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Exercícios de ser criança

No aeroporto o menino perguntou: — E se o avião tropicar num passarinho? O pai ficou torto e não respondeu. O menino perguntou de novo: — E se o avião tropicar num passarinho triste? A mãe teve ternuras e pensou: Será que os absurdos não são as maiores virtudes da poesia? Será que os despropósitos não são mais carregados de poesia do que o bom senso? Ao sair do sufoco o pai refletiu: Com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças. E ficou sendo.
Manoel de Barros

Sobre o Texto I, julgue os itens:

I. O uso que o garoto faz da linguagem provoca uma reflexão sobre a poesia contida na maneira de ele ver o mundo.
II. No texto, embora haja também a metalinguagem, há a predominância da função poética. Observa-se o trabalho cuidadoso do autor em relação à linguagem, evidenciada pela experiência do próprio eu lírico a partir das perguntas que o menino faz.
III. O texto é construído por imagens subjetivas que revelam um olhar e um falar poéticos para provocar a reação do leitor. Assim, o uso da metalinguagem evidencia a preocupação do eu lírico com a elaboração da mensagem.

Podemos afirmar que:
  • A: Apenas o item I está correto.
  • B: Apenas o item II está correto.
  • C: Os itens II e III estão corretos.
  • D: Os itens I e II estão corretos.
  • E: Os itens I e III estão corretos.

Cinderela Aparecida

Abracadabra, vou rogar uma praga Tira esse vestido micho Joga o avental no lixo Dá-lhe, Cinderela Mostra com quantas belas se faz uma fera A bordo de um tomara-que-caia À la Sarita Montiel Um rabo-de-saia Brinco, broche, pulseira, colar e anel Abracadabra, não mexe com a cabra Adeus, escrava do tanque Alô, baronesa punk Dá-lhe, Cinderela Mostra com quantas feras se faz uma bela Que tal uma princesa chique Caroline, Lady Di Ou a filha do cacique Venerável, honorável gueixa chá-de-Xangai Cida, Cida, Cida Cinderela Aparecida [...] Rita Lee

Sobre o Texto II, só NÃO
podemos afirmar que:
  • A: há intertextualidade, caracterizada pela referência de um texto pelo outro de maneira explícita, por meio de elementos linguísticos.
  • B: o uso do modo indicativo sugere comportamentos que transformam Cinderela em uma nova mulher.
  • C: o verso inicial funciona como elemento desencadeador da transformação “mágica” do perfil de Cinderela, ou seja, oferece uma “chave” para entender o perfil a ser apresentado.
  • D: a ausência da figura masculina revela uma mulher mais forte e enfatiza o fato de conseguir realizar suas atividades sozinha.
  • E: quanto à sintaxe, encontram-se, em todas as ocorrências, sujeitos desinenciais.

Taxa de desemprego entre os mais jovens está acima de 20% desde 2016


São seis anos em que pelo menos dois em cada dez jovens de 18 a 24 anos procuram, mas não encontram uma vaga de trabalho.


O desemprego no Brasil afeta, hoje, todas as faixas etárias, mas atinge com mais intensidade quem está no começo da carreira ou tentando entrar no mercado de trabalho.
A mais longa experiência profissional que Samila de Jesus Santos leva no breve currículo é o desemprego. Três anos de espera para quem tem só 22. Historicamente, a taxa de desemprego na parcela mais jovem é sempre maior do que a média geral da população. E no Brasil, desde 2016, ela fica acima de 20%. São seis anos em que pelo menos dois em cada dez jovens de 18 a 24 anos procuram, mas não encontram uma vaga de trabalho.
Taxa de desemprego acima de 20% é uma média para o grupo com idade entre 18 e 24 anos, mas em um país desigual como o Brasil, esta estatística não dá conta das diferenças. Dados do Ministério da Economia mostram que se o jovem que já sofre mais com a crise for mulher e tiver pouca qualificação, a chance de encontrar um emprego é ainda menor. E isso não é só sobre o futuro deles. É sobre a falta de perspectiva para a economia do país.
“A gente tem menos dinheiro circulando na economia. O jovem, não conseguindo trabalhar, acaba tendo que ficar dependente muitas vezes de uma pessoa mais velha na família, produzindo uma geração de pessoas que não conseguem realizar seus sonhos, não conseguem adquirir independência financeira muitas vezes ou demoram para conseguir. E a gente tem evidências na literatura de que os jovens, quando ingressam no mercado de trabalho com salário mais baixo, eles têm mais dificuldade de ver o aumento do salário ao longo do tempo”, afirma o professor de Economia da FGV Renan Pieri.
[...]


Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/03/30/taxa-de-desemprego-entre-os-mais-jovensesta-acima-de-20percent-desde-2016.ghtml. Acesso em: 18 fev. 2023.

