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Leia o seguinte texto de um jornal de outros tempos:
Mudança nas moedas. A partir de junho começam a entrar em circulação as moedas de Cr$100 e Cr$500 substituindo as cédulas que trazem estampadas a poetisa Cecília Meireles e o naturalista Augusto Ruschi, respectivamente. O lançamento das moedas foi aprovado na reunião de ontem do Conselho Monetário Nacional, colocando fim à família de notas criadas no governo Sarney, sob a égide dos cruzados novos.”
Sobre esse fragmento textual, analise as observações a seguir, feitas por um estudioso de nossa Língua, e assinale a correta.
  • A: “Começam a entrar em circulação” é bastante estranho, porque as moedas, pequenas que são e de pequeno valor, “entram” logo.
  • B: “trazem estampadas a poetisa Cecília Meireles e o naturalista Augusto Ruschi”, mas eu pensava que as moedas trazem estampadas as efígies de Fulano ou Beltrano.
  • C: “colocando fim à família” mostra o emprego inadequado de “colocar” em lugar de “pôr”.
  • D: “criadas”, por questão de clareza e precisão, devia ser substituído por “lançadas” ou “emitidas”.
  • E: “sob”, por questão de correção gramatical, deve ser substituído por “sobre”.

As citações a seguir são compostas por dois segmentos; assinale a opção em que a relação lógica indicada pelo segundo segmento está correta.
  • A: Dize-me o que crês ser / e te direi o que não és. – relação de oposição.
  • B: Quem crê é forte / quem duvida é fraco. – relação de conclusão.
  • C: Seja lá por que um homem reza, / ele reza por um milagre. – relação de explicação.
  • D: Não adianta esperar que o navio chegue / se você não o mandou para lugar nenhum. – relação de causa.
  • E: Pense como um homem de ação / e aja como um pensador. – relação de conclusão.

As frases a seguir mostram termos repetidos; assinale a opção que apresenta a frase em que o significado dos dois termos não é o mesmo.
  • A: Morrer é mudar de corpo como o ator muda de roupa.
  • B: Janeiro é o mês que se fazem bons votos aos amigos; os outros são os meses em que esses votos não se concretizam.
  • C: Quem tempo espera, muito tempo consome.
  • D: A falsidade da História é tão velha como a própria História.
  • E: Viva todos os dias como se fosse o último. Um dia você acerta.

Assinale a opção que apresenta a frase em que houve erro de concordância da palavra sublinhada.
  • A: O presidente fez questão de deixar bem claras as suas intenções.
  • B: O STF qualificou de antidemocrático aqueles atos.
  • C: O governo chinês torna visíveis os erros das ditaduras.
  • D: Os enfermeiros tiveram reconhecidos os direitos de greve.
  • E: Tomei emprestados à biblioteca vários livros.

As perguntas a seguir apresentam o pronome pessoal oblíquo em ênclise (após o verbo); assinale a que mostra formulação incorreta, porque só admite próclise.
  • A: Os dois bandidos evadiram-se do presídio em Mossoró?
  • B: Onde podemos vê-los?
  • C: Eles dedicar-se-iam às tarefas com prazer.
  • D: Numa entrevista como esta, isto pergunta-se?
  • E: Quem dir-me-á tantas barbaridades, senão ele?

Atenção: Considere o poema de Fernando Pessoa para responder à questão.



Às vezes, em sonho triste

Nos meus desejos existe

Longinquamente um país

Onde ser feliz consiste

Apenas em ser feliz.



Vive-se como se nasce

Sem o querer nem saber.

Nessa ilusão de viver

O tempo morre e renasce

Sem que o sintamos correr.



O sentir e o desejar

São banidos dessa terra.

O amor não é amor

Nesse país por onde erra

Meu longínquo divagar.



Nem se sonha nem se vive:

É uma infância sem fim.

Parece que se revive

Tão suave é viver assim

Nesse impossível jardim.




(PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1997)

Verifica-se rima (ou seja, coincidência final de sons) entre palavras de mesma classe gramatical em
  • A: “assim”/“jardim” (4ª estrofe).
  • B: “triste”/“existe” (1ª estrofe).
  • C: “país”/“feliz” (1ª estrofe).
  • D: “terra”/“erra” (3ª estrofe).
  • E: “existe”/“consiste” (1ª estrofe).

