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Observe o texto a seguir.

À Beça



Gumercindo Bessa (1859-1913), jornalista e jurista alagoano, foi adversário de Rui Barbosa na Questão Acreana, em que o Estado do Amazonas pretendia incorporar o Território do Acre. Bessa venceu a questão em favor do Acre, apresentando argumentos irrefutáveis e numa quantidade impressionante.

Posterriormente, mas não muito, Rodrigues Alves (Presidente do Brasil de 1902 a 1906) diria a um cidadão que lhe apresentava um pedido com justificativas infindáveis: "O senhor tem argumentos à Bessa". A partir dai, popularizou-se a expressão à beça com o sentido de uma grande quantidade ou intensidade.

Por que os dois esses viraram cê-cedilha? Ninguém sabe.

(Reinaldo Pimenta, A Casa da Mãe Joana 2)

A ideia central do texto é a de
  • A: explicar a origem histórica de uma expressão popular.
  • B: justificar a duplicidade de grafia de uma expressão.
  • C: indicar o sentido preciso da expressão à beça.
  • D: mostrar como as palavras se constroem socialmente.
  • E: documentar um erro ortográfico.

Assinale a frase em que o segmento sublinhado foi substituído de forma conveniente por um particípio.
  • A: Qualquer pessoa que não tem senso de humor está à mercê de todos / desprovida de.
  • B: Os empresários que não têm dinheiro, recorrem aos empréstimos bancários / encarecidos de.
  • C: Os empregados que não têm iniciativa não recebem promoções / inativas.
  • D: Os clientes que não têm possibilidades de locomação, sobem pelas escadas rolantes / impossíveis.
  • E: Aquele que não tem motivo para pedir ajuda, deve ficar quieto / desmotivado.

Assinale a frase em que utilização do acento grave indicativo da crase é realizada de forma errada.
  • A: Seis horas de sono, seis horas no estudo das leis, quatro passadas em oração, as restantes dedicadas à natureza.
  • B: As datas, só elas dão verdadeira consistência à vida e à sorte.
  • C: O futuro é algo que todos nós atingimos à velocidade de sessenta minutos por hora.
  • D: À medida que tenho menos tempo para praticar as coisas, menos curiosidade tenho por aprendê-las.
  • E: O futuro não pertence à ninguém. Não há precursores, apenas há atrasados.

Em todas as frases abaixo aparece a conjunção e sublinhada.
Assinale a frase em que ela é empregada cm valor adversativo.
  • A: Vida: um espaço de tempo cujo primeira metade é arruinada por nossos pais e a segunda metade, por nossos filhos.
  • B: Uma casa é feita de tijolo e pedra. Um lar é feito apenas de amor.
  • C: Esculpir: eu escolho um bloco de mármore e retiro tudo que não preciso.
  • D: Arte é fazer alguma coisa do nada e vendê-la.
  • E: Nada tenho a dizer e estou dizendo-o. Tal é a poesia.

A maioria das palavras mostra vários significados (políssemia), o que também ocorre com as preposições.
Indique a frase em que a preposição PARA tem seu significado corretamente indicado.
  • A: Meu sonho é ir para a Europa / finalidade.
  • B: Saiu para comprar roupas de frio / direção.
  • C: Estava para sair quando chegaram as visitas / proximidade.
  • D: O ônibus era para cinquenta passageiros / interesse.
  • E: Para os pássaros, o canto faz parte da vida / destinação.

Observe o trecho seguinte: "A compra dessas livros, mesmo que estejamos num país sem inflação exagerada, nos ensina a valorizar nosso dinheiro, só o empregando em necessidades reais."



A locução sublinhada poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido, por
  • A: visto que.
  • B: além do que.
  • C: desde que.
  • D: ainda que.
  • E: mais do que.

Assinale a frase em que o vocábulo sublinhado pertence à classe dos adjetivos.
  • A: Os velhos amigos estão sempre conosco.
  • B: Aconselhe seu amigo quando for necessário.
  • C: Devemos sempre homenagear um amigo.
  • D: Em nossa família, um é amigo do outro.
  • E: Nenhuma pessoa possui muitos amigos.

Assinale a frase em que é optativo o emprego do artigo sublinhado.
  • A: Engenheiros são as únicas pessoas que não podem ignorar a Matemática.
  • B: Uma coisa urgente a fazer é prender todos os corruptos.
  • C: Nunca diga mentiras para os seus pais.
  • D: O Brasil é o maior país da América do Sul.
  • E: É necessário acabar com a inflação neste país.

Assinale a frase em que houve troca indevida entre se não / senão.
  • A: O único senão da prova era a presença de textos muito longos.
  • B: Só ocorrerá a prova de ciclismo se não chover.
  • C: Fará a prova senão ficará arrependido.
  • D: Comprará um carro novo se não tiver problemas econômicos.
  • E: Ninguém, se não ela, para fazer esse trabalho.

Assinale a frase em que os termos sublinhados não mostram, em caso de troca de posição dos termos, mudança de significado.
  • A: Marinheiro valente.
  • B: Bom homem.
  • C: Grande sujeito.
  • D: Pobre professor.
  • E: Simples funcionário.

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