Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 10 questões.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Assim como “disciplina”, retirada do texto, as seguintes palavras são escritas com ‘SC’, EXCETO:
  • A: remane__ente e pre__indir.
  • B: di__ernimento e a__ensão.
  • C: conde__endente e su__etibilidade.
  • D: concupi__ência e tran__ender.
  • E: di__ensão e di__eminação.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Assinale a alternativa que apresenta um verbo, retirado do texto, que possa ser passado para a voz passiva.
  • A: permanecer (l. 01).
  • B: preciso (l. 07).
  • C: exigem (l. 07).
  • D: pense (l. 16).
  • E: investir (l. 31).

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

As alternativas a seguir apresentam palavras, retiradas do texto, que apresentam dígrafo, EXCETO:
  • A: preguiçoso – exatamente.
  • B: caminho – aquilo.
  • C: máquina – eficiência.
  • D: trabalho – exemplo.
  • E: problema – qual.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

A palavra “que” aparece inúmeras no texto; entre as ocorrências das linhas 14, 18, 19, 20 e 21, destacadas no texto, assinale a que pertence a uma classe gramatical diferente das demais.
  • A: Linha 14.
  • B: Linha 18.
  • C: Linha 19.
  • D: Linha 20.
  • E: Linha 21.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o tipo de formação dos vocábulos “ultrapassar”, “preguiçoso” e “neurociência”.
  • A: Prefixação, sufixação e composição por aglutinação.
  • B: Prefixação, sufixação e prefixação.
  • C: Composição por justaposição, composição por aglutinação e prefixação.
  • D: Prefixação, sufixação e composição por justaposição.
  • E: Sufixação, prefixação e composição por aglutinação.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Assinale a alternativa que faz a correta reescritura do seguinte fragmento do texto, substituindo o pronome ‘você’ por ‘tu’ e fazendo as adequações necessárias.

“Pense na sua rotina de deslocamento de casa para o trabalho: todos os dias, você está acostumado a fazer o mesmo caminho, uma vez que você entendeu que aquela é a melhor rota para você.”
  • A: Pensa na tua rotina de deslocamento de casa para o trabalho: todos os dias, tu está acostumado a fazer o mesmo caminho, uma vez que tu entendesse que aquela é a melhor rota para ti.
  • B: Pense na tua rotina de deslocamento de casa para o trabalho: todos os dias, tu está acostumado a fazer o mesmo caminho, uma vez que tu entendestes que aquela é a melhor rota para ti.
  • C: Pensas na sua rotina de deslocamento de casa para o trabalho: todos os dias, tu estás acostumado a fazer o mesmo caminho, uma vez que tu entendesse que aquela é a melhor rota para ti.
  • D: Pensas na tua rotina de deslocamento de casa para o trabalho: todos os dias, tu estás acostumadoa fazer o mesmo caminho, uma vez que tu entendesses que aquela é a melhor rota para ti.
  • E: Pensa na tua rotina de deslocamento de casa para o trabalho: todos os dias, tu estás acostumadoa fazer o mesmo caminho, uma vez que tu entendeste que aquela é a melhor rota para ti.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

O texto apresenta vários recursos linguísticos em sua estruturação e no desenvolvimento do assunto, EXCETO:
  • A: Perguntas retóricas, que serão respondidas ao longo do texto.
  • B: Direcionamento ao leitor, chamando-o a pensar em situações hipotéticas para acompanhar o tema.
  • C: Citação direta de especialista no assunto a fim de explanar o tema tratado.
  • D: Linguagem figurada e tom de coloquialidade em alguns trechos.
  • E: Flexibilização de regras gramaticais para dar um tom de proximidade com o leitor.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Analise as seguintes propostas de substituições de conectores do texto:

I. “No entanto” (l. 21) tem o mesmo valor de Conquanto e poderia ser substituído por esse conector.
II. “De acordo com” (l. 25) poderia ser substituído por Para.
III. O conector “já que” (l. 34) tem valor causal e poderia ser substituído por ‘visto que’.

Quais estão corretas?
  • A: Apenas II.
  • B: Apenas III.
  • C: Apenas I e II.
  • D: Apenas II e III.
  • E: I, II e III.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Assinale a alternativa que apresenta os sinais de pontuação que devem ser empregados no lugar dos triângulos (Δ) das linhas 10 e 11, na ordem em que aparecem e levando em conta os processos de coordenação e subordinação nos períodos.
  • A: dois-pontos – ponto e vírgula – vírgula – vírgula
  • B: ponto e vírgula – vírgula – dois-pontos – vírgula
  • C: vírgula – ponto e vírgula – travessão – ponto e vírgula
  • D: ponto e vírgula – ponto e vírgula – vírgula – dois-pontos
  • E: vírgula – dois-pontos – dois-pontos – ponto e vírgula

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 01, 19, 22 e 24.
  • A: Por que – porque – em que – por que
  • B: Por que – porquê – que – porque
  • C: Porque – porque – onde – por que
  • D: Por quê – por que – que – porque
  • E: Por que – por que – em que – por quê

Exibindo de 1 até 10 de 10 questões.