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Os guaranis e a fundação de São Paulo

Tenho ouvido muitas memórias guaranis, especialmente sobre a cidade de São Paulo
Txai Suruí | 15.mar.2024

Que a história foi contada pelo outro lado e que nós sofremos um apagamento histórico vocês já sabem, por isso falo tanto da importância das nossas narrativas e de recontar essa história. E a memória é essencial para todos nós, sociedade indígena e não indígena.
[Ela] é condutora para entendermos o presente e construirmos o futuro que queremos. Por isso sempre atento às histórias que são recontadas pelos mais velhos e por outros povos de Abya Yala. Ultimamente, por causa do meu amado, ando ouvindo muitas memórias guaranis, especialmente de São Paulo.
O Pátio do Colégio é um local emblemático e de grande importância histórica para a cidade de São Paulo e para o Brasil como um todo. Ele marca o local onde os jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega fundaram o colégio que viria a ser o ponto inicial da cidade, em 25 de janeiro de 1554.
Originalmente criado como um núcleo de educação religiosa e de CONVERÇÃO/CONVERSÃO dos indígenas ao catolicismo, o Pátio do Colégio desempenhou papel central no processo da colonização portuguesa no Brasil e nas dinâmicas de interações com os povos indígenas, particularmente os guaranis.
Os jesuítas buscavam CATEQUIZAR/CATEQUISAR os guaranis, ensinando-[lhes] a língua portuguesa e a religião católica, e com eles aprendiam habilidades em agricultura e artesanato. Mas essa interação não foi isenta de violência e exploração. Na verdade, houve um complexo panorama de relações, que inclui resistência, ADAPTAÇÃO/ADAPITAÇÃO e, infelizmente, muito abuso.
Os jesuítas [os] organizavam em aldeias, conhecidas como "reduções", onde os guaranis deveriam seguir as regras e os modos de vida europeus. Essa abordagem missionária resultou na perda de aspectos significativos das culturas indígenas, incluindo crenças, línguas e maneiras tradicionais de vida.
Além disso, os europeus trouxeram doenças contra as quais os guaranis não tinham imunidade, provocando drástica redução populacional. Enquanto isso, no âmbito da colonização mais ampla, os guaranis enfrentavam outras formas severas de exploração. Muitos foram mortos e muitos foram capturados nas expedições chamadas "bandeiras", organizadas por colonos de origem portuguesa para escravizá-los.
É essencial reconhecer que a fundação de São Paulo, representada simbolicamente pelo Pátio do Colégio, marca não apenas o início de uma cidade, mas também uma era de encontros culturais complexos que têm implicações até hoje.
O legado dos guaranis e a violência que eles sofreram e sofrem é uma parte integral da história de São Paulo e do Brasil que precisa estar na memória, para a história, a reparação e a justiça.

Txai Suruí - Coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia


SURUÍ, Txai. Os guaranis e a fundação de São Paulo. Folha de São Paulo, 15 de março de 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/txaisurui/2024/03/a-historia-e-seus-narradores.shtml. Acesso em: 16 mar. 2024. Adaptado.

As palavras “apagamento”, “especialmente” e “missionária” são formadas por:
  • A: prefixação;
  • B: parassíntese;
  • C: justaposição;
  • D: regressão;
  • E: sufixação;

Acerca de correspondências oficiais, julgue o item conforme o Manual de Redação da Presidência da República.

É finalidade da exposição de motivos o encaminhamento  de proposta de emenda constitucional, de projeto de lei  ordinária, de projeto de lei complementar e que  compreenda plano plurianual, diretrizes orçamentárias,  orçamentos anuais e créditos adicionais.
  • A: Certo
  • B: Errado

Acerca de correspondências oficiais, julgue o item conforme o Manual de Redação da Presidência da República.

Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos  pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento; no vocativo; e no corpo do texto. No  corpo do texto, é obrigatório o uso dos pronomes de  tratamento por extenso.
  • A: Certo
  • B: Errado

Quanto à adequação da proposta de substituição de  vocábulos destacados à correção gramatical e ao sentido do texto, julgue o item.

“aparecem” (linha 17) por aparece
  • A: Certo
  • B: Errado



Com relação a aspectos linguísticos e gramaticais do texto,  julgue o item

O conector “mas” (linha 29) introduz oração com sentido explicativo.
  • A: Certo
  • B: Errado



Com relação a aspectos linguísticos e gramaticais do texto,  julgue o item

O emprego das vírgulas às linhas 9 e 10 justifica‐se por isolar aposto explicativo.
  • A: Certo
  • B: Errado



Com relação a aspectos linguísticos e gramaticais do texto,  julgue o item

As palavras “Ópera”, “mortíferos” e “responsáveis” são  acentuadas graficamente de acordo com a mesma regra  de acentuação gráfica.
  • A: Certo
  • B: Errado



 

Com relação a aspectos linguísticos e gramaticais do texto,  julgue o item

A omissão da vírgula na linha 4 não prejudicaria a correção gramatical do texto.
  • A: Certo
  • B: Errado



 

Com relação a aspectos linguísticos e gramaticais do texto,  julgue o item

Na linha 2, o emprego do sinal indicativo de crase em “à  cabeça” justifica‐se pela regência da forma verbal “vem”  e pela presença do artigo feminino que define “cabeça”.
  • A: Certo
  • B: Errado



 

Com relação a aspectos linguísticos e gramaticais do texto,  julgue o item.

O texto consiste em uma narrativa a respeito dos  animais da Austrália.
  • A: Certo
  • B: Errado

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