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A frase abaixo que mostra a presença do discurso indireto livre é:
  • A: Passageiros e parentes estavam na plataforma. Adeus, meu filho. O trem teve sua chegada anunciada pelo alto-falante;
  • B: Todos os passageiros carregavam malas e reclamavam bastante do calor;
  • C: O trem chegou buzinando de forma estridente. Todos se prepararam para entrar nos vagões;
  • D: Os vagões estavam vazios e muito bem limpos, não deixando espaço para reclamações;
  • E: A viagem transcorreu com tranquilidade e ouviam-se roncos de alguns que dormiam.

“Chamou Carlos e lhe disse: Amanhã irei ver você.”

Nesse segmento, “Amanhã irei ver você” é exemplo de discurso direto; colocando a frase em discurso indireto precedido da forma verbal “disse”, a forma adequada seria:
  • A: que irá vê-lo amanhã;
  • B: que iria vê-lo no dia seguinte;
  • C: que iria ver você amanhã;
  • D: que iria ver você no dia seguinte;
  • E: que irá ver você no dia seguinte.

Ao se transpor o trecho O homem falou: – Comprei esta casa (1º e 2º parágrafos) para o discurso indireto, o verbo sublinhado assume a seguinte forma:
  • A: seria comprada.
  • B: teria comprado.
  • C: compraria
  • D: tinha comprado.
  • E: fosse comprada

Mantendo o sentido original, o trecho “Faça o curso”, sussurrava-lhe ao ouvido uma vozinha (6º parágrafo) assume a seguinte redação em discurso indireto: Uma vozinha
  • A: sussurrava-lhe ao ouvido: que faça o curso
  • B: sussurrou-lhe ao ouvido: − Faça o curso.
  • C: sussurrava-lhe ao ouvido que fizesse o curso.
  • D: que lhe sussurrava ao ouvido disse que fará o curso.
  • E: ao sussurrar-lhe ao ouvido disse que fizera o curso.

Num diálogo teatral, um dos personagens diz a seguinte frase:

Só sairei daqui amanhã de manhã.

Essa frase, em discurso indireto, seria
  • A: Ele disse que só sairia daquele lugar no dia seguinte, pela manhã.
  • B: Ele disse que só saía de lá amanhã pela manhã.
  • C: Ele disse que só sairia de lá na manhã do amanhã.
  • D: Ele disse que só saía daquele lugar na manhã do dia seguinte.
  • E: Ele disse que só sairia daqui na manhã do dia seguinte.

Leia:


(…) eu vinha a pé, ela veio galopando a cavalo (…). E saltou, me chamando pelo nome, conversou comigo. Séria, como se eu fosse um rapaz mais velho do que ela, um homem como os de sua roda, com calças de palm-beach, relógio de pulso. Perguntou coisas sobre peixes; fiquei com vergonha de não saber quase nada, não sabia os nomes dos peixes que ela dizia, deviam ser peixes de outros lugares mais importantes, com certeza mais bonitos. Perguntou se a gente comia aqueles cocos dos coqueirinhos junto da praia – e falou de minha irmã, que conhecera, quis saber se era verdade que eu nadara desde a ponta do Boi até perto da lagoa. (…) De repente me fulminou: “Por que você não gosta de mim? Você me trata sempre de um modo esquisito…” (Rubem Braga)


Assinale a alternativa que traz a correta informação sobre os tipos de discurso presentes ao texto.
  • A: Apenas o discurso direto pode ser apontado no texto.
  • B: Os discursos direto, indireto e indireto livre fazem-se presentes ao texto.
  • C: Por duas vezes verifica-se o discurso indireto no texto; por uma vez, o direto.
  • D: A frase entre aspas caracteriza a presença de discurso indireto livre, visto não haver a presença do verbo dicendi.

