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Leia um trecho do livro de memórias Balão cativo, de Pedro Nava, para responder às questões

Considere a frase.

Havia jardins com jasmim-do-cabo, magnólias e madressilvas ______quais se desprendia um aroma agradável e, _____ céu, semelhante _______copa de
uma árvore, podíamos colher estelas.

De acordo com a norma-padrão e com o sentido do texto, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:
  • A: aos ... para o ... à
  • B: aos ... do ... com a
  • C: nos ... para o ... com a
  • D: dos ... com o ... na
  • E: dos ... do ... à

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Assinale a alternativa que está em conformidade com a concordância verbal estabelecida pela norma-padrão da língua.
  • A: Enquanto o filme não começava, ouvia-se as batidas da campainha chamando os retardatários.
  • B: No tumulto do intervalo, despontava sons de conversa e de instrumentos.
  • C: Na primeira classe, existiam cadeiras tristonhas onde se acomodavam as pessoas esnobes.
  • D: O montante de quinhentos-réis era o que se cobravam para ver o filme na segunda classe.
  • E: Antes de voltar para casa, tios, amigos e o próprio autor saboreava um outro sorvete.

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No trecho do último parágrafo – A gente, se quisesse, podia segurar os galhos da treva... –, o verbo querer foi empregado no pretérito imperfeito do subjuntivo, expressando possibilidade.

O verbo destacado na alternativa está empregado corretamente e nas mesmas condições em:
  • A: Se os diques detessem a correnteza, a ponte teria resistido.
  • B: Se os engenheiros se ativessem às possíveis falhas, cancelariam o projeto.
  • C: Se as vigas sustessem a laje, poderíamos construir um sobrado.
  • D: Se os moradores se opossem à instalação da fábrica, preservariam o vilarejo.
  • E: Se os animais transpossem o rio, o percurso seria mais curto.

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Considere as frases.

• Amendoins, pipocas, sorvetes estavam à disposição nos intervalos, e o público prazerosamente degustava os amendoins, pipocas e sorvetes.

• A polícia era chamada para intervir, e a plateia entregava à polícia o malfeitor.

• Na volta para casa, o perfume vindo dos jardins preenchia a noite, e todos sentiam esse perfume.

De acordo com o emprego e a colocação dos pronomes estabelecidos pela norma-padrão, os trechos destacados podem ser substituídos por:
  • A: os degustava; entregava-lhe; lhe sentiam
  • B: os degustava; entregava-lhe; o sentiam
  • C: degustava-lhes; o entregava; o sentiam
  • D: degustava-os; o entregava; lhe sentiam
  • E: degustava-os; lhe entregava; o sentiam

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Nas frases reescritas a partir do texto, o sinal indicativo de crase está corretamente empregado em:
  • A: Em meio à damas e cavalheiros, os bolinas não temiam cometer ousadias.
  • B: Os meninos punham-se à correr pelos corredores durante o intervalo.
  • C: Quando identificado o bolina, os presentes procediam à expulsão do atrevido.
  • D: A parte musical, à critério do pianista, complementava as sessões no Velo.
  • E: O autor, tendendo à uma visão nostálgica, narra experiências que lhe foram marcantes.

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Assinale a afirmação correta a respeito das expressões destacadas nos trechos do texto.
  • A: e sentava-se espaçadamente em cadeiras tristonhas (1o parágrafo) / Sempre nos sentávamos com todo o cuidado (3o parágrafo): apresentam circunstância adverbial de modo.
  • B: as senhoras davam adeusinho (2o parágrafo) / O céu baixinho, baixinho. (último parágrafo): apresentam ideia relativa à dimensão dos elementos.
  • C: tratados pelas mais discretas a golpes de espetos de broche (4o parágrafo) / o canalha era corrido a murros e pontapés (4o parágrafo): apresentam circunstância adverbial de intensidade.
  • D: Todos se cumprimentavam (2o parágrafo) / As luzes se acendiam (4o parágrafo): os pronomes indicam reciprocidade.
  • E: a campainha batia sem parar chamando para entrar (2o parágrafo) / para enfim, moído e sangrando, cair nos braços da polícia (4o parágrafo): as preposições indicam privação.

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Assinale a alternativa que completa, preservando o sentido original do texto, o trecho a seguir.

Meu tio me instruía a ficar na fila de trás...
  • A: para que eu vigiasse os malcriados, embora costumassem incomodar as senhoras. Às vezes, gritava- -se bolina! bolina!, no entanto a plateia reagia enfurecida.
  • B: contanto que eu vigiasse os malcriados, uma vez que costumavam incomodar as senhoras. Às vezes, gritava-se bolina! bolina!, à medida que a plateia reagisse enfurecida.
  • C: de modo que eu vigiasse os malcriados, sem que costumassem incomodar as senhoras. Às vezes, gritava-se bolina! bolina!, portanto a plateia reagia enfurecida.
  • D: a menos que eu vigiasse os malcriados, pois costumavam incomodar as senhoras. Às vezes, gritava-se bolina! bolina!, salvo se a plateia reagisse enfurecida.
  • E: a fim de que eu vigiasse os malcriados, visto que costumavam incomodar as senhoras. Às vezes, gritava- se bolina! bolina!, e a plateia reagia enfurecida.

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Com relação à elaboração do texto, é correto afirmar que o autor
  • A: cria algumas imagens literárias servindo-se de comparações.
  • B: constrói frases cuja ausência de verbos inviabiliza a compreensão do sentido.
  • C: recorda os passeios ao cinema Velo em desacordo com a ordem cronológica dos fatos.
  • D: omite a que período de sua vida no Rio de Janeiro ele se remete.
  • E: utiliza predominantemente palavras arcaicas, em total desuso atualmente

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No trecho – Isto as discretas, porque as escandalosas davam o brado. – (4o parágrafo), o termo destacado
  • A: retoma ideia subentendida no texto, a saber: os gritos dados pelas mulheres que denunciavam os bolinas.
  • B: retifica ideia anteriormente exposta, a saber: a presença de bolinas que desrespeitavam as senhoras.
  • C: lança suposição sobre um acontecimento, a saber: a reação imediata da plateia para punir os bolinas.
  • D: refere-se à informação já mencionada no texto, a saber: a maneira como as discretas se defendiam dos bolinas.
  • E: antecipa um evento a ser narrado, a saber: o uso, pelas mulheres, de espetos, alfinetes e grampos para defesa pessoal.

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De acordo com o conteúdo do texto, é correto afirmar que o autor
  • A: gostava de assistir aos filmes no Velo, porém se irritava com a obrigação que lhe era imposta de vigiar as mulheres.
  • B: relembra as tardes no cinema da cidade e descreve o ambiente com pormenores e estritamente por meio de imagens visuais
  • C: se sentava com a família, de origem modesta, na área da segunda classe e preferia assistir comédias a dramas.
  • D: relata, empregando linguagem figurada, eventos que ocorreriam com certa regularidade em sua juventude.
  • E: recorda com ironia as sessões de cinema no Velo, local famoso à época por ser preferência dos bolinas.

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