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Texto CB2A2


No caso de uma criança com menos de dez anos — entenda-se aqui o nível de maturidade, e não a idade —, o professor deve preocupar-se principalmente para que ela não seja importunada no seu brincar e nas suas experiências. Ensiná-la não faz sentido, pois, nessa idade narcisista, ela responde a cada interferência fugindo da realização da atividade. Nessa idade, desenhar e pintar são os seus principais meios de expressão.

A partir dos 10 anos, a criança começa a ficar insatisfeita com seus modos de expressão; o ambiente mais amplo ganha sentido para ela — não mais como aquele que existia em sua fantasia, mas como é na realidade —, e só então pode ser instaurado o “ensino da forma”, que não deve, porém, encobrir a sua espontaneidade expressiva. As técnicas de desenho e pintura devem ser apresentadas à criança conforme suas necessidades. Tamanhos, relações entre tamanhos (proporção), ritmo, claro, escuro, escultura, espaço, cor e o valor de expressão do exagero, da sutileza e da composição. Os elementos com os quais a criança opera são por natureza os mesmos da “grande arte” e levam a criança, por si mesma, a ter consciência deles, abrindo o caminho da “grande arte” para ela.


Friederike Brandeis. O desenhar das crianças.
In: Cadernos CEDES, v. 42, n.º 116, 2022, p. 122 (com adaptações).

Assinale a opção em que a proposta de reescrita para o segmento “só então pode ser instaurado o ‘ensino da forma’, que não deve, porém, encobrir a sua espontaneidade expressiva” (segundo parágrafo) preserva a correção gramatical e a coerência das ideias do texto CB2A2.
  • A: apenas assim é possível introduzir o “ensino da forma”, sem, contudo, impedir a espontaneidade expressiva da forma
  • B: é somente esse o momento em que pode-se introduzir o “ensino da forma”, mas que não deve ocultar a espontaneidade expressiva da criança
  • C: apenas neste momento pode-se introduzir o “ensino da forma”, sem, portanto, ocultar a espontaneidade de expressão da forma
  • D: apenas nesta hora é possível introduzir o “ensino da forma”, sem, não obstante, ocultar a espontaneidade de expressão da forma
  • E: somente nessa fase é que se pode introduzir o “ensino da forma”, que, entretanto, não deve impedir a espontaneidade de expressão da criança

Entulho eletrônico: risco iminente para a saúde e o ambiente

1 Os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (lixo eletroeletrônico) são, por definição, produtos que têm componentes elétricos e eletrônicos e que, por razões de obsolescência (perspectiva ou programada) e impossibilidade de conserto, são descartados pelos consumidores. Os exemplos mais comuns são televisores e equipamentos de informática e telefonia, mas a lista inclui eletrodomésticos, equipamentos médicos, brinquedos, sistemas de alarme, automação e controle.

2 Obsolescência programada é a decisão intencional de fabricar um produto que se torne obsoleto ou não funcional após certo tempo, para forçar o consumidor a comprar uma nova geração desse produto. Já a obsolescência perspectiva é uma forma de reduzir a vida útil de produtos ainda funcionais. Nesse caso, são lançadas novas gerações com aparência inovadora e pequenas mudanças funcionais, dando à geração em uso aspecto de ultrapassada, o que induz o consumidor à troca.

3 O lixo eletroeletrônico é mais um desafio que se soma aos problemas ambientais da atualidade. O consumidor raramente reflete sobre as consequências do consumo crescente desses produtos, preocupando-se em satisfazer suas necessidades. Afinal, eletroeletrônicos são tidos como sinônimos de melhor qualidade de vida, e a explosão da indústria da informação é uma força motriz da sociedade, oferecendo ferramentas para rápidos avanços na economia e no desenvolvimento social. O mundo globalizado impõe uma constante busca de informações em tempo real, e a sua interação com novas tecnologias traz maiores oportunidades e benefícios, segundo estudo da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso exerce um fascínio irresistível para os jovens.

4 Dois aspectos justificam a inclusão dos eletroeletrônicos entre as preocupações da ONU: as vendas crescentes, em especial nos mercados emergentes (inclusive o Brasil), e a presença de metais e substâncias tóxicas em muitos componentes, trazendo risco à saúde e ao meio ambiente. Segundo a ONU, são gerados hoje 150 milhões de toneladas de lixo eletroeletrônico por ano, e esse tipo de resíduo cresce a uma velocidade três a cinco vezes maior que a do lixo urbano.

AFONSO, J. C. Revista Ciência Hoje, n. 314, maio 2014. São Paulo: SBPC. Disponível em: https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/ch/ch_314.pdf. Adaptado.

O acento grave indicativo de crase está empregado de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa na palavra destacada em:
  • A: A falta de incentivo direto a setores destinados à reciclar o lixo é um entrave para solucionar o problema urbano.
  • B: A indústria brasileira de informática cresce à uma taxa de 20% a 25% ao ano, superior ao que acontece em média no mundo todo.
  • C: As empresas fabricantes de eletrodomésticos precisam se adequar à regras mais justas em relação ao mercado consumidor.
  • D: O efeito dos fatores climáticos sobre o lixo eletrônico leva à liberação de componentes tóxicos nas águas, na atmosfera e no solo.
  • E: Os países desenvolvidos multam os fabricantes por produtos que têm vida útil reduzida, o que os torna temerosos à leis mais severas.

