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O vocábulo “bem-estar”, no 3º quadrinho, está corretamente grafado com hífen. Assinale a alternativa em que há um vocábulo também corretamente grafado:
  • A: auto-escola
  • B: hiper-sensibilidade
  • C: inter-relação
  • D: co-herdeiro
  • E: infra-estrutura

No último quadrinho, a colocação do pronome em “Era só escondê-los!” está inadequada gramaticalmente; o mesmo ocorre em
  • A: Quando se sentiu em dificuldade, pediu ajuda.
  • B: Não devo dar-lhe mais explicações.
  • C: Nada me convenceria a trair meus princípios.
  • D: O contrato dar-se-ia por força das novas demandas de trabalho.
  • E: Se apresentar-lhe os pêsames, faça-o discretamente.

No 2º quadrinho, há um problema gramatical. Esse problema é de ordem:
  • A: sintática, quanto à pontuação.
  • B: morfológica, quanto à flexão verbal.
  • C: sintática, quanto à regência.
  • D: coesiva.
  • E: morfológica, quanto à flexão nominal.

O recurso estilístico presente na fala de Mafalda, no 2º quadrinho, está corretamente apontado na opção:
  • A: comparação
  • B: metáfora
  • C: metonímia
  • D: hipérbole
  • E: gradação

A palavra “construída” é acentuada de acordo com determinada regra; a palavra que atende à mesma regra de acentuação está corretamente apontada na opção:
  • A: iídiche
  • B: biquíni
  • C: substituí-lo
  • D: ravióli
  • E: herói

Em relação à organização sintática do poema, na 2ª estrofe, os períodos apresentam-se como:
  • A: compostos por coordenação, principalmente.
  • B: simples, em sua maioria.
  • C: compostos por subordinação, principalmente.
  • D: compostos por coordenação e subordinação, igualmente.
  • E: compostos por coordenação, apenas.

Pode-se perceber ao longo do poema a recorrência do vocábulo “outra”; essa repetição, nesse poema Eu Vejo uma Gravura, contribui para criar uma imagem de
  • A: insulamento
  • B: organização
  • C: aversão
  • D: aglomerado
  • E: perfeccionismo

Dentre as diversas estratégias discursivas, pode-se destacar o uso de conectivos lógicos para estabelecer a coesão e a coerência do texto, promovendo, dentre outras funções, a progressão textual. Nos versos “Esta casa que eu vejo / não se casa / com o que chamamos / uma casa. / Pois as paredes são / Esburacadas / onde passam aranhas / e baratas.”, encontra-se um exemplo desse mecanismo de coesão com o uso de uma conjunção. Trata-se do vocábulo:
  • A: esta
  • B: que
  • C: uma
  • D: pois
  • E: onde

A linguagem do poema organiza-se de forma a chamar a atenção sobre si. Para esse fim, as figuras de linguagem cumprem um papel importante. Na 1ª estrofe, sobressai uma delas, que está corretamente indicada na opção:
  • A: metáfora
  • B: antítese
  • C: eufemismo
  • D: metonímia
  • E: elipse

Ao lado do aspecto lírico do poema, destacam-se características de uma determinada tipologia textual; tal tipologia está corretamente apontada na alternativa:
  • A: narrativa
  • B: descritiva
  • C: injuntiva
  • D: epistolar
  • E: expositiva

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