Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 10 questões.
Assinale a alternativa que indica corretamente a função da oração em destaque em relação ao restante da frase na qual ela ocorre: “[…] o indivíduo pode encontrar a direção para um cenário que lhe pareça possível e aliviar  a  sensação  de  que  o  presente é tão avassalador que não pode ser administrado”?
  • A: Finalidade.
  • B: Consequência.
  • C: Causa.
  • D: Concessão.

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas de acordo com a mesma norma gramatical.
  • A: Propósito – concentração – próprias.
  • B: Indivíduo – cenário – propício.
  • C: Resiliência – pedagógicos – possível.
  • D: Momentâneo – trás – além.



De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
  • A: A autora acredita que as formações pedagógicas devem incluir a aprendizagem da resiliência no ambiente escolar, visando a professores e, consequentemente, alunos.
  • B: A autora refuta que a resiliência é causada por fatores genéticos, individuais e ambientais.
  • C: Compara-se o ambiente escolar a campos de concentração, por se tratar de lugares que permitem que a resiliência ocorra.
  • D: Defende-se que a capacidade de resiliência é proporcional à dificuldade experienciada pela pessoa.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

 

( ) Em “Os primeiros estudos sobre resiliência foram conduzidos há mais de 40 anos”, ao substituir o verbo ‘há’ por ‘fazem’, seria mantida a correção do período.

 

( ) Em “[...] a resiliência em crianças [...] ocorre de maneira mais próspera quando elas podem contar com um adulto com quem mantenham uma relação de proximidade.”, a preposição em destaque poderia ser retirada da oração, pois já foi utilizada após a locução “podem contar”.

 

( ) Em “Esses resultados reforçam a importância de se concentrar nos processos que promovem e facilitam a resiliência [...]”, o verbo “concentrar” está no singular para indicar a indeterminação do sujeito, abrangendo o  seu sentido, ao não explicitar e especificar o sujeito dessa ação verbal.
  • A: V – F – V.
  • B: V – V – F.
  • C: F – V – F.
  • D: F – F – V.

Assinale a alternativa em que o uso da vírgula é facultativo e sua supressão não configura desvio à oração.
  • A: “Segundo […] a Sociedade Norte-Americana de Psicologia, a resiliência é definida como a capacidade psicológica de se adaptar às circunstâncias estressantes [...].”.
  • B: “[...] pesquisas mais recentes indicam que a resiliência […] pode ser aprendida, e a escola é um espaço privilegiado para isso.”
  • C: “Viktor Frankl, autor do livro Em busca de sentido, narra a sua experiência como sobrevivente de um campo de concentração.”
  • D: “[…] a resiliência resulta de uma conjunção de fatores genéticos, pessoais e ambientais.”

Considere o trecho “[...] os professores precisam se adaptar às mudanças trazidas pelo advento da tecnologia [...]” e assinale a alternativa em que a substituição da palavra em destaque NÃO exigiria a manutenção da crase.
  • A: Alterações.
  • B: Transformações.
  • C: Modificações.
  • D: Avanços.

Assinale a alternativa em que a função dos tempos e modos verbais nos contextos dados esteja analisada INCORRETAMENTE.
  • A: Em “[…] seria interessante que diretores coordenadores pedagógicos e outros gestores incentivassem os professores a desenvolver a resiliência como uma das habilidades socioemocionais.”, o verbo em destaque encontra-se conjugado no futuro do pretér
  • B: Em “Os primeiros estudos sobre resiliência foram conduzidos há mais de 40 anos e enfatizaram a influência da genética nesse traço de personalidade.”, os verbos em destaque estão no pretérito perfeito para denotar ações realizadas e finaliza
  • C: Em “[…] a base desse processo deve se fundamentar nos aspectos emocionais e de bem-estar dentro do ambiente profissional.”, o verbo em destaque encontra-se conjugado no futuro do subjuntivo, com o intuito de indicar a possibilidade de um acontecim
  • D: Em “Considerando que a escola é um espaço propício para o aprendizado [...]”, o verbo em destaque encontra-se no presente, pois busca-se construir a ideia de uma situação recorrente, permanente.

Assinale a alternativa que indica corretamente a relação de sentido estabelecida pelo conector em destaque no seguinte excerto: “Segundo definição da Sociedade Norte Americana de Psicologia, a resiliência é definida como a capacidade psicológica de se adaptar às circunstâncias estressantes e se recuperar de eventos adversos.”.
  • A: Tempo.
  • B: Condição.
  • C: Sequenciação.
  • D: Conformidade.

Analise os seguintes excertos, classificando-os em expositivos (E) ou argumentativos (A), considerando as marcas linguísticas e funções comunicativas desses tipos textuais, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta conforme a análise e a classificação.
 

( ) “Na Física, resiliência é compreendida como a propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original, após sofrer algum choque ou deformação.”
 
( ) “Esses resultados reforçam a importância de se concentrar nos processos que promovem e facilitam a resiliência e iluminam o papel dos educadores como potenciais adultos de referência nesse processo.”
 
( ) “Os primeiros estudos sobre resiliência foram conduzidos há mais de 40 anos e enfatizaram a influência da genética nesse traço de personalidade, alegando que o indivíduo nasceria com ou sem essa característica.”

  • A: (A) E – A – E.
  • B: A – E – A.
  • C: E – A – A.
  • D: A – E – E.



Assinale a alternativa em que o trecho em destaque é classificado como oração adjetiva, exercendo a função de restringir, de especificar um termo anterior a que se refere.
  • A: “A palavra deriva do latim resilio, que significa saltar para trás, reduzir-se e afastar-se.”
  • B: “[…] pesquisas mais recentes indicam que a resiliência – em crianças e adultos – pode ser aprendida [...]”.
  • C: “[…] a resiliência em crianças [...] ocorre de maneira mais próspera quando elas podem contar com um […] adulto com quem mantenham uma relação de proximidade e confiança.”
  • D:Ainda que ser criativo diante das adversidades possa ser muito desafiador […]”.

Exibindo de 1 até 10 de 10 questões.