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Em mas que não podia conceder-lhe sua mão, a menos que ele extraísse as presas e aparasse as garras, que amedrontavam a mocinha, a expressão sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto, por:
  • A: à medida que.
  • B: não obstante.
  • C: muito embora.
  • D: a não ser que.
  • E: uma vez que.

Em Visto que o leão insistia em pressioná-lo, ele disse que o reputava um noivo digno de sua filha, o trecho sublinhado expressa, em relação ao trecho que o sucede, ideia de
  • A: comparação.
  • B: consequência.
  • C: proporção.
  • D: causa.
  • E: condição.

Leia a fábula “O leão enamorado”, do escritor grego Esopo, para responder à questão.



Um leão enamorou-se da filha de um lavrador e foi pedi-la em casamento. E o lavrador, que não suportava a ideia de entregar a filha a uma fera e, por medo, também não conseguia dizer não, fez o seguinte. Visto que o leão insistia em pressioná-lo, ele disse que o reputava um noivo digno de sua filha, mas que não podia conceder-lhe sua mão, a menos que ele extraísse as presas e aparasse as garras, que amedrontavam a mocinha. O leão, por amor, sujeitou-se com facilidade a todas as exigências e o lavrador, já sem nenhum receio dele, escorraçou-o a porretadas quando ele veio à sua casa.

(Esopo. Fábulas completas. São Paulo: Cosac Naify, 2013)

Retoma uma expressão mencionada anteriormente no texto o termo sublinhado no seguinte trecho:
  • A: não suportava a ideia de entregar a filha a uma fera.
  • B: Visto que oleão insistia em pressioná-lo.
  • C: ele disse que o reputava um noivo digno de sua filha.
  • D: a menos que ele extraísse as presas e aparasse as garras.
  • E: O leão, por amor, sujeitou-se com facilidade a todas as exigências.

Leia a fábula “O leão enamorado”, do escritor grego Esopo, para responder à questão.



Um leão enamorou-se da filha de um lavrador e foi pedi-la em casamento. E o lavrador, que não suportava a ideia de entregar a filha a uma fera e, por medo, também não conseguia dizer não, fez o seguinte. Visto que o leão insistia em pressioná-lo, ele disse que o reputava um noivo digno de sua filha, mas que não podia conceder-lhe sua mão, a menos que ele extraísse as presas e aparasse as garras, que amedrontavam a mocinha. O leão, por amor, sujeitou-se com facilidade a todas as exigências e o lavrador, já sem nenhum receio dele, escorraçou-o a porretadas quando ele veio à sua casa.

(Esopo. Fábulas completas. São Paulo: Cosac Naify, 2013)

A fábula permite caracterizar o lavrador como
  • A: arrogante.
  • B: ressentido.
  • C: piedoso.
  • D: ingênuo.
  • E: ardiloso.

Leia a fábula “O leão enamorado”, do escritor grego Esopo, para responder à questão.



Um leão enamorou-se da filha de um lavrador e foi pedi-la em casamento. E o lavrador, que não suportava a ideia de entregar a filha a uma fera e, por medo, também não conseguia dizer não, fez o seguinte. Visto que o leão insistia em pressioná-lo, ele disse que o reputava um noivo digno de sua filha, mas que não podia conceder-lhe sua mão, a menos que ele extraísse as presas e aparasse as garras, que amedrontavam a mocinha. O leão, por amor, sujeitou-se com facilidade a todas as exigências e o lavrador, já sem nenhum receio dele, escorraçou-o a porretadas quando ele veio à sua casa.

(Esopo. Fábulas completas. São Paulo: Cosac Naify, 2013)

Depreende-se da leitura da fábula a seguinte moral:
  • A: Aqueles que se fiam no próximo e aceitam renunciar a seus privilégios tornam-se presas fáceis daqueles que anteriormente os temiam.
  • B: Homens arrogantes que se põem a depreciar os mais poderosos, quando os enfrentam, imediatamente retrocedem.
  • C: Sofrem com razão as pessoas que veem os frutos de seus próprios esforços serem levados pelo primeiro que aparece.
  • D: Não se deve menosprezar pessoa alguma, considerando-se que ninguém é tão fraco a ponto de não poder um dia se vingar de um ultraje.
  • E: Algumas pessoas responsabilizam os outros inoportunamente, mesmo que deles estejam recebendo uma ajuda.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Cadeira de balanço. São Paulo: Companhia das Letras, 2020)

Uma redação alternativa para um trecho do texto em que a pontuação se mantém correta está em:
  • A: Hoje, quando posso, evito a subida; se posso, fico lá embaixo.
  • B: O ditador, que tinha caído subiu de novo e, se matou.
  • C: O homem viu que, a terra era azul quando deu a volta ao universo.
  • D: Diferentes coisas, aconteceram nesse intervalo.
  • E: Começo, a sentir-me estranho na casa; mal, assinei a escritura e voltei.

O termo sublinhado em Não usa mais sair defunto de casa, mas bem que a casa gostaria se, depois de me abrigar tanto tempo, pudesse me expor na sala, prestando mais um serviço (5º parágrafo) pertence à mesma classe gramatical do termo sublinhado em:
  • A: A bomba atômica explodiu, inventou-se outra bomba ainda mais terrível. (2º parágrafo)
  • B: Está cercada de edifícios agressivos, não tem mais razão de ser, mas é uma pérgula. (3º parágrafo)
  • C: Hoje não se vê nada em redor, mas a pérgula é a mesma. (3º parágrafo)
  • D: Esta escada, eu a subia com pernas de gato, nem reparava. (4º parágrafo)
  • E: Hoje subo contando os degraus que faltam, e, podendo evitar, evito a subida, fico lá embaixo. (4º parágrafo)

Verifica-se o emprego de voz passiva no seguinte trecho do segundo parágrafo:
  • A: No intervalo, passaram-se 21 anos.
  • B: Aconteceram diferentes coisas nesse intervalo.
  • C: Veio a paz, ou uma angústia com esse nome.
  • D: Apareceram antibióticos, aviões a jato, computadores eletrônicos.
  • E: Fabricaram-se automóveis no Brasil.

Ao se transpor o trecho O homem falou: – Comprei esta casa (1º e 2º parágrafos) para o discurso indireto, o verbo sublinhado assume a seguinte forma:
  • A: seria comprada.
  • B: teria comprado.
  • C: compraria
  • D: tinha comprado.
  • E: fosse comprada

de onde se descortinavam os morros da Gávea e o mar. (3º parágrafo)

O verbo sublinhado está flexionado nos mesmos tempo e modo daquele também sublinhado em:
  • A: Pois não havia nada de mais sólido na terra do que esta velha casa (6º parágrafo)
  • B: Quem a mandou fazer deu recepções neste terraço (3º parágrafo)
  • C: Aconteceram diferentes coisas nesse intervalo. (2º parágrafo)
  • D: e decerto, chegando a hora, me enterraria. (5º parágrafo)
  • E: se, depois de me abrigar tanto tempo, pudesse me expor na sala (5º parágrafo)

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