Em todas as opções abaixo há uma frase, da qual foi retirada uma informação implícita (uma inferência).

Assinale a opção em que a inferência apontada está adequada à frase.
  • A: Quando se é velho, é preciso ser mais ativo do que quando jovem / os velhos trabalham mais que os jovens, por isso precisam de energia.
  • B: Uma criança mimada nunca ama sua mãe / é indispensável saber educar os filhos.
  • C: Nunca faças hoje o que podes deixar para amanhã / a pressa é amiga da perfeição.
  • D: Em toda iniciativa, pensa bem aonde queres chegar / em toda atividade, a disciplina financeira é indispensável.
  • E: Morrer gloriosamente é melhor do que salvar-se / a disciplina militar ajuda bastante na trajetória da vida.

Observe o texto a seguir.
“Dvorak aproximou-se da entrada da caverna e procurou observar o seu interior. Havia alguns restos de fogueiras e ossos de animais espalhados. Nas paredes, alguns desenhos ininteligíveis, em cores pálidas. O teto mostrava alguns buracos por onde penetrava a luz do sol. Dvorak aprofundou-se na gruta e notou que ela era muito mais funda do que aparentava. Certamente o grupo que conduzia poderia proteger-se ali, já que havia uma só entrada e algumas saídas poderiam ser arranjadas”.

Sobre os diferentes gêneros textuais presentes nesse segmento, é correto afirmar que
  • A: os segmentos do texto mostram estruturação narrativa, com sua básica evolução cronológica.
  • B: o texto é integralmente descritivo, tendo por objeto os aspectos visuais do interior da caverna.
  • C: o texto, após um início narrativo, desvia para a estruturação descritiva, terminando com uma reflexão do personagem.
  • D: o texto, de caráter dissertativo-expositivo, tenta mostrar as dificuldades de encontrar-se um lugar seguro para morar, na época pré-histórica.
  • E: o segmento final do texto mostra que sua finalidade é argumentativa.

Assinale a opção que exemplifica um gênero textual diferente dos demais.
  • A: A ciência comete suicídio quando adota um credo.
  • B: Não é possível que exista uma moral científica; mas também não é possível que haja uma ciência imoral.
  • C: Conhecer é um ato. A ciência pertence, portanto, ao âmbito da moral.
  • D: Não devemos acreditar em tudo que nos contam.
  • E: Não há nenhum mal no átomo, apenas na alma dos homens.

Há frases interrogativas que são na verdade afirmações, pois a resposta já está contida implicitamente na pergunta, como no seguinte caso:
  • A: Onde você acha que eu moro?
  • B: Pode-me mostrar tua carteira, por favor?
  • C: Gostaria de comer sobremesa?
  • D: Quem pode dizer que dessa água eu não beberei?
  • E: Onde está o meu celular?

Assinale a frase em que a preposição para tem valor semântico diferente do das demais frases.
  • A: Eu gosto do trabalho. Ele me fascina. Posso sentar e olhar para ele por horas.
  • B: Os turistas caminharam para a catedral da cidade, famosa por suas pinturas.
  • C: Para o ministro, a luta contra as injustiças sociais deve ser o principal do programa presidencial.
  • D: A solução para resolver os problemas da pesquisa era ir para a biblioteca.
  • E: Um casal deve caminhar sempre para a mesma meta.

Observe o início de uma descrição, em que alguns artigos estão destacados.

Um casal dirigia-se a um restaurante do centro da cidade para comemorar 20 anos de casados; o restaurante estava repleto, mas havia ainda algumas mesas disponíveis; logo que se sentaram numa delas, um garçom aproximou-se e entregou-lhes o cardápio”.

Sobre um desses artigos, assinale a afirmativa correta.
  • A: “Um casal” mostra o artigo indefinido para indicar nenhuma importância narrativa.
  • B: o termo “o restaurante” mostra o artigo definido por já haver sido citado anteriormente.
  • C: o elemento “um restaurante” mostra o artigo indefinido para mostrar que se trata de um restaurante qualquer, sem sofisticação.
  • D: “um garçom” mostra um emprego inadequado do artigo indefinido.
  • E: “o cardápio” traz um artigo definido por ser um elemento inesperado na situação narrada.

Assinale a frase que é expressa sem qualquer redundância, ou seja, emprego desnecessário de palavras.
  • A: Existe um só sucesso: ser capaz de viver a sua vida do seu próprio jeito.
  • B: A loja fora montada com esforço e sua primeira inauguração se daria brevemente.
  • C: Entre todas as nações foram os gregos aqueles que de forma mais bela sonharam o sonho da vida.
  • D: Quem é tão firme de caráter que não pode ser seduzido?
  • E: Os caçadores, em função do perigo, tinham conseguido um abrigo protegido contra as feras.

Assinale a frase cujo tema é a própria linguagem.
  • A: Uma casa é feita de tijolo e pedra. Um lar é feito apenas de amor.
  • B: O destino normal das novas verdades é começar como heresias e terminar como superstições.
  • C: Se um homem não descobriu nada pelo que morreria, não está pronto para viver.
  • D: Tantas cabeças, quantas sentenças: cada um tem o seu modo de ver.
  • E: O medo segue o crime e é seu castigo.

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