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Em relação à tipologia textual, tomando por base que o texto apresenta como foco ideias, classificando-se como dissertativo, qual outra tipologia presente no texto e predominante é empregada para comprovar as ideias defendidas?
  • A: Injuntiva.
  • B: Narrativa.
  • C: Descritiva.
  • D: Epistolar.

Em relação à leitura e às inferências do texto, analise as afirmativas a seguir:

I. A vinculação entre anatomia e mente consistiu num dos grandes achados de Darwin, que impulsionou os estudos da Psicologia e cujas teorias apontam para a compreensão contemporânea das reações emocionais humanas.

II. Apesar de se terem identificado áreas cerebrais responsáveis por algumas emoções, não é possível estabelecer um padrão universal, uma vez que há pessoas que não manifestam sentimentos como outras.

III. Não é possível afirmar que as estruturas neuronais tenham papéis preestabelecidos e únicos, mesmo em interação com um ou vários outros.

Assinale
  • A: se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B: se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C: se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D: se todas as afirmativas estiverem corretas.

Na linha 22, o pronome “essa” desempenha papel
  • A: anafórico.
  • B: catafórico.
  • C: dêitico.
  • D: exofórico.

Na época surgiam descobertas de que exatos locais cerebrais cuidavam de funções restritas como linguagem e visão. Por que não existiriam áreas que guardam raiva, medo e alegria? (L.17-20)
A pergunta guarda relação com a afirmativa anterior. Essa relação se estabelece na associação, da pergunta e da afirmativa, respectivamente, entre
  • A: sentimento e sentido.
  • B: sentido e sentimento.
  • C: restrição e amplidão.
  • D: amplidão e restrição.

São obras difusas de nossos cérebros e instáveis, nenhuma sensação é exatamente a mesma que acabou de acontecer. (L.97- 99)

A palavra que expressa a ideia contida no segmento sublinhado no período acima é
  • A: perenidade.
  • B: efemeridade.
  • C: inexorabilidade.
  • D: indelebilidade.

Primatas cujos sistemas límbicos – um conjunto de estruturas da base cerebral – haviam sido danificados, mudaram de animais ferozes para dóceis. (L.23-26)

O segmento sublinhado no período acima, em relação ao termo anteriormente indicado, estabelece uma relação de
  • A: explicitação.
  • B: enumeração.
  • C: especificação.
  • D: explicação.

Por que não existiriam áreas que guardam raiva, medo e alegria? (L.19-20)

No período acima, grafou-se corretamente uma das formas do PORQUÊ.

Assinale a alternativa em que isso não tenha acontecido.
  • A: Não haveria por que existir alguma diferença entre eles.
  • B: Não entendiam por que, após aquela etapa, ainda não tinham sido promovidos.
  • C: Por que os demais foram promovidos, todos também deveriam ser?
  • D: Ainda sem entendermos por quê, as mudanças se impuseram rapidamente.

Assinale a alternativa em que a palavra indicada tenha sido acentuada seguindo regra distinta da das demais.
  • A: órgão (L.62)
  • B: Vários (L.64)
  • C: atribuímos (L.80)
  • D: insustentável (L.87)

Charles Darwin, em 1872, defendeu: emoções são estados mentais que causam reações corpóreas estereotipadas. (L.1-3)

Assinale a alternativa em que se transpôs corretamente a fala de Darwin (discurso direto) para o discurso indireto, ou seja, “reportando” a fala dele.
  • A: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções eram estados mentais que causavam reações corpóreas estereotipadas.
  • B: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções seriam estados mentais que causariam reações corpóreas estereotipadas.
  • C: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções foram estados mentais que causaram reações corpóreas estereotipadas.
  • D: Charles Darwin, em 1872, defendeu que emoções são estados mentais que causam reações corpóreas estereotipadas.

S.M. é uma mulher que tem esse diagnóstico, ela possuiu dificuldades em experienciar medo em momentos normativos; por exemplo, ao assistir a filmes de terror. (L.47-50)

Assinale a alternativa em que a alteração do segmento sublinhado no período acima não tenha sido feita seguindo a norma culta. Não leve em conta as alterações de sentido.
  • A: ao almejar filmes de terror
  • B: ao lembrar de filmes de terror
  • C: ao aspirar a filmes de terror
  • D: ao referir-se a filmes de terror

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