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Metano pode ser a chave para detectar vida alienígena em um planeta distante

(Will Dunham. https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2022/03/metano-pode-ser-a-chave-para-detectar-vida-alienigena-em-um-planeta-distante.shtml. 31.mar.2022)

Mesmo que a bioquímica da vida alienígena seja radicalmente diferente da que existe na biosfera da Terra, a metanogênese é uma estratégia metabólica óbvia e fácil para qualquer vida baseada em carbono, dadas as fontes de energia provavelmente presentes em exoplanetas rochosos... (linhas 26 a 29)

É correto afirmar que, no período acima, há
  • A: seis artigos e seis preposições.
  • B: seis artigos e sete preposições.
  • C: sete artigos e sete preposições.
  • D: sete artigos e oito preposições.
  • E: oito artigos e oito preposições.

Atenção: Considere o poema de Fernando Pessoa para responder à questão.

Às vezes, em sonho triste

Nos meus desejos existe

Longinquamente um país

Onde ser feliz consiste

Apenas em ser feliz.



Vive-se como se nasce

Sem o querer nem saber.

Nessa ilusão de viver

O tempo morre e renasce

Sem que o sintamos correr.



O sentir e o desejar

São banidos dessa terra.

O amor não é amor

Nesse país por onde erra

Meu longínquo divagar.



Nem se sonha nem se vive:

É uma infância sem fim.

Parece que se revive

Tão suave é viver assim

Nesse impossível jardim.

(PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1997)

Retoma um termo mencionado anteriormente no poema a palavra sublinhada no seguinte verso:
  • A: O sentir e o desejar (3ª estrofe).
  • B: O tempo morre e renasce (2ª estrofe).
  • C: Sem que o sintamos correr (2ª estrofe).
  • D: O sentir e o desejar (3ª estrofe).
  • E: O amor não é amor (3ª estrofe).

O texto a seguir refere-se a questão.


QUESTIONANDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO

Marcus Eduardo de Oliveira

Para o fim último de uma sociedade que se pauta na busca da felicidade, via aquisição material, o crescimento econômico se apresenta como o caminho mais viável para isso, visto que potencializa o ciclo de acumulação do capital (produção, consumo, mais produção para mais consumo), consubstanciando-se na máxima tão proferida pelos neoclássicos de que a riqueza de um país aumenta à medida que o Produto Interno Bruto (PIB) se expande.

Assim, o consumo que, nas palavras de F. Hirsch (1931-1978), “representa o verdadeiro sujeito e objeto do crescimento econômico”, ampara tal “necessidade” de crescimento. Essa “necessidade”, por sua vez, é justificada pelo encontro do crescimento demográfico com o progresso econômico, posto esse último cada vez mais a serviço do aumento da produção material.

Pautado no interesse de fazer com que a sociedade alcance melhorias substanciais no padrão de vida das pessoas, o crescimento econômico, por ser uma espécie de “marca” que simboliza esse “progresso”, tornou-se obsessão maior das políticas governamentais pós Revolução Industrial, e, enquanto a economia mundial (atividade produtiva global) “coube” dentro do meio ambiente, tal obsessão jamais foi questionada.

A insatisfação quanto a isso, apenas para os que estão do lado de fora da economia convencional, dita, neoclássica, portanto, para aqueles que não comungam às ideias da cartilha do modelo ora vigente, passou a ser gritante após os anos 1960, quando os sinais de estresse ambiental começaram a ser notados em diversas frentes, em paralelo ao fato da abundância material ter alcançado, a partir desse período, maior proeminência, afinal a economia global estava desfrutando as benesses da chamada “Era de Ouro” do capitalismo que somente iria terminar com a chegada do primeiro choque do petróleo, em 1973.

A partir disso, a questão principal que se realça é que, à medida que o crescimento acontece, deteriora-se o meio ambiente, sem ao menos ter essas implicações ecológicas dimensionadas adequadamente na própria conta do crescimento econômico.

Desse modo, questionar o crescimento, para dizer o mínimo, torna-se mais que razoável, além de permitir o questionamento do próprio sistema que lhe dá amparo, uma vez que seus defensores contextualizam que sem crescimento não há condições possíveis de sobrevivência para o sistema ora dominante. [...]

(Adaptado de: Revista Cidadania & Meio Ambiente. Disponível em:
https://www.ecodebate.com.br/wp-content/uploads/2016/05/rcman58.pdf)

Considerando o item destacado em “[...] com a chegada do primeiro choque do petróleo [...]”, assinale a alternativa correta.
  • A: Trata-se de um numeral cardinal.
  • B: Pertence à classe morfológica dos artigos quantificadores.
  • C: É a marca linguística que permite o seguinte pressuposto: houve mais que um choque do petróleo.
  • D: É a marca linguística que permite a seguinte conclusão: houve muitos choques do petróleo.
  • E: É a marca linguística que permite ao leitor identificar a ironia no excerto.

