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Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto CG1A1AAA caso a expressão “de modo que” (linha 11) fosse substituída por
  • A: enfim.
  • B: logo.
  • C: de sorte que.
  • D: desde que.
  • E: a fim de que.


No texto CG1A1AAA, a “satisfação das necessidades próprias da vida” (linhas 18 e 19) relaciona-se
  • A: ao ócio.
  • B: à riqueza.
  • C: ao conhecimento.
  • D: à política.
  • E: ao trabalho.




Em relação aos aspectos linguísticos do texto CG1A2AAA, julgue os itens a seguir.

I A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso se substituísse “foi adotada” (linha 1) por se adotou.

II A oração “apertar a tecla branca” (linha 5) exerce, no período em que ocorre, a função de complemento da forma verbal “basta”.

III A correção gramatical do texto seria mantida caso o trecho “devem se lembrar” (linhas 14 e 15) fosse reescrito de qualquer uma das seguintes formas: devem-se lembrar ou devem lembrar-se.

Assinale a opção correta.

  • A: Apenas o item I está certo.
  • B: Apenas o item II está certo.
  • C: Apenas o item III está certo.
  • D: Apenas os itens I e II estão certos.
  • E: Apenas os itens II e III estão certos.


No período que inicia o texto CG1A2AAA, a locução “Desde que” (linha 1) introduz uma ideia de
  • A: proporcionalidade.
  • B: tempo.
  • C: causa.
  • D: consequência.
  • E: condição.



Prejudicaria a correção gramatical e o sentido original do texto CG1A2AAA a inserção de uma vírgula logo após
  • A: “adotada” (l.1).
  • B: “opção” (l.6).
  • C: “específico” (l.9).
  • D: “carimbados” (l.16).
  • E: “Hoje” (l.20).



De acordo com as ideias do texto CG2A1AAA,
  • A: a participação direta da população na gestão da vida pública constitui prática recente na sociedade brasileira.
  • B: a democracia é uma condição para a existência da cidadania.
  • C: os direitos civis e os direitos políticos merecem destaque entre os direitos dos cidadãos.
  • D: o alargamento da concepção de cidadania nos dias de hoje constitui uma conquista da sociedade atual.
  • E: a conquista do direito à liberdade individual e à propriedade é o objetivo maior de uma sociedade democrática.

 


No texto CG2A1AAA, o termo “que”, empregado na linha 22, remete a
  • A: “prática” (l.21).
  • B: “nível” (l.22).
  • C: “poder local” (l.22).
  • D: “discussão” (l.20).
  • E: “orçamento” (l.21).



A correção gramatical, a coerência e o sentido do texto CG2A1AAA seriam mantidos caso a forma verbal “tem ajudado” (linha 22) fosse substituída por
  • A: vem ajudando.
  • B: ajudou.
  • C: ajudaria.
  • D: vinha ajudando.
  • E: pode ajudar.



Acerca do papel das conjunções na organização argumentativa do texto CG2A2AAA, julgue os itens subsequentes.

I A conjunção “porque” (linha 3) combina duas orações que mantêm entre si uma relação de causalidade.

II A conjunção “como” (linha 6) indica uma comparação entre as afirmações das orações por ela conectadas.

III A conjunção “Logo” (linha7) introduz um período que explica o raciocínio apresentado em períodos anteriores.

IV A conjunção “entretanto” (linha18) estabelece relação de contraposição entre os conteúdos das orações por ela combinadas.

Estão certos apenas os itens
  • A: I e III.
  • B: I e IV.
  • C: II e III.
  • D: II e IV.
  • E: III e IV.


No segundo parágrafo do texto CG2A2AAA, a forma verbal “fazê-lo” (linha 11) remete a
  • A: “o resultado final” (l.14).
  • B: “embasar tanto a postura dos que votam em branco quanto a dos que votam nulo” (l. 12 e 13).
  • C: “voto em branco ou nulo” (l.11).
  • D: “apresentar voto em branco ou nulo” (l.11)
  • E: “comparecer às urnas no dia das eleições” (l.10).

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