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Com base na leitura da tirinha, assinale a alternativa correta.
  • A: Na tirinha, o humor é motivado pela polissemia da forma gerúndio “tomando” que provoca o humor. O verbo “tomar” (no contexto, intransitivo) recebe complementos com sentidos distintos, a partir da interpretação divergente feita por pai e filho.
  • B: Na tirinha, o humor é motivado pela polissemia da forma gerúndio “tomando” que provoca o humor. O verbo “tomar” (no contexto, transitivo indireto) recebe complementos com sentidos distintos, a partir da interpretação divergente feita por pai e filho.
  • C: Na tirinha, o humor é motivado pela polissemia da forma gerúndio “tomando” que provoca o humor. O verbo “tomar” (no contexto, transitivo direto) recebe complementos com sentidos distintos, a partir da interpretação divergente feita por pai e filho.
  • D: Na tirinha, o humor é motivado pela polissemia da forma do particípio “tomando” que provoca o humor. O verbo “tomar” (no contexto, transitivo direto) recebe complementos com sentidos distintos, a partir da interpretação divergente feita por pai e filho.
  • E: Na tirinha, o humor é motivado pela polissemia da forma particípio “tomando” que provoca o humor. O verbo “tomar” (no contexto, intransitivo) recebe complementos com sentidos distintos, a partir da interpretação divergente feita por pai e filho.

Assinale a alternativa que classifica corretamente as seguintes palavras retiradas do texto: “merece, meritocracia, simpática e com”, quanto ao acento tônico.
  • A: Paroxítona, paroxítona, proparoxítona e oxítona.
  • B: Paroxítona, oxítona, proparoxítona e monossílabo átono.
  • C: Oxítona, paroxítona, proparoxítona e monossílabo átono.
  • D: Paroxítona, paroxítona, proparoxítona e monossílabo átono.
  • E: Paroxítona, oxítona, proparoxítona e oxítona.

Considere o trecho da tirinha: “Minha noção de meritocracia é bem rígida”. Qual das seguintes alternativas poderia substituí-lo sem prejuízos de sentido?
  • A: Tenho uma percepção estrita de meritocracia.
  • B: Tenho uma definição atenuante de meritocracia.
  • C: Tenho uma concepção altruísta de meritocracia.
  • D: Tenho um ponto de vista aquém da meritocracia.
  • E: Tenho um pensamento efêmero acerca da meritocracia.

Com base na leitura da tirinha, assinale a alternativa correta.
  • A: Ao usar a palavra “meritocracia”, a personagem destaca que apenas alguns mereceriam a sua simpatia. Ademais, para qualificar a sua “meritocracia”, ela utiliza o advérbio de afirmação “bem” e o adjetivo “rígida”.
  • B: Ao usar a palavra “meritocracia”, a personagem destaca que apenas alguns mereceriam a sua simpatia. Ademais, para qualificar a sua “meritocracia”, ela utiliza os adjetivos “bem” e “rígida”.
  • C: Ao usar a palavra “meritocracia”, a personagem destaca que apenas alguns mereceriam a sua simpatia. Ademais, para qualificar a sua “meritocracia”, ela utiliza os advérbios “bem” e “rígida”.
  • D: Nos dois primeiros quadrinhos, o uso dos advérbios “só, não e ninguém” auxilia na especificação do modo como a personagem define a sua simpatia e como as outras personagens enxergam essa simpatia.
  • E: os dois primeiros quadrinhos, o uso dos advérbios “só e não” e do pronome “ninguém” auxilia na especificação do modo como a personagem define a sua simpatia e como as outras personagens enxergam essa simpatia.

Observa-se que a palavra “vêm”, identificada no trecho “Depois vêm Inglaterra, Espanha, França e Alemanha”, permanece acentuada, considerando a Reforma Ortográfica de 2009. A partir desse contexto, assinale a alternativa que também apresenta palavras nas quais a presença ou ausência do acento está correta.
  • A: Pêlos, epopeia e tramoia.
  • B: Pára, feiura e deem.
  • C: Leem, fiéis e geléia.
  • D: Anzóis, joias e argui.
  • E: Pólos, ideia e creem.

Assinale a alternativa que apresenta o uso correto da vírgula, considerando trechos adaptados do texto.
  • A: O relatório, para chegar ao resultado, fez uma análise da frequência das palavras-chave contidas nas pesquisas.
  • B: Produzido pelo Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação, o relatório, mapeou os principais temas de estudo no Brasil.
  • C: Enquanto, “entrelaçamento quântico” e “ondas gravitacionais”, são campos da física teórica as palavras “ovelha” e “gado” estão relacionadas à agricultura
  • D: Com 16.672 artigos publicados entre 2015 e 2020, educação, lidera o pódio.
  • E: Os artigos científicos presentes no Web of Science, serviram como base para a pesquisa realizada.

