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A respeito da colocação dos pronomes átonos, Bechara (2019) estabelece alguns critérios que estão de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa falada e escrita no Brasil. Desse ponto de vista, deve ser considerada correta a frase contida na alternativa:
  • A: Na busca pela criação de uma sociedade mais justa, quantos se oferecem para contar suas histórias?
  • B: Nos sentimos melhores quando aprendemos sobre o mundo a partir de outras experiências.
  • C: Sempre ajuda-se a sociedade a crescer com projetos voltados às histórias dos indivíduos.
  • D: Preservar histórias de vida é uma forma de jamais condená-las ao esquecimento.
  • E: Recorrer às histórias de vida dos indivíduos tem mostrado-se uma forma de conhecer a história mais ampla do país.

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Considere os enunciados:

• O Museu da Pessoa possibilita ___ qualquer indivíduo o registro de suas memórias.
• Devido ___ entrevistas realizadas por colaboradores da instituição, é possível encontrar histórias de muitas pessoas, de variadas idades e regiões do país.
• A instituição ___ qual Karen Worcman estava vinculada realizava entrevistas com imigrantes no Rio de Janeiro.

Em conformidade com as considerações de Almeida (2006), no Dicionário de questões vernáculas, sobre o emprego do acento indicativo de crase, as lacunas dos enunciados devem ser preenchidas, respectivamente, com:
  • A: à … às … a
  • B: à … às … à
  • C: a … à … à
  • D: à … as … a
  • E: a … a … à

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Bechara (2019) define as conjunções coordenativas como aquelas que “reúnem orações que pertencem ao mesmo nível sintático”. Nesse sentido, é correto afirmar que a alternativa em que a conjunção coordenativa aparece em destaque é:
  • A: Worcman não imaginava que, depois de mais de duas décadas, o museu ainda existiria.
  • B: As entrevistas eram feitas conforme o desejo dos participantes de contar suas histórias.
  • C: A sociedade seria mais igualitária se as histórias de vida fossem compartilhadas.
  • D: Histórias de vida são pessoais, mas carregam consigo parte da história de um país.
  • E: As histórias de pessoas simples são preservadas como ocorre com personalidades famosas.

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Assinale a alternativa correta quanto à norma-padrão de concordância verbal, em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República.
  • A: O mundo e a sociedade torna-se objeto de conhecimento quando se conhece a vida de outras pessoas.
  • B: No Museu da Pessoa, existe colaboradores que entrevistam as pessoas dispostas a falar.
  • C: Histórias comuns das pessoas compõe o acervo do Museu da Pessoa, concebido por Karen Worcman.
  • D: No Museu da Pessoa, tratam-se de questões relevantes para o debate público nacional.
  • E: Worcman teve a ideia de criar o museu quando participou de um projeto no qual se entrevistavam imigrantes no Rio.

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Considere as passagens do texto:

I. O Museu da Pessoa é colaborativo, ou seja, qualquer pessoa pode se voluntariar para contar sua história.
II. A curadora e fundadora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, teve a ideia de criar a instituição no fim dos anos 1980.
III. Mais de 25 anos depois da fundação do museu, Worcman pensa o mesmo.

Com base nas regras de pontuação descritas por Celso Luft (1998), é correto afirmar que as vírgulas presentes nos trechos indicam o uso de:
  • A: I-expressão explicativa; II-aposto; III-adjunto adverbial.
  • B: I-expressão corretiva; II- vocativo; III-oração adverbial.
  • C: I-expressão coordenada; II- sujeito; III-enumeração.
  • D: I-expressão explicativa; II-vocativo; III-oração adverbial.
  • E: I-expressão corretiva; II-aposto; III-adjunto adverbial.

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De acordo com Bechara (2019), uma oração subordinada adjetiva pode ter valor explicativo ou restritivo, a depender do fato de ela modificar ou não a referência do antecedente. Com base na distinção feita pelo autor, assinale a alternativa em que está destacada uma oração subordinada adjetiva restritiva.
  • A: O Museu da Pessoa é colaborativo, ou seja, qualquer pessoa pode se voluntariar.
  • B: Todas as pessoas que se dispõem a falar são entrevistadas por colaboradores da instituição.
  • C: Abertas a outros pontos de vista, as pessoas transformam seu modo de ver o mundo.
  • D: … colaboradores da instituição, que durante longas conversas buscam estimular os participantes a lembrar os detalhes de sua trajetória.
  • E: … e percebeu que os depoimentos ouvidos ajudavam a contar a história mais ampla do país.

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De acordo com o texto, as narrativas pessoais registradas no Museu da Pessoa permitem que
  • A: sejam valorizadas as memórias de um indivíduo que, além de ensinar e conectar as pessoas, ainda contribuem para contar a história de uma sociedade.
  • B: seja reavaliado o uso do termo “museu”, uma vez que o projeto fundado por Karen Worcman se baseia em acervo imaterial, sem pretensão de resgatar e guardar histórias da sociedade.
  • C: se faça uma extensa e profunda revisão da história recente do país, a partir dos relatos sobre a vida de pessoas célebres, de grande relevância no cenário nacional.
  • D: seja redimensionado o papel dos museus na sociedade contemporânea, ainda que o projeto de Karen Worcman, fundado no fim dos anos 80, careça de reconhecimento social.
  • E: se conheçam as histórias de vida dos imigrantes do Estado do Rio de Janeiro, registradas pela primeira vez nos anos 80 e imediatamente enviadas para o acervo do museu.

Muitos creem que é supérfulo ter uma longa noite de sono, porém, para o neurocientista Matthew Walker, autor do livro “Por que nós dormimos?”, os seres humanos precisam, com raras excessões, de oito horas diárias de sono. Há um consenso de que indivíduos que prescindem de uma boa noite de sono podem se tornar anciosos e ter um comportamento contraproducente, por isso Walker recomenda que as pessoas também façam a sesta, o que certamente é factível apenas para alguns previlegiados.

Para que o texto esteja em conformidade com a ortografia e a acentuação previstas pela norma-padrão, algumas das palavras destacadas devem ser reescritas. A forma correta dessas palavras encontra-se na alternativa:
  • A: crêem; supérfluo; ansiosos; contra-producente.
  • B: crêem; exceções; precindem; contra-producente.
  • C: supérfluo; exceções, ansiosos; privilegiados.
  • D: factivel; ansiosos; precindem; privilegiados.
  • E: supérfluo; exceções; factivel; contra-producente.

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Considerando tipos e gêneros textuais, é correto afirmar que o texto selecionado é, predominantemente:
  • A: narrativo; caracteriza-se por conter um depoimento; emprega linguagem objetiva.
  • B: injuntivo; caracteriza-se por conter dados acadêmicos; emprega linguagem subjetiva.
  • C: descritivo; caracteriza-se por conter a prescrição de condutas; emprega linguagem subjetiva.
  • D: argumentativo; caracteriza-se por conter diferentes pontos de vista; emprega linguagem objetiva.
  • E: expositivo; caracteriza-se por conter explicações; emprega linguagem objetiva.

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Para que haja coesão entre as ideias, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:
  • A: no qual … onde … por isso … todavia o
  • B: com o qual … em que … aqui … ao qual o
  • C: durante o qual … conforme … onde … ao qual o
  • D: durante o qual … em que … por isso … cujo
  • E: com o qual … conforme … contudo … cujo

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