Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 30 questões.
Assinale a alternativa em que existe uma ou mais palavras grafadas incorretamente:
  • A: projétil, injeção, trajetória
  • B: litigioso, estagiário e privilegiado
  • C: egrégio, litíjio, subterfújio
  • D: Algema, sugestão, gilete

Assinale a alternativa em que a palavra deve receber o acento circunflexo, de forma correta:
  • A: Vôo
  • B: Crêem
  • C: Enjôo
  • D: Pôde

Analise as assertivas a seguir e assinale a opção correta:
I - Caminhar e nadar faz bem à saúde.
II - Chegou João e Manoel.
III - Chegaram João e Manoel.
IV - Helena e tu podeis fazer isso.
  • A: Todas as alternativas estão corretas.
  • B: Apenas a alternativa II está incorreta.
  • C: As alternativas II e IV estão incorretas.
  • D: Todas as alternativas estão incorretas.

“Em primeiro lugar, é preciso entender o que significava estar ‘no Mapa da Fome’. Até 2014, a ONU utilizava a ferramenta como forma de acompanhar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O Mapa era construído a partir de um indicador criado pela própria organização, o PoU (Prevalence of Undernourishment, em inglês), uma medida de acesso adequado a alimentos.
O resultado era uma estimativa da porcentagem da população cujo consumo alimentar é insuficiente para manter uma vida ativa e saudável. Baseado em uma média móvel dos últimos três anos, o indicador é considerado uma abordagem indireta para aferir a situação da insegurança alimentar.
(...)
O Programa Alimentar Mundial (PAM) – órgão de auxílio alimentar da ONU – continua a publicar anualmente uma representação gráfica das estimativas da fome baseadas no relatório ‘O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo’.
Na última edição, o Brasil aparece com menos de 2,5% da população comendo menos do que deveria. O índice é calculado com base no PoU, mas não é o mais adequado para aferir a realidade dos brasileiros.”
(https://www.brasildefato.com.br/2021/06/30/afinal-o-brasil-esta-ou-nao-no-mapa-da-fome-da-onu)

Sinais de pontuação são símbolos gráficos usados para organizar a escrita e ajudar na compreensão da mensagem. No texto, o sentido não é alterado em caso de substituição dos travessões por:
  • A: reticências, para deixar subentendida a informação.
  • B: vírgulas, para acrescentar uma caracterização do PAM e destacar a informação.
  • C: ponto e vírgula, para enumerar informações fundamentais sobre o PAM.
  • D: dois-pontos, para acrescentar uma informação introduzida anteriormente.

Com base nas normas da língua portuguesa, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:
I – A campanha nacional de vacinação sortiu efeito.
II – A principal avenida de Mozarlândia é muito cumprida.
III – João costeou sozinho as despesas da viagem.
  • A: 4Nenhum item está correto.
  • B: Somente os itens I e III estão corretos.
  • C: Somente os itens II e III estão corretos.
  • D: Todas os itens estão corretos.

5
  • A: 4
  • B: 4

De acordo com as normas de concordância verbal, tem-se como correta a redação em apenas uma das frases que seguem. Assinale-a:
  • A: Modelos mais avançados, coloridos e estampados como costumava ser a sombrinha em outros tempos, convive hoje com o tradicional guarda-chuva, preto e austero.
  • B: Tantas mudanças sofreram nossa moeda ao longo do tempo que é difícil saber quanto representaria hoje os cerca de trezentos cruzeiros gastos pelo cronista na compra de um guarda-chuva.
  • C: Muito mais do que nos anos em que Rubem escrevia as suas crônicas tão saborosas, que coisas hoje não teria sofrido mudança significativa ao longo de um curto período de tempo?
  • D: Dos mais atentos aos mais distraídos, talvez não se encontre quem não tenha esquecido ao menos um guarda-chuva na vida, para não falar daqueles que já não têm ideia de quantos guarda-chuvas teriam perdido.

Considere o seguinte trecho:
“Os recursos de integração hermenêutica, disponíveis ao aplicador contemporâneo, são suficientes para exigir, dos agentes públicos, a conduta politicamente virtuosa e constitucionalmente positivada que se espera deles.”

Agora, assinale a alternativa correta:
  • A: O termo ‘deles’ prejudica a coesão textual ao ampliar o sentido de ‘agentes públicos’.
  • B: O advérbio ‘politicamente’ tem função de caracterizar o processo verbal.
  • C: O pronome ‘que’ representa o antecedente ‘conduta’, substantivo já referido.
  • D: O adjetivo ‘disponíveis’, diferente de ‘suficientes’, refere-se a ‘recursos’.



Assinale a alternativa que possui algum erro ortográfico segundo as normas da nossa língua portuguesa:
  • A: País; baú; bebida alcoólica; papéis.
  • B: Pólen; menu; item; reivindicar; bicarbonato.
  • C: Razi; rubrica; supérfulo; padrasto; asterisco.
  • D: Muçulmano; madrasta; entretido; amnésia; losando.

Assinale a alternativa que não possui qualquer erro de língua portuguesa:
  • A: Ela sempre quis ser professora, razão pela qual decidiu responder ao quiz que fora preparado pela equipe multidisciplinar.
  • B: O mestre após passar atrás do balcão, despediu-se, de repente, dizendo: “esteje em paz meus discípulos”.
  • C: Após ser alertado, o mergulhador saiu mais do que depressa do lago, imergindo até a superfície.
  • D: A infra-estrutura da rodovia serviu de contra-argumento por parte do gestor local em sua resposta ao ofício daquela Promotoria de Justiça.

Exibindo de 1 até 10 de 30 questões.