Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 20 questões.
_________ o segmento de camisetas nunca tenha saído de moda, _______ diferentes marcas há tempos continuam produzindo mais peças, hoje esse nicho do mercado tornou-se bastante lucrativo.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa e com o sentido do texto, as lacunas dessa frase devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:
  • A: Conforme … sem que
  • B: Visto que … mesmo que
  • C: Caso … de forma que
  • D: Ainda que … porém
  • E: Embora … tanto que

Todas as manhãs, o calçadão Ipanema-Leblon transborda de gente contente por apenas estar ali, exercendo o seu direito de viver. É gente de vários estratos, idades, cores, línguas e de todos os estilos de caminhar ou correr.

O termo destacado na frase – ... gente contente por apenas estar ali... – exprime a noção de
  • A: causa.
  • B: modo.
  • C: posse.
  • D: tempo.
  • E: oposição.

A expressão destacada na passagem do penúltimo parágrafo –... trazia na mão um objeto outrora tão popular quanto o celular: um livro. – estabelece, no contexto, relação com sentido de
  • A: consequência.
  • B: comparação.
  • C: proporção.
  • D: finalidade.
  • E: condição.

Assinale a alternativa em que a vírgula isola uma expressão com sentido de tempo.
  • A: Queremos as partes boas do convívio, que são do nosso interesse... (2º parágrafo)
  • B: Sempre que algo desconfortável começa a se materializar, partimos para o mundo confortável e controlado do celular... (2º parágrafo)
  • C: ... não são só as amizades que estão em risco, mas também as relações amorosas e familiares. (3º parágrafo)
  • D: Apertem os cintos para a sociedade da solidão, com consequências nefastas para todos os campos da vida humana. (3º parágrafo)

Assinale a alternativa em que, com a inserção da vírgula, a frase do texto atende a norma-padrão de pontuação da língua portuguesa.
  • A: Todos os retratos que tenho de minha mãe não me dão nunca, a verdadeira fisionomia... (1° parágrafo)
  • B: Junto dela, eu não sentia necessidade dos meus brinquedos. (1° parágrafo)
  • C: Falava para todos com um tom de voz de quem, pedisse um favor... (1° parágrafo)
  • D: Ela também, os tratava com uma bondade que não conhecia mau humor. (2° parágrafo)
  • E: A minha memória ainda guarda, detalhes bem vivos que o tempo não conseguiu destruir. (3° parágrafo)

Na passagem “Aí, ao menos um profissional preparado se encarrega de receber o aluno e sua família para definir atividades e de auxiliar os docentes do período regular nas técnicas pedagógicas.”, a seguinte expressão exprime noção de finalidade:
  • A: ao menos um.
  • B: de receber.
  • C: para definir.
  • D: do período.
  • E: nas técnicas.

A mesma relação de sentido presente entre os termos destacados nas frases “... 86% dos brasileiros concordam que há melhora nas escolas...” / “A maioria dos entrevistados (59%), hoje, discorda de que crianças com deficiência devam aprender só...” também está presente entre os termos:
  • A: óbvias / críticas.
  • B: satisfatoriamente / inconsistentemente.
  • C: concebe / delimita.
  • D: disseminar / suplantar.
  • E: incapacidade / aptidão.

Assinale a alternativa em que, com a mudança da posição do pronome em relação ao verbo, conforme indicado nos parênteses, a redação permanece em conformidade com a norma-padrão de colocação dos pronomes.
  • A: ... há melhora nas escolas quando se incluem alunos com deficiência. (incluem-se)
  • B: ... em educação especial inclusiva, contam-se não muito mais que 100 mil deles no país. (se contam)
  • C: Não se concebe que possa haver um especialista em cada sala de aula. (concebe-se)
  • D: Aí, ao menos um profissional preparado se encarrega de receber o aluno... (encarrega-se)
  • E: ... que não se confunde com incapacidade, como felizmente já vamos aprendendo. (confunde-se)

Os termos destacados na frase “A rede pública carece de profissionais satisfatoriamente qualificados até para o mais básico...” expressam, respectivamente, circunstância de
  • A: dúvida e de afirmação.
  • B: tempo e de modo.
  • C: inclusão e de intensidade.
  • D: intensidade e de modo.
  • E: inclusão e de negação.

Considere o seguinte período do texto:

Embora tenha triplicado o número de professores com alguma formação em educação especial inclusiva, contam-se não muito mais que 100 mil deles no país.

O sentido expresso pela oração destacada, na relação que estabelece com o restante do enunciado, também pode ser corretamente identificado no trecho destacado em:
  • A: ... quando o país aderiu à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (...), era comum ouvir previsões negativas...
  • B: Apesar das dificuldades óbvias, ela se tornou lei em 2015 e criou raízes no tecido social.
  • C: Os empecilhos vão desde o acesso físico à escola, como o enfrentado por cadeirante...
  • D: Bastaram alguns anos de convívio em sala, entretanto, para minorar preconceitos...
  • E: ... que não se confunde com incapacidade, como felizmente já vamos aprendendo.

Exibindo de 1 até 10 de 20 questões.