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Em todas as frases a seguir foi usada a conjunção “porque”; as opções a seguir apresentam formas adequadas de reescrever essas frases, retirando-se essa conjunção, com a manutenção do sentido original, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A: O invejoso é tirano e verdugo de si próprio: ele sofre porque os outros gozam / Por causa do gozo dos outros, o invejoso sofre e é tirano e verdugo de si próprio.
  • B: Muitos homens são louvados porque são mal conhecidos / Pelo mau conhecimento que se tem de alguns homens, eles são louvados.
  • C: Arguimos a vaidade alheia porque ofende a nossa própria / Por ofensa à nossa própria vaidade, arguimos a vaidade alheia.
  • D: A mocidade é temerária; presume muito porque sabe pouco / Pela pouca sabedoria, a mocidade é temerária e presume muito.
  • E: As nações não envelhecem como as pessoas, porque todos os dias se renovam pelos nascimentos / Pela renovação diária por meio dos nascimentos, as nações, como as pessoas, não envelhecem.

A oração “Acreditou que venceria facilmente o inimigo” poderia ser reescrita do seguinte modo: “Acreditou em fácil vitória contra o inimigo”.

Seguindo esse modelo, assinale a frase que realiza a mesma modificação de forma adequada.
  • A: O problema necessita ser resolvido urgentemente / o problema precisa de dissolução urgente.
  • B: Essa questão merece ser examinada detidamente / essa questão merece um exame detalhado.
  • C: O Museu será reinaugurado proximamente / o museu terá uma reinauguração próxima.
  • D: Vamos dividir os doces equitativamente / vamos dividir os doces de forma idêntica.
  • E: O deputado declarou repentinamente que sairia do partido / o deputado fez uma declaração repetida de que sairia do partido.

Em todas as frases abaixo substituímos por um particípio o segmento sublinhado.

Assinale a frase em que essa substituição foi feita de forma inadequada.
  • A: Um edifício que está sobre quatro colunas / erigido.
  • B: Os carros que estão em fila dupla / estacionados.
  • C: O território que está entre Rio e São Paulo / localizado, situado.
  • D: Os presos que estão nessa cela / inseridos.
  • E: Uma esmeralda que está nesse anel / encrustada.

Em todas as frases abaixo está presente o verbo “ver”.

A substituição desse verbo por outro, adequada ao contexto, é:
  • A: Ficamos paralisados, vendo a paisagem maravilhosa / contemplando.
  • B: É difícil ver a diferença de cores neste quadro / apreciar.
  • C: O diretor verá hoje os requerimentos dos alunos / notará.
  • D: Os médicos veem muitos pacientes por dia / percebem.
  • E: Não conseguiram ver a grandeza das ações / destacar.

Assinale a frase abaixo cujo vocábulo sublinhado não apresenta uma impropriedade léxica (vocábulo mal-empregado no contexto da frase).
  • A: Recebeu um elogio pelo ato heroico que cometeu.
  • B: O carro deslizou na pista graças à chuva da noite anterior.
  • C: Eu garanto que não fui eu o autor do crime.
  • D: Os passageiros fizeram um esforço sobre-humano para escapar.
  • E: O paciente chegou ao hospital gozando de má saúde.

Nas frases abaixo, os adjetivos sublinhados estão relacionados à ideia de “movimento”.

Assinale a opção na qual o adjetivo foi selecionado adequadamente para o contexto da frase.
  • A: Assim que a orquestra iniciou a valsa, os formandos começaram a dançar com movimentos frenéticos.
  • B: Os soldados, perfeitamente perfilados, exibiam uma marcha ritmada.
  • C: O passante sofreu um ataque e caiu ao chão com movimentos oscilantes.
  • D: O pêndulo do relógio mostrava um movimento giratório.O pêndulo do relógio mostrava um movimento giratório.
  • E: O mar se chocava contra as rochas com força convulsiva.

Assinale a frase em que há problema
de norma culta em função da confusão entre “todo-a” / “todo o - toda a”.
  • A: Toda alegria é uma vitória, e uma vitória é uma vitória, por menor que seja.
  • B: Quem não sabe chorar de todo o coração também não sabe rir.
  • C: Ele chorou todo o dia após receber a notícia trágica.
  • D: Todo trabalho ficou manchado do vinho derramado.
  • E: Toda tristeza deve ser afastada de nossa vida.

Assinale a frase em que houve emprego correto do pronome LHE.
  • A: “Se você de fato leva a sério a preparação de seu filho para o futuro, não lhe ensine a subtrair – ensine a deduzir”.
  • B: “Os que são incapazes de recordar o passado são condenados a repetir-lhe”.“Os que são incapazes de recordar o passado são condenados a repetir-lhe”.
  • C: “Se você conta os anos, o tempo parecer-lhe-á breve”.
  • D: “Lembre-se – quando você achar que tudo está perdido, o futuro ainda lhe aguardará”.
  • E: “A história é um cavalo que galopa atravessando a janela, e você deve decidir se saltará para montar-lhe ou não”.

Em todas as frases abaixo ocorre a presença do adjetivo “bom” / “boa” com diferentes sentidos.



Assinale a frase em que há a indicação de um sinônimo inadequado para esse adjetivo.
  • A: Uma boa risada é um raio de sol na casa / barulhenta.
  • B: É um prazer navegar com bom tempo / estável.
  • C: Aquele apartamento está sendo vendido por bom preço / barato.
  • D: Acho que esse vestido está bom nela / bem ajustado.
  • E: Aquele aluno tem uma boa letra / legível.

O diminutivo em língua portuguesa mostra valores variados.

Assinale a frase abaixo em que o diminutivo tem valor afetivo.
  • A: Nesse frio, bom mesmo é um cobertorzinho amigo.
  • B: O governo deseja que a inflação vá embora depressinha.
  • C: O deputado mostrava em seu pulso um reloginho barato.
  • D: Na Europa ocorre agora uma guerrinha suja.
  • E: A mobília da boneca tinha apenas duas cadeirinhas.

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