Em relação ao excerto “[...] para as pessoas comuns apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado.”, assinale a alternativa correta.
  • A: A expressão “as condições” é um sujeito simples que pratica a ação de “deixar”.
  • B: A expressão “em um” não poderia ser substituída por “num”, pois isso causaria um prejuízo sintático ao excerto.
  • C: O termo “comuns” apresenta um sentido pejorativo.
  • D: A preposição “a” poderia ser substituída por “para” ou “por”, sem que isso modificasse o sentido do excerto.
  • E: No excerto, “desencantado” tem significado equivalente a “que se desencantou”.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto segundo a norma-padrão de regência e de emprego do artigo.

Uma história pode ser contada ____ alguém que não necessariamente a testemunhou, e o sucesso que alcançará dependerá _____ quanto o autor conseguiu se envolver _____ que lhe foi relatado.
  • A: pelo … a … no
  • B: por … do … com o
  • C: a … em … de
  • D: ao … a … o
  • E: com … de … pelo

Os artigos definidos indicam uma realidade conhecida; a frase abaixo em que o artigo sublinhado acompanha uma realidade que é do conhecimento do leitor ou ouvinte, não por seu conhecimento de mundo, mas por ter sido mencionando antes, é:
  • A: Alguns indígenas aproximaram-se da canoa, mas a um pedido do comandante, os índios se afastaram;
  • B: O carro entrou no estacionamento do prédio com os faróis acesos;
  • C: O dicionário tinha as páginas amareladas por ser antigo;
  • D: Quando os piratas esconderam o imenso tesouro na ilha, não esperavam que a riqueza fosse atrair a atenção de outros navegantes;
  • E: Um baralho é um objeto interessante e as figuras nele inseridas mostram valor histórico.

Observe o início de uma descrição, em que alguns artigos estão destacados.

Um casal dirigia-se a um restaurante do centro da cidade para comemorar 20 anos de casados; o restaurante estava repleto, mas havia ainda algumas mesas disponíveis; logo que se sentaram numa delas, um garçom aproximou-se e entregou-lhes o cardápio”.

Sobre um desses artigos, assinale a afirmativa correta.
  • A: “Um casal” mostra o artigo indefinido para indicar nenhuma importância narrativa.
  • B: o termo “o restaurante” mostra o artigo definido por já haver sido citado anteriormente.
  • C: o elemento “um restaurante” mostra o artigo indefinido para mostrar que se trata de um restaurante qualquer, sem sofisticação.
  • D: “um garçom” mostra um emprego inadequado do artigo indefinido.
  • E: “o cardápio” traz um artigo definido por ser um elemento inesperado na situação narrada.

Assinale a frase em que é optativo o emprego do artigo sublinhado.
  • A: Engenheiros são as únicas pessoas que não podem ignorar a Matemática.
  • B: Uma coisa urgente a fazer é prender todos os corruptos.
  • C: Nunca diga mentiras para os seus pais.
  • D: O Brasil é o maior país da América do Sul.
  • E: É necessário acabar com a inflação neste país.

“O que ele descreve no livro é uma descrença do cidadão comum no conhecimento técnico e científico e, mais do que isso, um certo orgulho da própria ignorância sobre vários temas complexos [...].” 5º§

As palavras sublinhadas nessa frase apresentam o sentido de:
  • A: quantificação
  • B: indefinição
  • C: qualificação
  • D: definição
  • E: combinação

Em relação ao conteúdo programático, mais especificamente ao tópico “Emprego das classes de palavras”, analise os conceitos abaixo e os relacione respectivamente com as suas denominações.

______ é uma classe de palavras, a qual, geralmente, vem acompanhada de outras palavras, as quais a determinam. Daí dizermos que ela frequentemente se encontra acompanhado de determinantes.
______ é a classe de palavra variável que interfere na extensão semântica de outra classe de palavras. Pode-se afirmar que ela serve para destacar de uma classe um ou mais indivíduos.
______ é a palavra variável que, acompanhando ou substituindo uma outra classe de palavras, transmite uma noção de quantidade ou de ordem
numérica.
______ pode ser flexionado em modo, tempo, número e pessoa, isto é, a palavra variável que apresenta o maior número de flexões na língua portuguesa.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A: substantivo / artigo / numeral / verbo.
  • B: verbo / artigo / numeral / substantivo.
  • C: substantivo / numeral / artigo / verbo.
  • D: verbo / substantivo / numeral / artigo

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