Um jornalista, ao analisar o texto de um parlamentar que prometera apoiar a medida proposta por um outro parlamentar, criticou-o, escrevendo que “o congressista explicara em mal português que ‘daria apoiamento à proposição do colega’”.
Em função do exposto, aplica-se perfeitamente ao jornalista o seguinte ditado latino:
  • A: Abusus non tollit usum / O abuso não tolhe o uso, ou seja, o direito de uso não é abolido pelo fato de que alguém tenha abusado.
  • B: Medice, cura te ipsum / Médico, cure sua doença primeiro, antes de se aplicar às demais.
  • C: Ad surdus aures canere / Cantar para ouvidos surdos, lamentar-se sem que ninguém preste atenção.
  • D: Amicus certus in re incerta cernitur / O amigo certo se reconhece nos momentos de dificuldade.
  • E: De gustibus non est disputandum / Sobre gostos não se discute.

O Manual de Redação e Estilo, editado por O Estado de São Paulo, recomenda em suas instruções gerais que o redator deve ser claro, preciso, direto, objetivo e conciso, não devendo compor períodos de mais de três linhas e adotando sempre a ordem direta.
Assinale a opção que apresenta o segmento de Machado de Assis que segue mais de perto essas instruções.
  • A: “É uma coisa santa a democracia, – não a democracia que faz viver os espertos, a democracia do papel e da palavra, – mas a democracia praticada honestamente, sinceramente.” (Crônicas)
  • B: “Acredita-se que as mães são mais necessárias na segunda educação, quando o coração e o espírito começam a desenvolver-se, apesar da ideia comum de que elas são indispensáveis na primeira.” (Contos)
  • C: “Nem todos os mandatos são verdadeiros, ou, por outra, muitos deles são arguidos de falsos, e nem por isso deixam de ser cumpridos, porquanto a falsidade de um mandato deduz-se da opinião dos homens, e estes tanto são veículos da verdade como da mentira.” (A Semana)
  • D: “O mar tem surpresas e suas águas não amam só as vítimas ilustres. Também lhe servem as obscuras, sem que aliás precisem de umas nem de outras; mas é por amor dos homens que elas os matam”. (A Semana)
  • E: “Há criaturas que chegam aos cinquenta anos sem nunca passar dos quinze, tão símplices, tão cegas, tão verdes as compõe a natureza; para essas o crepúsculo é o prolongamento da aurora.” (A Mão e a Luva)

As opções a seguir apresentam definições de alguns gêneros literários, retiradas do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.
Assinale a que cabe ao gênero denominado crônica.
  • A: “Obra literária em prosa, analítica ou interpretativa, sobre determinado assunto, porém menos aprofundada ou menor que um tratado formal e acabado.
  • B: “Descrição longa das ações e sentimentos de personagens fictícios, numa transposição da vida para o plano artístico.”
  • C: “Narração, usualmente curta, ordenada e completa, de fatos humanos fictícios, mas, por via de regra, verossímeis.”
  • D: “Narração histórica, ou registro de fatos comuns feitos por ordem cronológica.”
  • E: “Obra acerca de assunto grandioso e heroico.”

As opções a seguir apresentam frases referentes a diversos estilos de época.
Assinale a que se refere ao Naturalismo.
  • A: “Estilo de época caracterizado por oposições dualistas, religiosidade, fugacidade do tempo e ceticismo.”
  • B: “Estilo de época marcado pela preocupação com a verossimilhança, atenção à realidade e ambientação temporal sincrônica.”
  • C: “Estilo de época que traz temas de base científica, como as teorias da evolução biológica e o determinismo de raça, meio e momento.”
  • D: “Estilo de época marcado pela exaltação dos sentimentos e pela exaltação da liberdade em todas as formas.”
  • E: “Estilo de época que mostra uma profunda relação com a Natureza, vista como local de paz e harmonia.”

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Atuo no ensino da Língua Portuguesa para concurso público desde 2000.
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