Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 211 questões.
Plantas tóxicas: lindas e perigosas

O hábito de cultivar plantas em jardins dentro e fora de casa cresceu durante os meses de pandemia de covid-19. As espécies escolhidas são as mais variadas, indo de flores a ervas aromáticas, de plantas ornamentais a árvores frutíferas. Entretanto, além de tornarem os ambientes mais bonitos e os pratos mais aromáticos, as plantas possuem características químicas que podem fazer com que sejam tóxicas para pessoas e animais.
Segundo afirma a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil, a cada dez casos de intoxicação por plantas, seis ocorrem em crianças com menos de 10 anos de idade, mas as vítimas de envenenamento por plantas não são apenas crianças. Animais domésticos, adultos e até mesmo animais de fazenda podem ser expostos a esse tipo de acidente. Ou seja, a convivência com plantas potencialmente tóxicas requer cuidados preventivos.
Conhecer quais são as espécies potencialmente venenosas deve ser o primeiro passo para prevenção de intoxicações. Ainda segundo a Fiocruz, as campeãs de acidentes no Brasil são comigo-ninguém-pode, bico-de-papagaio, espirradeira, taioba-brava, tinhorão, chapéu-deNapoleão, coroa-de-Cristo, saia-branca etc. Saber identificar essas plantas é essencial no caso de um acidente. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fiocruz possuem informação sobre a identificação dessas plantas em seus sites.
Para a prevenção e para a resposta aos acidentes também é importante conhecer quais são as reações causadas pelo contato com plantas venenosas. As respostas do organismo ao contato com as substâncias venenosas são diversas e podem depender de fatores como a idade e tamanho do paciente, questões de saúde (como a presença de alergias) e o tempo e via de exposição ao agente tóxico.
Segundo o Centro de Intoxicações da Califórnia, as plantas tóxicas podem ser classificadas em cinco graus de perigo:
• Nível 1: pertencem ao nível 1 as plantas que causam apenas uma reação alérgica na pele, (vermelhidão, coceira, bolhas etc.);
• Nível 2a: estão as espécies que, por meio do contato de sua seiva com as mucosas, incluindo a boca, ocasionam dor e irritação. O quadro pode se agravar, com a presença de problemas respiratórios;
• Nível 2b: engloba as plantas que possuem oxalato de cálcio em sua seiva. Elas são responsáveis por causar reações tardias nos rins, náuseas, vômitos e diarreias (pertence a esse grupo, por exemplo, a campeã de intoxicações comigo-ninguém-pode);
• Nível 3: nesse nível estão as espécies que, se ingeridas, causam reações moderadas, como náusea, vômito e diarreia, mas não oferecem risco de vida;
• Nível 4: aquelas que podem levar à morte. Sua ingestão pode afetar os rins, o coração, o fígado e o cérebro e requer atendimento médico imediato.

Em caso de acidentes com plantas, contate o centro de intoxicações mais próximo.

Texto adaptado de:
. Acesso em: 03 nov. 2020.

A respeito das palavras retiradas do texto “Plantas tóxicas: lindas e perigosas”, é correto afirmar que há
  • A: dígrafo em “pesquisa”, hiato em “alergia”, encontro consonantal em “pessoa” e ditongo em “coceira”.
  • B: encontro consonantal em “planta”, ditongo em “náusea”, dígrafo em “espirradeira” e tritongo em “diarreia”.
  • C: dígrafo em “quadro” e em “tinhorão”, encontro consonantal em “flor” e ditongo em “pandemia”.
  • D: encontro consonantal e dígrafo em “quadro” e em “exemplo” e encontro consonantal e hiato em “primeiro”.
  • E: encontro consonantal e hiato em “agropecuária”, dígrafo em “atendimento” e ditongo em “grau”.

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa que apresenta o número de encontros vocálicos nele presentes.

