10/05/2024 16:51 - DECIO TERROR FILHO
Comentário: A questão mostra que “ao invés de” transmite oposição e “em vez de” transmite substituição, em lugar de. Temos que encontrar, dentre as alternativas, a troca indevida.
Na alternativa (A), há emprego adequado, pois “comida japonesa” não é oposto de “tradicional churrasco gaúcho”. Assim, cabe o emprego de “em vez de”. Confirme:
Em vez de comida japonesa, deram preferência ao tradicional churrasco gaúcho.
A alternativa (B) é a inadequada, pois “divertirem-se com o jogo de futebol” não é oposto de “ficaram ao lado do campo conversando”. Assim, não cabe a ideia de oposição “ao invés de”, mas a de simples substituição “em vez de”. Veja a correção:
Em vez de divertirem-se com o jogo de futebol que haviam organizado, ficaram ao lado do campo conversando.
Na alternativa (C), há emprego adequado, pois a ação de trabalhar é oposta a descansar, isto é, geralmente quem está trabalhando não está descansando e vice-versa. Por isso, cabe a expressão de oposição “ao invés de”. Confirme:
Ao invés de continuarem no trabalho, ficaram descansando no vestiário dos operários.
Na alternativa (D), há emprego adequado, pois “literatura policial” não é oposto de “poesia”. Assim, cabe o emprego de “em vez de”. Confirme:
Em vez de literatura policial, os jovens daquela turma davam mais importância à poesia.
Na alternativa (E), há emprego adequado, pois “popular” é o oposto de “luxuoso”. Por isso, cabe a expressão de oposição “ao invés de”. Confirme:
O grupo de turistas decidiu economizar, almoçando num restaurante popular ao invés de gastar dinheiro no restaurante luxuoso da esquina.
Gabarito: B