Charles Darwin, em 1872, defendeu: emoções são estados mentais que causam reações corpóreas estereotipadas. (L.1-3)

Assinale a alternativa em que se transpôs corretamente a fala de Darwin (discurso direto) para o discurso indireto, ou seja, “reportando” a fala dele.
  • A: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções eram estados mentais que causavam reações corpóreas estereotipadas.
  • B: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções seriam estados mentais que causariam reações corpóreas estereotipadas.
  • C: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções foram estados mentais que causaram reações corpóreas estereotipadas.
  • D: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções são estados mentais que causam reações corpóreas estereotipadas.

Observe o período abaixo, em discurso direto:

“Eu perguntei ao ministro: – V. Exa trouxe consigo o dinheiro que lhe emprestei ontem?”

Se passarmos esse mesmo período para o discurso indireto, a única modificação NÃO cabível é:
  • A: “S. Exa” em lugar de “V. Exa”;
  • B: “com ele” em lugar de “consigo”;
  • C: “trouxera” em lugar de “trouxe”;
  • D: “na véspera” em lugar de “ontem”;
  • E: a conjunção “se” em lugar dos dois pontos e do travessão.

Novo movimento


As revoluções dos últimos dois séculos foram tão rápidas e radicais que transformaram a característica mais fundamental da ordem social. Tradicionalmente, a ordem social era firme e rígida. “Ordem” implicava estabilidade e continuidade. Revoluções sociais rápidas eram excepcionais, e a maioria das transformações sociais resultava da acumulação de uma série de pequenos passos. Os humanos tendiam a presumir que a estrutura social era inflexível e eterna. As pessoas costumavam declarar: “é assim que sempre foi, e é assim que sempre será”.

Nos últimos dois séculos, o ritmo das mudanças se tornou tão rápido que a ordem social adquiriu um caráter dinâmico e maleável. Agora existe em estado de fluxo permanente. Quando falamos de revoluções modernas, tendemos a pensar em 1789 (a Revolução Francesa), 1848 (as revoluções liberais) ou 1917 (a Revolução Russa). Mas o fato é que, atualmente, todo ano é revolucionário. Hoje, até mesmo uma pessoa de 30 anos pode dizer honestamente a adolescentes incrédulos: “Quando eu era jovem, o mundo era completamente diferente”. A internet, por exemplo, só se disseminou no início dos anos 1990, poucas décadas atrás, hoje, não podemos imaginar o mundo sem ela.


(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah, Uma breve história da humanidade. Trad. de Janaina Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 375-376)
Ela disse ao seu amigo, tempos atrás: - Você pode não acreditar, mas quando eu era jovem, meu mundo era inteiramente diferente do em que ambos vivemos hoje.


Transpondo-se o comentário acima, atrelado ao assunto do texto, para o discurso indireto, uma construção adequada será: Ela disse ao seu amigo, tempos atrás, que
  • A: podia até mesmo não acreditar, pois quando ela era jovem o mundo deles era inteiramente diferente do que passaram a viver.
  • B: podia-se não acreditar, tendo em vista que na sua juventude era inteiramente diferente do que vivemos hoje.
  • C: mesmo que ele não acreditasse, quando era jovem, vivia-se num mundo inteiramente do que se vive hoje.
  • D: ele podia não acreditar que quando jovem, o mundo dele era inteiramente diferente do que ambos viveriam hoje.
  • E: ele podia não acreditar, mas o mundo dela, quando jovem, era inteiramente diferente daquele em que ambos estavam vivendo.

Assinale a alternativa em que está correta a transposição do discurso direto para o indireto, sem alterar o sentido das frases.
  • A: — Eu não posso ir na minha casa agora, disse o menino. O menino disse que eu não podia ir à minha casa naquele momento.
  • B: O chefe garantiu ao funcionário: “Analisarei sua situação amanhã.” O chefe garantiu que o funcionário analisaria sua situação no dia seguinte.
  • C: O instrutor perguntou aos escoteiros: “Vocês entenderam a dinâmica?” O instrutor perguntou aos escoteiros se eles tinham entendido a dinâmica?
  • D: O rapaz balbuciou: “Bem... naquele dia... na verdade... Eu não consegui chegar a tempo.” O rapaz balbucionou que naquele dia, na verdade, não tinha conseguido chegar a tempo.

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