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Foram encontradas 10 questões.
Em Pra mim ir no supermercado. O nível de linguagem, é considerada:
  • A: Gíria.
  • B: Culta.
  • C: Vulgar.
  • D: Regional.

Marque a alternativa em que a concordância verbal está correta, considerando o contexto das frases.
  • A: O professor com o aluno montou o brinquedo.
  • B: O governador e seus secretários traçou planos para o novo ano.
  • C: Tanto a mãe quanto o pai ficara surpresos com a notícia.
  • D: Novelas, filmes, boas conversas, nada o tiraram da concentração.

Qual é a Figura de Linguagem predominante nos versos de Carlos Queiroz Telles?

Que tarde!
Além do calor e da prova.
aquela minissaia
sentada bem ao meu lado!
Assim não há memória
que resista...
  • A: Perífrase.
  • B: Gradação.
  • C: Hipérbole.
  • D: Metonímia.

Leia o texto para responder à questão.

Em “Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é...” Por que a palavra ninguém é acentuada?
  • A: A palavra é acentuada por se tratar de uma proparoxítona.
  • B: A palavra é acentuada por ser uma oxítona terminada “em”.
  • C: A palavra é acentuada por ser uma dissílaba terminada em ditongo.
  • D: A palavra é acentuada por ser uma paroxítona e, portanto, todas recebem acento gráfico.

Leia o texto para responder à questão.

Nos versos: “Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou? “/ “Ser o que penso?” /Mas penso ser tanta coisa!”, o emprego insistente do ponto de interrogação e do ponto de exclamação criam um efeito de sentido.

Nesse contexto, esses pontos foram usados para
  • A: enfatizar a dúvida e a subjetividade do eu lírico.
  • B: fazer indagações e reforçar a exclamação do eu lírico.
  • C: perguntar e exclamar ao mesmo tempo que o eu lírico expõe sua incerteza.
  • D: induzir o leitor a perceber que as interrogações de ordem direta levam ao sentimentalismo do eu lírico.

Leia o texto para responder à questão.

Considerando os aspectos de coesão e coerência, marque a alternativa em que as substituições, respectivamente, estejam em conformidade com os elementos destacados nos versos:
“Tenho feito filosofias em segredo que nenhum Kant escreveu.” / “Mas sou, e talvez serei sempre, o da mansarda,” / “Ainda que não more nela...”
  • A: as quais / Porém / quiçá / Mesmo que.
  • B: em que / Entretanto / sem dúvida / assim que.
  • C: nas quais / Mais / provavelmente / Posto que.
  • D: quais / Todavia / possivelmente / Á medida que.

Leia o texto para responder à questão.

De acordo com o contexto, para os versos: “O mundo é para quem nasce para o conquistar” / “E não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão”, a melhor interpretação é:
  • A: o eu poético subestima quem sonha como ele e aprecia quem faz. Para ele, é melhor ter bons propósitos e praticá-los;
  • B: o eu poético sobrestima os sonhadores e valoriza os corajosos. Para ele, é essencial ter inspiração e boas práticas;
  • C: o eu lírico reverencia quem sonha como ele e deprecia quem realiza. Para ele, é importante planejar as ações;
  • D: O eu lírico preza os sonhadores e supervaloriza os sonhos e as conquistas intrêmulas dos indivíduos que têm razão.

Leia o texto para responder à questão.

Considerando o contexto, na quinta estrofe, o eu lírico predominantemente,
  • A: agradece as oportunidades que foram oferecidas a ele e que mudaram a sua vida.
  • B: descreve todos os seus pensamentos positivos mostrando que se tornou o que sonhava ser.
  • C: explica o seu fracasso de vida atribuindo ao fato de nunca ter estabelecido objetivos para si mesmo.
  • D: relata a sua marcante história de vida, lutas, sonhos, suas aspirações altas e conquistas realizadas.

Leia o texto para responder à questão.

Em conformidade com o texto, os milhões de quartos espalhados pelo mundo, metaforicamente, representam
  • A: as inúmeras carruagens enfileiradas num momento de partida.
  • B: as diversas pessoas que vivem distantes por todo o mundo.
  • C: os milhares de indivíduos que projetam suas ideias e sonham como gênios.
  • D: os quartos dos manicômios de indivíduos com problemas mentais.

Leia o texto para responder à questão.

Reconstruiu-se-me sem ideal nem esperança, e o dono da Tabacaria sorriu.

                      (Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa. Lisboa: Atica, 1944-252)

Qual é o tema principal do texto?
  • A: Os sonhos.
  • B: A Tabacaria.
  • C: Os sentimentos.
  • D: A aprendizagem.

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