Quando encontra uma presa, o guepardo sai em disparada. Se demora muito para pegá-la, acaba desistindo, porque tem necessidade de descansar. Dependendo do esforço, ele vai tentar de novo no dia seguinte. Mas a verdade era que nosso felino estava furioso: era a quinquagésima vez que a zebra lhe dava um baile.
  • A: 7
  • B: 8
  • C: 9
  • D: 10

Leia:

Um belo transatlântico cortando as águas enchia as duas páginas da revista, e o garoto encostou seu queixo sobre a mesa mal contendo sua emoção.

Em relação ao que se afirma a respeito da separação silábica da palavra transatlântico, contida no trecho acima, assinale a alternativa correta.
  • A: A separação silábica não leva em conta a existência de prefixo na palavra, por isso será tran - sa - tlân - ti - co.
  • B: A palavra possui dois encontros consonantais separáveis e dois inseparáveis: transatlântico.
  • C: A palavra não contém prefixo; daí que prevaleça a silabação: tran - sa - tlân - ti - co.
  • D: O prefixo nela existente mantém-se, de regra, em uma única sílaba: trans - a - tlân - ti -co.

E na vida real...

Independentemente de audiência e de repercussão, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. A desistência de uma participante, nos primeiros dias, trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade. Patrick Selvatti | 05/02/2024

Embora seja um dos produtos televisivos mais assistidos e comentados, um reality show — seja qual for a sua temática — não é uma unanimidade. Há quem ame, há quem odeie e há quem ignore. Fato é que, independentemente dessa questão sobre audiência e REPERCUÇÃO/REPERCUSSÃO, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. Logo nos primeiros dias[,] por exemplo[,] a desistência de uma participante trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade.

Há uma simbologia importante no ato de se apertar um botão de desistência em um reality show. O que levaria[,] por exemplo[,] uma jovem influenciadora de 22 anos, com um total de 40 milhões de seguidores, acostumada a exposição pública, a1 abrir mão de uma experiência como essa? Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes, que nitidamente vivenciou uma espécie de surto dentro do confinamento com outras 25 pessoas, longe da família e dos amigos e, principalmente, do acesso às2 redes sociais.

A internet permeia as nossas vidas, e a juventude contemporânea é a primeira a ser criada em um ambiente ________ a conexão virtual supera a interação cara a3 cara. A tecnologia proporciona inúmeras oportunidades, mas há que se analisarem os potenciais danos que uma geração excessivamente conectada pode enfrentar, especialmente quando esse lugar se distancia da vida real.

A perda do desenvolvimento de habilidades sociais INTER-PESSOAIS/INTERPESSOAIS é real. Jovens que passam grande parte do tempo on-line enfrentam dificuldades ao se comunicarem pessoalmente, ao expressarem emoções e ao interpretarem sutilezas na linguagem corporal. Essa falta de interação presencial pode inviabilizar a construção de relacionamentos sólidos.

A exposição constante a padrões irreais nas redes sociais pode contribuir para a formação de uma AUTOIMAGEM/AUTO-IMAGEM distorcida. No caso de Vanessa Lopes, o principal drama foi se enxergar em um jogo em que todos os atores envolvidos estavam posicionados em volta da sua história. Essa busca incessante por validação on-line, muitas vezes baseada em likes e em comentários, pode levar os jovens à4 uma caça constante por aceitação que prejudica a AUTOESTIMA/AUTO-ESTIMA quando não são alcançados os padrões inatingíveis estabelecidos pelos ambientes virtuais que domina.

Aos pais, cabe a orientação das crianças e dos adolescentes sobre como utilizar o smartphone de maneira responsável. Estabelecer limites de tempo on-line, incentivar a participação em atividades sociais e promover a comunicação aberta são estratégias essenciais para ajudar a juventude a5 encontrar um equilíbrio saudável entre as interações virtuais e reais.

Enquanto a internet e a tecnologia continuam a moldar o mundo, é vital que as futuras gerações sejam estimuladas a navegar neste ambiente digital sem que se perca uma conexão significativa com a vida real. O desafio é esse.


