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Texto CB1A7

Quando está triste, coxeia. É assim desde o começo, quando deu os primeiros passos agarrado ao armário branco da casa de seus pais. Começou a andar direito e assim prosseguiu o caminho habitual dos homens, mas sempre que alguma coisa correu menos bem (uma bolacha que lhe foi recusada, uma sopa que o forçaram a sorver, um grito que ouviu a meio do dia, um beijo que lhe foi deixado em suspensão) ele perdeu a força numa das pernas. Hoje, varado de saudade da ex-mulher, caminha sozinho e coxo pelas ruas escuras da aldeia. Não se preocupa nem um pouco com a chuva que o encharca da cabeça aos pés, nem com o frio. Leva sim a mão à perna direita como quem tenta trazê-la à razão. E pela primeira vez em quarenta anos repara: a dor não vem do joelho nem do pé, nem sequer vem do osso epicôndilo medial. É o nervo ciático que lhe dói. Atravessa-lhe a perna inteira mas insiste mesmo é na coxa. A mesma sob a qual todos aqueles que lhe fizeram promessas colocaram a mão, mas logo em velocidade a retiraram. Continua então o seu caminho pela aldeia, agarrado aos muros brancos, sem grande epifania, só mais dorido que o habitual. Coxeia, porque quando está triste ele coxeia.

Matilde Campilho. In: Flecha. São Paulo: Editora 34, 2022.
Em relação a aspectos linguísticos do texto CB1A7, julgue os itens a seguir.

I Em “Não se preocupa nem um pouco com a chuva” (quinto período), o pronome “se” poderia ser corretamente empregado logo após a forma verbal preocupa, escrevendo-se Não preocupa-se.
II Em “mas logo em velocidade a retiraram” (décimo período), a forma pronominal “a” refere-se a “coxa”, no período anterior.
III A inserção de uma vírgula logo após “chuva” (quinto período) prejudicaria a correção gramatical do texto.

Assinale a opção correta.
  • A: Nenhum item está certo.
  • B: Apenas o item I está certo.
  • C: Apenas o item II está certo.
  • D: Apenas o item III está certo.

Observe a frase



“A arte tem regras que não são as do mercado”



(Itamar Assumpção)



Essa frase foi reescrita, mantendo-se o sentido original de vários outros modos.



Assinale a forma que se mostra inadequada por não apresentar o mesmo sentido original.
  • A: As regras da arte não são as do mercado.
  • B: As regras do mercado são diferentes das regras da arte.
  • C: Regras, a arte as tem diferentes das do mercado.
  • D: Regras, a arte só tem as diferentes das do mercado.
  • E: Não são as mesmas do mercado, as regras da arte.

Assinale a frase abaixo cuja palavra sublinhada só tem uma grafia possível.
  • A: “— Não me caíram as ilusões como folhas secas que um débil sopro desprega e leva, foram-me arrancadas no pleno vigor da vegetação” (Machado de Assis – Ressurreição).
  • B:Abdômen: palavra machista significando barriga. Pra ambos os sexos, ora vejam. Deveria haver também abdmulher” (Millôr Fernandes).
  • C: “Alguns estudiosos consideram os hieroglifos a escrita organizada mais antiga do mundo, datada aproximadamente há mais de quatro mil anos antes de Cristo.” (Significados.com.br).
  • D: “Comecei uma dieta, cortei a bebida e comidas pesadas e, em catorze dias, perdi duas semanas.” (Joe E. Lewis).
  • E: “Erudição é a poeira sacudida de um livro para dentro de um crânio vazio” (Ambrose Bierce).

Assinale a frase abaixo em que ocorreu a substituição adequada de uma locução adverbial sublinhada por um advérbio semanticamente equivalente.
  • A: “Você se superou, como de costume” (Saul Gorn) / usualmente.
  • B: “Agir com raiva é o mesmo que içar vela na tempestade” (Eurípedes) / bisonhamente.
  • C: “A única ocasião em que alguém pode descontrolar-se é quando o faz de propósito” (Richard Nixon) / especificamente.
  • D: “As pessoas entram em nossa vida por acaso” (anônimo) / ocasionalmente.
  • E: “O amor é um fogo que arde sem se ver” (Camões) / ineditamente.

Assinale a frase abaixo cuja oração subordinada adverbial sublinhada está corretamente classificada.
  • A: “Os versos de Casimiro de Abreu são tão nossos que gostar deles é um sinal de autenticidade...” (Mário Quintana) / causal.
  • B: “Nos grandes mestres o adjetivo é escasso e sóbrio – vai abundando progressivamente à proporção que descemos a escala de valores” (Monteiro Lobato) / conformativa.
  • C:Ainda que a terra inteira os haja de esconder, / Os atos vis terão no fim de aparecer” (Shakespeare) / temporal.
  • D: “Tudo é engraçado desde que aconteça a outro” (Will Rogers) / concessiva.
  • E: “Não sei se as outras pessoas são como eu, mas logo que acordo gosto de desprezar os que dormem” (André Gide) / consecutiva.

Assinale a frase abaixo que mostra uma inadequação semântica entre as palavras sublinhadas.
  • A: As azeitonas ficaram sob as oliveiras.
  • B: As nogueiras produziram nozes em demasia.
  • C: As seringueiras dão a borracha, de que são feitos os pneus.
  • D: As amoreiras geram amoras em abundância.
  • E: Dos sobreiros vem a cortiça, que gera as rolhas das garrafas.

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Assinale a frase em que houve confusão entre sob / sobre.
  • A: “O verso é uma vitória sobre os limites da linguagem” (Carlos D. de Andrade).
  • B: “A interpretação é a vingança do intelecto sobre a arte” (Susan Sontag).“A interpretação é a vingança do intelecto sobre a arte” (Susan Sontag).
  • C: “A coisa infeliz sobre esse mundo é que os bons hábitos são muito mais fáceis de desistir do que os maus” (Somerset Maugham).
  • D: “É necessário que saibamos tolerar-nos mutuamente sobre pena de vivermos em um tormento continuado de resistência, oposição e contradição entre uns e outros” (Marquês de Maricá).
  • E: “Os anos rodando sobre nós deixam nas rugas do nosso rosto os estigmas da sua ação e da velhice” (Marquês de Maricá).

Assinale a opção abaixo em que houve uma troca indevida entre a / à.
  • A: O amanhã será cancelado devido a falta de interesse.
  • B: A feiura é de alguma forma superior à beleza porque ela dura.
  • C: A maior homenagem que podemos prestar à verdade é usá-la.
  • D: Estupidez consiste em querer chegar a conclusões.
  • E: O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.

Entre as opções abaixo, assinale aquela em que o diminutivo destacado perdeu o valor de diminutivo, designando uma outra realidade.
  • A: O menino olhou para a garotinha que estava a seu lado e sorriu.
  • B: O padre procurou na folhinha qual era o santo do dia.
  • C: O aluno tirou o livrinho que estava dentro de sua pasta.
  • D: Os meninos menores brincavam com carrinhos.
  • E: Era difícil ler a letrinha na parte de baixo do cartaz.

Entre as opções abaixo, assinale aquela em que todos os vocábulos são proparoxítonos, com acentos gráficos corretos.
  • A: aeródromo / protótipo / alcoólatra.
  • B: ínterim / bígamo / pégada.
  • C: ávaro / êxodo / idólatra.
  • D: misântropo / édito / invólucro.
  • E: leucócito / âmago / azíago.

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