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Observe o pequeno fragmento descritivo a seguir.
“A pequena casa branca ficava no meio da rua, com um regato na frente. As janelas e as portas eram pintadas de azul colonial. Um estreito caminho de pedras levava até a porta da frente, que, aberta, permitia o acesso a uma simpática sala de visitas, com dois sofás, uma mesa de centro e uma grande tela de televisão na parede...”
Sobre esse texto é inadequada a seguinte afirmativa:
  • A: uma das estratégias usadas nessa descrição é o observador partir de fora para dentro da casa descrita;
  • B: uma segunda estratégia empregada nesse mesmo texto é o movimento partir do todo para as partes;
  • C: uma terceira estratégia, que acumula com as anteriores, é a de descrever a casa de longe para perto;
  • D: a descrição é predominantemente objetiva, com características da casa, mas apresenta também poucas interferências do observador, por meio de qualidades, como “simpática”;
  • E: a descrição realizada é do tipo informativo, passando ao leitor a impressão de realidade.

A pontuação é um elemento importante na clareza da frase. A opção abaixo em que o emprego da vírgula é devido à elipse do verbo, é:
  • A: Quando se morre, é por muito tempo;
  • B: Eu percebo, sem nenhum temor, a desunião das moléculas de minha existência;
  • C: Nada resume um homem, nem sequer suas ideias;
  • D: Ele tinha a mesma doença que eu, só que a minha é pior;
  • E: A rosa vive uma hora; o cipreste, cem anos.

A frase abaixo que exemplifica a voz passiva, é:
  • A: Basta ver um promontório, uma montanha, um mar e um rio, para ter visto todos;
  • B: O cão foi criado especialmente para as crianças. É o deus da brincadeira;
  • C: Meus cachorros são mais saudáveis que muita gente que frequenta a praia;
  • D: Procura na natureza e, se souberes encontrar, acharás o que procurares;
  • E: Pode o cão ladrar contra todos, mas não pode morder senão os que dele se aproximam.

A coerência é uma das marcas da textualidade. Entre as frases abaixo, aquela que é logicamente coerente, é:
  • A: Mais valem dois pássaros voando, que um na mão;
  • B: Se você não for ao enterro dos seus amigos, eles não virão ao seu;
  • C: Pelo amor de Deus, me inclua fora dessa confusão!
  • D: Quando, na vida, você parar diante de um cruzamento, não titubeie, tome-o!
  • E: Desde quando você tem essa marca de nascença?

A opção em que as duas palavras nela apresentadas recebem acento gráfico corretamente, é:
  • A: dócil / maquinária;
  • B: autóctone / rúbrica;
  • C: hífen / táctil;
  • D: barbária / têxtil;
  • E: éter / cíclope.

Em todas as frases abaixo há um par de palavras sublinhado; a frase em que a inversão de posição desses termos provoca uma mudança de significado, é:
  • A: Até os deuses gostam das próprias piadas;
  • B: O inferno está cheio de boas intenções;
  • C: Inútil interrogar o céu: ele tem respostas rápidas;
  • D: Deus pendura os maiores pesos nas asas menores;
  • E: Os deuses ocupam-se das coisas grandes.

A frase abaixo em que a oração adjetiva sublinhada foi adequadamente substituída por um substantivo ou um adjetivo, é:
  • A: Com fé você vence. Sem fé, passa para trás os que venceram / vitoriosos;
  • B: Eu só acreditaria num Deus que soubesse dançar / bailarino;
  • C: Os bens que Deus promete são mais seguros que todos aqueles dados pelo mundo / concedidos por Deus;
  • D: Todo homem é uma divindade disfarçada, um deus que se faz de bobo / perturbado;
  • E: Os deuses nos vendem todos os bens que nos dão / disponibilizados.

A opção abaixo em que os dois adjetivos indicados NÃO variam em número nem em gênero, é:
  • A: rosa / creme;
  • B: branco / firme;
  • C: constante / frequente;
  • D: melhor / superior;
  • E: marrom / atuante.

A frase abaixo em que a forma sublinhada se refere a um termo anterior (anafórico) e não a um termo seguinte (catafórico), é:
  • A: Com fé você vence. Sem fé, passa para trás os que venceram;
  • B: O que fiais na roça e no tear teceis / Não encobre de Deus os males que fazeis;
  • C: O homem faz o que pode e Deus o que quer;
  • D: Dize-me o que pedes a Deus e eu te direi quem és;
  • E: A vitória, isso é o que procuro!

Observe a frase a seguir.
“Os deuses brincam com os homens como se fossem bolas.”
O problema estrutural dessa frase é:
  • A: a incoerência;
  • B: a ambiguidade;
  • C: um erro de pontuação;
  • D: a troca indevida de parônimos;
  • E: a falta de coesão.

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