Em relação aos sentidos do texto, considere o trecho “Se o tema surpreendeu, lembre que Pedagogia é o curso que mais recebe estudantes de graduação no Brasil.” para assinalar a alternativa correta.
  • A: A conjunção temporal “se” expressa que o fato de a educação ser o tema mais pesquisado no Brasil não apresenta explicações e isso causa estranhamento.
  • B: A conjunção causal “se” expressa que o motivo de haver mais pesquisas em educação é o fato de que Pedagogia é o curso que apresenta mais alunos no país.
  • C: A conjunção concessiva “se” expressa que a condição para que haja mais pesquisas em educação no Brasil é o fato de que Pedagogia é o curso que apresenta mais alunos no país.
  • D: A conjunção concessiva “se” expressa que o fato de a educação ser o tema mais pesquisado no Brasil não apresenta explicações e isso causa estranhamento.
  • E: A conjunção condicional “se” expressa que, se há mais pesquisas em educação no Brasil, a justificativa estaria no fato de que Pedagogia é o curso, no país, que apresenta mais alunos.

Considerando a palavra no plural “palavras-chave”, identificada no texto, assinale a alternativa que também apresenta o correto plural dos compostos.
  • A: Couve-flores, abaixo-assinados e guarda-roupas.
  • B: Saca-rolhas, beijas-flor e guardas-noturnos.
  • C: Manga-espadas, pé de cabras e vice-presidentes.
  • D: Guardas-marinha, pé de moleques e couve-flores.
  • E: E Salvos-condutos, bananas-prata e abaixo-assinados.

“Considere o sentido da palavra destacada no excerto: “Para chegar ao resultado, o relatório fez uma análise da frequência das palavras-chave contidas nas pesquisas.”. Qual das seguintes alternativas apresenta um termo antônimo ao destacado?
  • A: Omissão.
  • B: Assiduidade
  • C: Irregularidade
  • D: Constância
  • E: Lacuna

Quais são os principais temas de pesquisa no Brasil?

Um relatório analisou mais de 300 mil artigos publicados entre 2015 e 2020. Confira os principais assuntos – e com quais países o Brasil mais colabora.
Maria Clara Rossini
15 out. 2021

A produção brasileira de artigos científicos cresceu 32,2% entre 2015 e 2020. É mais do que a média mundial, que foi de 27,1%. Mas o que o brasileiro pesquisa? O relatório “Panorama da ciência brasileira: 2015 – 2020”, produzido pelo Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação, mapeou os principais temas de estudo no Brasil.

O levantamento se baseou nos artigos científicos presentes no Web of Science, uma plataforma que reúne pesquisas de todo o mundo. No total, mais de 11 milhões de artigos foram publicados entre 2015 e 2020. Desses, 372 mil contaram com a participação de ao menos um brasileiro. Educação lidera o pódio, com 16.672 artigos publicados entre 2015 e 2020. Se o tema surpreendeu, lembre que Pedagogia é o curso que mais recebe estudantes de graduação no Brasil. Logo, há mais mão de obra. Os temas seguintes são Biodiversidade, Nanopartículas e Pecuária e Aquicultura.

Para chegar ao resultado, o relatório fez uma análise da frequência das palavras-chave contidas nas pesquisas. Por exemplo: as palavras “ovelha” e “gado” estão relacionadas à agricultura, enquanto “entrelaçamento quântico” e “ondas gravitacionais” são campos da física teórica.

O relatório ainda mostra os países que mais fazem pesquisa em parceria com o Brasil. Os Estados Unidos está presente em 36% dos artigos brasileiros realizados em colaboração internacional. Depois vêm Inglaterra, Espanha, França e Alemanha.

Disponível em: . Acesso em 19 out. 2021.

Em relação à estrutura e aos sentidos do texto de apoio, assinale a alternativa correta.
  • A: O texto apresenta os temas de pesquisa mais investigados no Brasil. O estudo mostra que o Brasil não faz pesquisas em parceria com países europeus, apenas com os Estados Unidos.
  • B: Por meio da investigação da frequência de palavras-chave contidas nas pesquisas brasileiras, observou-se que o tema da educação lidera o ranking, seguido de estudos matemáticos.
  • C: Os Estados Unidos lideram a parceria de pesquisas com o Brasil, assim como a educação é a temática mais estudada, embora não haja uma explicação clara para esse alto resultado.
  • D: O texto apresenta os temas de pesquisa mais investigados no Brasil. A educação aparece à frente, relacionada ao fato de que Pedagogia é o curso que mais forma no país.
  • E: Países asiáticos realizam pesquisas em parceria com o Brasil. O principal tema de investigação das pesquisas brasileiras é a educação.

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