Fonte: SELVATTI, Patrick. E na vida real... Correio Braziliense, 05 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/02/6 797902-e-na-vida-real.html. Acesso em: 06 fev. 2024. Adaptado.

Qual das ocorrências da vogal A sinalizadas com números sobrescritos está INCORRETA quanto à
  • A: 1.
  • B: 2.
  • C: 3.
  • D: 4.
  • E: 5.

Assinale a alternativa na qual todas as palavras apresentam encontros consonantais.
  • A: gleba, blusa, árvore.
  • B: trigo, peixe, abacate.
  • C: glória, ingestão, faca.
  • D: psicologia, observou, lua.
  • E: drama, flanela, teclado.

Assinale a opção em que os três vocábulos estão grafados de forma correta.
  • A: caixa / rebaixar / mecher.
  • B: chícara / chuchu / mexerico.
  • C: xarope / enchova / encharcar
  • D: engrachar / enxoval / caxumba.
  • E: puxar / lixeira / enxente.

Prosódia é a parte da gramática que trata da pronúncia correta da sílaba tônica. Posto isso, assinale a alternativa em que NÃO há erro de prosódia:
  • A: ruim / nobel / interim.
  • B: ínterim / bel / rubrica.
  • C: ínterim / nobel /brica.
  • D: corde / ruim / rubrica.
  • E: nobel /rubrica/ recorde.

Texto CB2A2


No caso de uma criança com menos de dez anos — entenda-se aqui o nível de maturidade, e não a idade —, o professor deve preocupar-se principalmente para que ela não seja importunada no seu brincar e nas suas experiências. Ensiná-la não faz sentido, pois, nessa idade narcisista, ela responde a cada interferência fugindo da realização da atividade. Nessa idade, desenhar e pintar são os seus principais meios de expressão.

A partir dos 10 anos, a criança começa a ficar insatisfeita com seus modos de expressão; o ambiente mais amplo ganha sentido para ela — não mais como aquele que existia em sua fantasia, mas como é na realidade —, e só então pode ser instaurado o “ensino da forma”, que não deve, porém, encobrir a sua espontaneidade expressiva. As técnicas de desenho e pintura devem ser apresentadas à criança conforme suas necessidades. Tamanhos, relações entre tamanhos (proporção), ritmo, claro, escuro, escultura, espaço, cor e o valor de expressão do exagero, da sutileza e da composição. Os elementos com os quais a criança opera são por natureza os mesmos da “grande arte” e levam a criança, por si mesma, a ter consciência deles, abrindo o caminho da “grande arte” para ela.


Friederike Brandeis. O desenhar das crianças.
In: Cadernos CEDES, v. 42, n.º 116, 2022, p. 122 (com adaptações).

Cada uma das opções a seguir apresenta um vocábulo retirado do texto CB2A2 seguido de uma proposta de separação silábica. Assinale a opção em que a forma de separação silábica do vocábulo indicado está correta.
  • A: “narcisista”: nar-ci-si-sta
  • B: “mais”: ma-is
  • C: “consciência”: cons-ci-ên-ci-a
  • D: “espontaneidade”: es-pon-ta-ne-i-da-de
  • E: “necessidades”: ne-ce-ssi-da-des

Assinale a alternativa em que o espaço da palavra deve ser completado com sc.
  • A: Desejo boa sorte em tão preten___iosa aventura!
  • B: Encontrei apenas uma notícia su___inta neste jornal.
  • C: Escolhia produtos para sua residência com preço ace___ível.
  • D: Na reunião, a exposição do assunto su___itou algumas dúvidas.

Assinale a alternativa em que cada uma das palavras tem o mesmo número de letras e de fonemas.
  • A: homem - tóxico
  • B: praxe - oxidante
  • C: enxurrada - mexer
  • D: anexo - advogado

Exibindo de 1 até 10 de 211 questões.