17/09/2025 20:05 - DECIO TERROR FILHO
O discurso indireto apresenta o que o personagem falou na voz do narrador, o qual se encontra em outro momento e lugar.
Assim, deve-se tomar extremo cuidado com advérbios de tempo e lugar.
Como o personagem está em lugar diferente do narrador, o emprego do advérbio “daqui” pelo personagem passa a “de lá” pelo narrador.
Como o personagem está no momento passado e o narrador nos dias atuais, o advérbio de tempo “amanhã”, falado pelo personagem, deve ser “no dia seguinte”, empregado pelo narrador.
Assim, já eliminamos as alternativas (A), (B) e (C).
Além disso, o tempo futuro do presente do indicativo do personagem, na voz do narrador, passa a futuro do pretérito do indicativo: “estaria”.
Agora, vamos observar as duas alternativas restantes, pois ambas apresentam os elementos linguísticos necessários na transformação do discurso direto para indireto. Veja:
Discurso direto:
— Amanhã estarei saindo daqui com minha irmã.
Discurso indireto:
Ele disse que no dia seguinte estaria saindo de lá com sua irmã.
Ele disse que no dia seguinte ele estaria saindo de lá com a irmã dele.
Note que as duas alternativas apresentam os fundamentos no discurso indireto, mas apenas uma foi dada como correta, por quê?
Note que a última repete o pronome “ele”, o qual aparece três vezes na frase. Essa repetição é desnecessária e fere a coesão.
Assim, a alternativa (D) é a correta, pois apresenta os recursos da transposição para o discurso indireto, além de os elementos linguísticos estarem coesos.
Gabarito: D