Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 10 questões.
Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Em relação ao texto, é possível afirmar que é
  • A: uma reportagem que tem como objetivo informar sobre um estudo de cientistas norte-americanos a respeito da amizade entre os animais.e uma possível amizade entre animais de diferentes espécies, como o texugo e o coiote.
  • B: um artigo de opinião que objetiva convencer o leitor, a partir da análise de um vídeo, de que não só os seres humanos podem ser amigos, mas também os animais.
  • C: uma notícia que visa a informar sobre um vídeo que se espalhou rapidamente pela internet e que mostra a amizade, que parecia impossível, entre um coiote e um texugo.
  • D: um relatório científico que tem como intuito apresentar uma pesquisa feita sobre uma possível amizade entre animais de diferentes espécies, como o texugo e o coiote.

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Com base na análise das construções presentes no texto, pode-se concluir que
  • A: há, no primeiro parágrafo, o adjetivo “melhores”, que caracteriza o substantivo “história”.
  • B: há a supressão do substantivo “vídeo” no segundo período do segundo parágrafo.
  • C: há, no terceiro parágrafo, a substituição de “coiote e texugo” por “pequenos mamíferos”.
  • D: há o uso do pronome “lo”, que está se referindo a “texugo”, no quarto parágrafo.

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Sobre as palavras “amizade” e “cientistas”, assinale a alternativa correta.
  • A: São proparoxítonas, pois as sílabas tônicas não precisam ser acentuadas.
  • B: São oxítonas, pois possuem as últimas sílabas como tônicas.
  • C: São proparoxítonas, pois possuem as antepenúltimas sílabas tônicas.
  • D: São paroxítonas, pois possuem as penúltimas sílabas tônicas.

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Assinale a alternativa correta sobre a conjunção “como”, em destaque no primeiro parágrafo do texto.
  • A: Trata-se de uma conjunção comparativa que pode ser substituída por “assim como”.
  • B: Trata-se de uma conjunção conformativa que pode ser substituída por “contanto que”.
  • C: Trata-se de uma conjunção causal que pode ser substituída por “visto que”.
  • D: Trata-se de uma conjunção concessiva que pode ser substituída por “embora”.

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Assinale a alternativa que mostra possíveis sinônimos das palavras “viralizando” e “afabilidade”, presentes no segundo e no quinto parágrafo do texto.
  • A: “Fracassando” e “intolerância”.
  • B: “Bombando” e “gentileza”.
  • C: “Aprovando” e “difusão”.
  • D: “Virando” e “delicadeza”.

Para responder a questão, leia os quadrinhos a seguir.

Na tirinha de Alexandre Beck, há a presença de humor quando o
  • A: personagem Armandinho questiona seu pai a respeito do objeto que ele encontrou jogado na praia, confundindo-o com uma água-viva, e quando ele acha que há bebês sem fraldas pela praia.
  • B: personagem Armandinho acha estranho o fato de uma fralda água-viva de verdade estar jogada no meio da praia.
  • C: pai do personagem Armandinho pergunta, aparentando assustado, se o que o filho estava segurando era uma água-viva.
  • D: personagem percebe que confundiu uma fralda descartável com uma água-viva e acredita que algum bebê a perdeu na praia.

Para responder a questão, leia os quadrinhos a seguir.

Em relação ao verbo “descartaria”, assinale a alternativa correta.
  • A: Está conjugado no futuro do pretérito, indicando incerteza.
  • B: Está conjugado no pretérito imperfeito, indicando surpresa.
  • C: Está conjugado no pretérito perfeito, indicando algo já finalizado.
  • D: Está conjugado no futuro do presente, indicando algo que ocorrerá.

Para responder a questão, leia os quadrinhos a seguir.

Assinale a alternativa correta sobre uso da vírgula na fala do professor no primeiro quadrinho.
  • A: Isola o aposto explicativo.
  • B: Isola o vocativo.
  • C: Separa o sujeito do predicado.
  • D: Enumera os itens do texto.

Para responder a questão, leia os quadrinhos a seguir.

Com base na interpretação da tirinha, assinale a resposta incorreta.
  • A: A conjunção “mas”, presente no terceiro quadrinho, é uma conjunção adversativa.
  • B: A palavra “pedagógica" é uma proparoxítona, pois possui a antepenúltima sílaba tônica.
  • C: Há o uso do ponto de exclamação após a interjeição “ei” na fala do diretor da escola.
  • D: O termo “classe” está sendo usado no sentido figurado, pois se refere aos alunos, quando seu sentido literal é o ambiente escolar.

Para responder a questão, leia os quadrinhos a seguir.
                                                                
Os advérbios “cedo” e “mais”, presentes na tirinha, são classificados como:
  • A: de tempo e de adição.
  • B: de intensidade e de inclusão.
  • C: de tempo e de intensidade.
  • D: de ordem e de quantidade.

Exibindo de 1 até 10 de 10 questões.