Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 72 questões.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Cadeira de balanço. São Paulo: Companhia das Letras, 2020)

Na crônica, o homem dirige-se diretamente a seu interlocutor no seguinte trecho:
  • A: Hoje não se vê nada em redor, mas a pérgula é a mesma. (3º parágrafo)
  • B: Certa madrugada acordamos com a cachoeira no quarto. (6º parágrafo)
  • C: Era seu ingênuo divertimento. (7º parágrafo)
  • D: Agora temos de fechar e sair; vendi a casa. (9º parágrafo)
  • E: Agora veja o que está se passando. (10º parágrafo)

Em relação à venda da casa, o homem mostra-se
  • A: indiferente.
  • B: orgulhoso.
  • C: amargurado.
  • D: aliviado.
  • E: indignado.

Em Ora,conquanto não se achem as vidas perdidas, importa conhecer as causas da perda, quando escapam à ação da lei ou da autoridade. (2º parágrafo), a oração sublinhada expressa, em relação à oração que a sucede, ideia de
  • A: condição.
  • B: consequência.
  • C: causa.
  • D: proporção.
  • E: concessão.

Considere os seguintes trechos da crônica.
I. Não tenho perdido nada, nem por furto, nem por outra via; deixo de recorrer aos préstimos do anunciante, mas aproveito esta coluna para recomendá-los aos meus amigos e leitores. (1º parágrafo)

II. Os tempos, desde a antiguidade, têm ouvido suspiros desses, mas não são últimos. Que a morte de uma trouxesse a da outra, voluntária e terrível, não seria comum, mas confirmaria a amizade. (5º parágrafo)

III. Quem eu quisera ouvir sobre isto era o ex-secreta de Londres e de New York, onde a polícia pode ser que penetre além do delito e suas provas, e passeie na alma da gente, como tu, por tua casa. (5º parágrafo)

Verifica-se o emprego de vírgula para assinalar a elipse de um verbo em
  • A: I, apenas.
  • B: II, apenas.
  • C: III, apenas.
  • D: II e III, apenas.
  • E: I, II e III.

Retoma uma expressão mencionada anteriormente no texto o termo sublinhado em:
  • A: nem sempre se sabe quem é que as leva (2º parágrafo).
  • B: importa conhecer as causas da perda (2º parágrafo).
  • C: a filha aprendia a fazer flores (2º parágrafo).
  • D: ainda que a pessoa fosse pobre (3º parágrafo).
  • E: esta amiga que se mata para que a outra não padeça (4º parágrafo).

O narrador recorre a um eufemismo no seguinte trecho:
  • A: Os espelhos pasmavam diante de seu rosto (1º parágrafo)
  • B: um dia cerrou os olhos para sempre (4º parágrafo)
  • C: partiu-se em mil estilhaços (1º parágrafo)
  • D: os veículos paravam à revelia dos condutores (2º parágrafo)
  • E: o mordomo se suicidara com uma foto (3º parágrafo)

Ela tomou a decisão ..... pouco tempo. Chegou...... conclusão de que não valia..... pena adiar a compra da geladeira.

Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas I, II e III do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:
  • A: há – à – a
  • B: há – à – à
  • C: a – à – a
  • D: há – a – a
  • E: a – à – à

A forma verbal em negrito deve sua flexão ao termo sublinhado em:
  • A: Foi a gota d’água. (8º parágrafo)
  • B: Mas este ano teve de desistir. (2º parágrafo)
  • C: A favor de ambas as coisas, o curso e a geladeira, havia argumentos. (3º parágrafo)
  • D: Foi então que encontrou a garrafa de champanhe. (9º parágrafo)
  • E: E aí intervinha outra vozinha (6º parágrafo)

Confere sentido hipotético ao enunciado o verbo sublinhado em:
  • A: A verdade é que ela precisava de uma geladeira nova (5º parágrafo)
  • B: Um dia ela ainda ingressaria no curso de administração (10º parágrafo)
  • C: Na manhã do terceiro dia sentiu um mau cheiro insuportável (7º parágrafo)
  • D: todos os dias estava jogando fora comida que estragara (5º parágrafo)
  • E: ela tratou de colocar ali os alimentos e as bebidas (9º parágrafo)

Verifica-se a supressão de um substantivo que pode ser inferido pelo contexto no seguinte trecho:
  • A: o dinheiro da inscrição − ajuda de um sobrinho − foi usado para pagar a prestação de uma nova. (2º parágrafo)
  • B: Como é que você vai se alimentar se a comida continuar estragando desse jeito? (6º parágrafo)
  • C: A favor de ambas as coisas, o curso e a geladeira, havia argumentos. (3º parágrafo)
  • D: Não foi uma decisão fácil, como se pode imaginar (3º parágrafo)
  • E: o homem do conserto a aconselhara a esquecer “aquele traste” (5º parágrafo)

Exibindo de 1 até 10 de 72 questões.
Atuo no ensino da Língua Portuguesa para concurso público desde 2000.
® Professor Décio Terror - Todos os direitos reservados