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Leia o texto a seguir.

“O Rio de Janeiro, de hoje, cidade abastecida de todos os gêneros alimentícios, teve, na sua origem, o peixe como principal elemento de abastecimento, devido à sua própria situação geográfica. O único local que abastecia a cidade estava situado nas imediações do Mercado Velho, onde além do peixe, eram vendidos frutas, sal, mariscos, farinha e diversos outros alimentos. Posteriormente, com o aparecimento do primeiro empório comercial da cidade, na Rua da Quitanda, que deve seu nome a esse fato, o abastecimento da cidade passou a ter novas fontes”.

Assinale o segmento desse texto exemplifica a função metalinguística da linguagem.
  • A: O Rio de Janeiro, de hoje, cidade abastecida de todos os gêneros alimentícios, teve, na sua origem, o peixe como principal elemento de abastecimento.
  • B: O único local que abastecia a cidade estava situado nas imediações do Mercado Velho...
  • C: ...onde além do peixe, eram vendidos frutas, sal, mariscos, farinha e diversos outros alimentos.
  • D: Posteriormente, com o aparecimento do primeiro empório comercial da cidade...
  • E: ...na Rua da Quitanda, que deve seu nome a esse fato, o abastecimento da cidade passou a ter novas fontes.

Observe o texto a seguir, retirado de um dicionário de curiosidades sobre o Rio de Janeiro:

“ABI – Fundada em 07/04/1908 pelo catarinense Gustavo Lacerda, a Associação Brasileira de Imprensa, órgão que congrega os jornalistas brasileiros, teve Herbert Moses como seu presidente durante 50 anos. É a maior expressão do jornalismo brasileiro, constituindo assim, um fato raro de ser igualado no mundo”.
No início desse texto aparece uma sigla: ABI. A seguir, aparece a transcrição da sigla por extenso: Associação Brasileira de Imprensa.

Isso normalmente se explica pelo fato de
  • A: a sigla não ser amplamente conhecida, segundo a consideração do autor do texto.
  • B: a formação da sigla contrariar a organização geral das siglas.
  • C: a forma abreviada passar a exercer a função sintática de sujeito da oração em que se insere.
  • D: a forma gráfica por extenso mostrar uma carga de valorização que a sigla não possui.
  • E: a sigla, no momento de produção do texto, ainda não ter sido criada.

Observe com atenção o texto 1 e a forma de melhorá-lo, no texto 2:

Texto 1 – Tradicionalmente, a comarca se dedicava à agricultura. Ao ser durante séculos terra de passagem, os cultivos não ocupavam mais que uma reduzida parte da superfície cultivável.
Texto 2 – A comarca se dedicava tradicionalmente à agricultura, ainda que, ao ser terra de passagem durante séculos, os cultivos não ocupassem mais que uma reduzida parte da superfície cultivável.

Pelas modificações propostas no texto 2, vê-se que o principal problema do texto 1 é
  • A: a falta de coerência entre os dois segmentos do texto.
  • B: a pontuação inadequada nos dois segmentos textuais.
  • C: a possível ambiguidade do advérbio “tradicionalmente”.
  • D: a ausência de conexão lógica entre os períodos.
  • E: o posicionamento invertido dos segmentos.

Assinale a frase em que não ocorreu um processo qualquer para evitar-se a repetição de palavras idênticas.
  • A: O Diabo cita as escrituras quando isso lhe convém.
  • B: Ninguém promete tanto quanto aquele que não pretende cumprir.
  • C: Nas coisas grandes, os homens se mostram como lhes convém; nas pequenas, como são.
  • D: Exibição exterior é um pobre substituto para valor interior.
  • E: Cada homem possui três personalidades: a que exibe, a que tem e a que pensa que tem.

Observe a seguinte frase:

“Bernardo é muito pobre vive sozinho sendo um adolescente seu tio que era marinheiro o levou para ser grumete num pequeno navio”.

Se pontuarmos de forma adequada esse pensamento, a forma correta será:
  • A: Bernardo é muito pobre; vive sozinho; sendo um adolescente seu tio, que era marinheiro, o levou para ser grumete num pequeno navio.
  • B: Bernardo é muito pobre, vive sozinho, sendo um adolescente, seu tio, que era marinheiro, o levou para ser grumete num pequeno navio.
  • C: Bernardo é muito pobre, vive sozinho; sendo um adolescente seu tio que era marinheiro o levou para ser grumete num pequeno navio.
  • D: Bernardo, é muito pobre, vive sozinho, sendo um adolescente seu tio que era marinheiro o levou para ser grumete num pequeno navio.
  • E: Bernardo é muito pobre, vive sozinho; sendo um adolescente, seu tio, que era marinheiro, o levou para ser grumete num pequeno navio.

Ao descrever um livro foram empregados os cinco adjetivos listados nas opções a seguir; assinale a opção em que o adjetivo mostra caráter opinativo.
  • A: livro grosso.
  • B: livro importado.
  • C: livro interessante.
  • D: livro antigo.
  • E: livro científico.

Observe o texto a seguir, retirado de um dicionário de curiosidades sobre o Rio de Janeiro:

“O Rio de Janeiro, de hoje, cidade abastecida de todos os gêneros alimentícios, teve, na sua origem, o peixe como principal elemento de abastecimento, devido à sua própria situação geográfica. O único local que abastecia a cidade estava situado nas imediações do Mercado Velho, onde além do peixe, eram vendidos frutas, sal, mariscos, farinha e diversos outros alimentos. Posteriormente, com o aparecimento do primeiro empório comercial da cidade, na Rua da Quitanda, que deve seu nome a esse fato, o abastecimento da cidade passou a ter novas fontes”.

Um dos processos de coesão entre termos textuais é a substituição de um termo anterior equivalente a um hiperônimo. Assinale a opção cujo termo sublinhado está nesse caso.
  • A: cidade.
  • B: gêneros alimentícios.
  • C: elemento.
  • D: o único local.
  • E: diversos outros alimentos.

Observe o texto a seguir, retirado de um dicionário de curiosidades sobre o Rio de Janeiro:

“ABERTURA DOS PORTOS – Monumento erigido na Praia do Russel, em comemoração ao Decreto de D. João VI, em 28/01/1808, determinando a abertura dos portos, medida que acarretou a integração do Brasil no comércio exterior. Este monumento, de bronze, é constituído por duas imagens de mulher, simbolizando o “Comércio” e a “Navegação”. O referido monumento foi obra de Eugène Benet, escultor francês”.

Trata-se de um texto informativo, que adotou o modo de organização discursiva
  • A: narrativo.
  • B: descritivo.
  • C: narrativo e descritivo.
  • D: narrativo e argumentativo.
  • E: descritivo e argumentativo.

“Como turista, ao perguntar ao guarda sobre que caminho devia seguir naquela cidade desconhecida, ele me disse: – Só não vá pela direita, pois é local perigoso!”

Nesse caso, o argumento do guarda se apoia
  • A: em sua credibilidade.
  • B: na intimidação do turista.
  • C: na atração pelo perigo.
  • D: numa generalização excessiva.
  • E: no desconhecimento do turista.

“Observei as coisas no laboratório do cientista: alguns objetos estranhos enchiam os armários; as mesas estavam cobertas de anotações misteriosas e havia anotações matemáticas no quadro-negro”.

Nesse caso, a descrição feita mostra o seguinte problema do observador:
  • A: o desconhecimento daquele mundo.
  • B: o posicionamento de onde observava as coisas.
  • C: a distância entre ele e os objetos.
  • D: o desconforto de estar em lugar desconhecido.
  • E: a falta de interesse sobre aquele universo científico.

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