Sobre o Texto III, é correto afirmar, EXCETO:
  • A: Utiliza-se da linguagem denotativa, tendo em vista seu propósito enunciativo, que é a informação.
  • B: O uso das aspas em: “A gente tem menos dinheiro circulando na economia. [...]E a gente tem evidências na literatura de que os jovens[...] têm mais dificuldade de ver o aumento do salário ao longo do tempo” está associado ao discurso direto, recorrente em gêneros da esfera jornalística.
  • C: A expressão “a gente” (4º parágrafo) é inadequada ao gênero, já que se trata de um texto jornalístico.
  • D: Ao trazer a fala de um especialista, Renan Pieri, o autor pretende apresentar um ponto de vista que complemente a ideia inicial do texto.
  • E: Por ser um texto jornalístico, tendo em vista sua imparcialidade e objetividade, utiliza-se da função referencial da linguagem.

Taxa de desemprego entre os mais jovens está acima de 20% desde 2016


São seis anos em que pelo menos dois em cada dez jovens de 18 a 24 anos procuram, mas não encontram uma vaga de trabalho.


O desemprego no Brasil afeta, hoje, todas as faixas etárias, mas atinge com mais intensidade quem está no começo da carreira ou tentando entrar no mercado de trabalho.
A mais longa experiência profissional que Samila de Jesus Santos leva no breve currículo é o desemprego. Três anos de espera para quem tem só 22. Historicamente, a taxa de desemprego na parcela mais jovem é sempre maior do que a média geral da população. E no Brasil, desde 2016, ela fica acima de 20%. São seis anos em que pelo menos dois em cada dez jovens de 18 a 24 anos procuram, mas não encontram uma vaga de trabalho.
Taxa de desemprego acima de 20% é uma média para o grupo com idade entre 18 e 24 anos, mas em um país desigual como o Brasil, esta estatística não dá conta das diferenças. Dados do Ministério da Economia mostram que se o jovem que já sofre mais com a crise for mulher e tiver pouca qualificação, a chance de encontrar um emprego é ainda menor. E isso não é só sobre o futuro deles. É sobre a falta de perspectiva para a economia do país.
“A gente tem menos dinheiro circulando na economia. O jovem, não conseguindo trabalhar, acaba tendo que ficar dependente muitas vezes de uma pessoa mais velha na família, produzindo uma geração de pessoas que não conseguem realizar seus sonhos, não conseguem adquirir independência financeira muitas vezes ou demoram para conseguir. E a gente tem evidências na literatura de que os jovens, quando ingressam no mercado de trabalho com salário mais baixo, eles têm mais dificuldade de ver o aumento do salário ao longo do tempo”, afirma o professor de Economia da FGV Renan Pieri.
[...]


Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/03/30/taxa-de-desemprego-entre-os-mais-jovensesta-acima-de-20percent-desde-2016.ghtml. Acesso em: 18 fev. 2023.

Determinados elementos linguísticos são utilizados para estabelecer coesão e coerência e, dessa forma, estabelecer sentido ao texto. Os trechos a seguir foram retirados do Texto III. Alguns elementos foram suprimidos; outros, substituídos. Assinale a alternativa cujo conector foi utilizado INADEQUADAMENTE, conforme a norma padrão da língua portuguesa.
  • A: O desemprego no Brasil afeta, hoje, todas as faixas etárias, onde atinge com mais intensidade quem está no começo da carreira ou tentando entrar no mercado de trabalho.
  • B: A mais longa experiência profissional a qual Samila de Jesus Santos leva no breve currículo é o desemprego.
  • C: São seis anos em que pelo menos dois em cada dez jovens de 18 a 24 anos procuram, contudo não encontram uma vaga de trabalho.
  • D: Taxa de desemprego acima de 20% é uma média para o grupo com idade entre 18 e 24 anos, porém em um país desigual como o Brasil, esta estatística não dá conta das diferenças.
  • E: O jovem [...] acaba tendo que ficar dependente muitas vezes de uma pessoa mais velha na família, produzindo uma geração de pessoas as quais não conseguem realizar seus sonhos, não conseguem adquirir independência financeira muitas vezes ou demoram para conseguir.

Taxa de desemprego entre os mais jovens está acima de 20% desde 2016


São seis anos em que pelo menos dois em cada dez jovens de 18 a 24 anos procuram, mas não encontram uma vaga de trabalho.


O desemprego no Brasil afeta, hoje, todas as faixas etárias, mas atinge com mais intensidade quem está no começo da carreira ou tentando entrar no mercado de trabalho.
A mais longa experiência profissional que Samila de Jesus Santos leva no breve currículo é o desemprego. Três anos de espera para quem tem só 22. Historicamente, a taxa de desemprego na parcela mais jovem é sempre maior do que a média geral da população. E no Brasil, desde 2016, ela fica acima de 20%. São seis anos em que pelo menos dois em cada dez jovens de 18 a 24 anos procuram, mas não encontram uma vaga de trabalho.
Taxa de desemprego acima de 20% é uma média para o grupo com idade entre 18 e 24 anos, mas em um país desigual como o Brasil, esta estatística não dá conta das diferenças. Dados do Ministério da Economia mostram que se o jovem que já sofre mais com a crise for mulher e tiver pouca qualificação, a chance de encontrar um emprego é ainda menor. E isso não é só sobre o futuro deles. É sobre a falta de perspectiva para a economia do país.
“A gente tem menos dinheiro circulando na economia. O jovem, não conseguindo trabalhar, acaba tendo que ficar dependente muitas vezes de uma pessoa mais velha na família, produzindo uma geração de pessoas que não conseguem realizar seus sonhos, não conseguem adquirir independência financeira muitas vezes ou demoram para conseguir. E a gente tem evidências na literatura de que os jovens, quando ingressam no mercado de trabalho com salário mais baixo, eles têm mais dificuldade de ver o aumento do salário ao longo do tempo”, afirma o professor de Economia da FGV Renan Pieri.
[...]


Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/03/30/taxa-de-desemprego-entre-os-mais-jovensesta-acima-de-20percent-desde-2016.ghtml. Acesso em: 18 fev. 2023.

O uso do modo imperativo, flexionado na terceira pessoa do singular, é um recurso muito comum nos textos publicitários com o objetivo de persuadir o interlocutor a comprar um produto e/ou ideia. Assinale a alternativa cujo verbo NÃO foi flexionado corretamente nesse modo e pessoa gramatical.
  • A: “Violência não tem desculpa. Tem lei. Denuncie!”
  • B:Prepare seu coração para grandes emoções.”
  • C:Pense light.”
  • D:Proteja a infância.”
  • E:Toma que o BB é seu.”

Aonde quer que eu vá – Paralamas do Sucesso “[…] Aonde quer que eu vá Levo você no olhar Aonde quer que eu vá Aonde quer que eu vá Longe daqui Longe de tudo Meus sonhos vão te buscar Volta pra mim Vem pro meu mundo Eu sempre vou te esperar […]”
Disponível em: https://www.vagalume.com.br/paralamas-do-sucesso/aonde-quer- -que-eu-va.html. Acesso em: 23 mar. 2023.
Na canção do Texto IV, o compositor utiliza a regência verbal adequadamente do ponto de vista da gramática padrão da língua portuguesa: “Aonde quer que eu vá”. Assinale a alternativa em que isso NÃO ocorre.
  • A: Não preciso disso durante a apresentação.
  • B: Os socorristas assistiram as vítimas do acidente.
  • C: “Eu não me esqueço aquele tempo.” (Roberto Carlos)
  • D: É preciso obedecer às leis de trânsito.
  • E: O material está onde você o deixou.

Concordância verbal é a relação que se estabelece entre o verbo e o sujeito. Posto isso, analise os períodos abaixo e assinale a única alternativa que está de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
  • A: Durante o evento, houveram muitas discussões acerca de política.
  • B: Entregou-se muitos livros aos alunos este ano.
  • C: Se problemas houveram, desculpe-me por não ajudar.
  • D: Deve haver muitos estudantes nos movimentos sociais.
  • E: Choveu bobagens durante a carreata.

No trecho da canção do cantor Wando: “Você é luz, é raio, estrela e luar. Manhã de sol, meu iá iá, meu iô iô", observa-se o uso da figura de linguagem denominada metáfora. Assinale a única alternativa em que esta figura NÃO se faz presente.
  • A: “Sou teu ego, tua alma, sou teu céu, o teu inferno, a tua calma.” (Victor e Léo)
  • B: “O amor é um grande laço/ Um passo pr'uma armadilha/ Um lobo correndo em círculos /Pra alimentar a matilha.” (Djavan)
  • C: "Ela é um filme de ação com vários finais/ Ela é política aplicada e conversas banais.” (Projota)
  • D: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas." (Rubem Alves)
  • E: “Vendo as pedras que choram sozinhas/ no mesmo lugar.” (Raul Seixas)

Analise os pares de enunciados e assinale a alternativa cuja mudança na estrutura sintática infringe a norma padrão da língua portuguesa em relação ao uso da vírgula.
  • A: Alguns estudantes elaboraram um projeto sobre sustentabilidade em 2022. Em 2022, alguns estudantes elaboraram um projeto sobre sustentabilidade.
  • B: Eu teria sido aprovada se não ficasse tão nervosa. Se não ficasse tão nervosa, teria sido aprovada.
  • C: Infelizmente, não pude comparecer ao evento da escola no período noturno. Não pude, infelizmente no período noturno, comparecer ao evento da escola.
  • D: Não deixou de ir à aula embora estivesse com muita dor de cabeça. Embora estivesse com muita dor de cabeça, não deixou de ir à aula.
  • E: O professor entregou as atividades durante a aula. O professor, durante a aula, entregou as atividades.

Prosódia é a parte da gramática que trata da pronúncia correta da sílaba tônica. Posto isso, assinale a alternativa em que NÃO há erro de prosódia:
  • A: ruim / nobel / interim.
  • B: ínterim / bel / rubrica.
  • C: ínterim / nobel /brica.
  • D: corde / ruim / rubrica.
  • E: nobel /rubrica/ recorde.

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