse poder que permite não só nomear/criar/transformar o universo real".

É correto afirmar que, no domínio da Morfologia, para nomear elementos do universo real, o homem utiliza o:
  • A: discurso direto.
  • B: adjunto adnominal.
  • C: seu poder criativo.
  • D: substantivo.
  • E: pronome.

No período composto "Assim como não há sociedade sem linguagem, não há sociedade sem comunicação.", o verbo haver está no presente do indicativo. Considere sua reescritura a seguir, bem como a substituição do tempo verbal pelo pretérito perfeito do indicativo e assinale, então, a opção que completa as lacunas corretamente.

"Assim como nunca ____ sociedades sem linguagem, nunca ___ sociedades sem comunicação."
  • A: houve / haverá
  • B: houveram/ houveram
  • C: haveriam/ haveriam
  • D: houve / houve
  • E: houveram/ houve

Quantas orações compõem o período abaixo?

"[ ... ] mas também possibilita trocar experiências, falar sobre o que existiu, poderá vir a existir e até mesmo imaginar o que não precisa nem pode existir."
  • A: Sete orações.
  • B: Oito orações.
  • C: Nove orações.
  • D: Dez orações.
  • E: Onze orações.

No trecho "Como realidade material - organização de sons, palavras, frases - a linguagem é relativamente autônoma; como expressão de emoções, ideias, propósitos, no entanto, ela é orientada pela visão de mundo, pelas injunções da realidade social, histórica e cultural de seu falante.", a palavra destacada foi intercalada por duas vírgulas porque:
  • A: é um adjunto adverbial adversativo deslocado de seu lugar na ordem direta da frase.
  • B: é uma conjunção subordinativa.
  • C: é uma conjunção coordenativa deslocada de seu lugar na ordem direta da frase.
  • D: é uma conjunção coordenativa concessiva deslocada de seu lugar na ordem direta da frase.
  • E: é uma conjunção coordenativa adversativa.

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