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Acerca dos processos figurativos empregados no Texto 7 e de sua repercussão na interpretação desse poema, analise as afirmativas a seguir.

1) A expressão "vida severina" institui um conceito metafórico que pode ser associado a uma vida plena, porque profundamente identificada com o ambiente físico do Nordeste.

2) Nos versos: "Somos muitos Severinos/ iguais em tudo na vida/ iguais em tudo e na sina", opera-se uma metonímia em que o "homem indivíduo", tomado como "homem coletivo", perde sua singularidade, sua identidade.

3) A metáfora do "sangue com pouca tinta" alude ao estado de desnutrição dos muitos severinos que passam privações.

4) A expressão "abrandar estas pedras" pode ser interpretada como suavizar a luta cotidiana pela sobrevivência, em um meio físico bastante adverso.

Estão CORRETAS:
  • A: 1, 2 e 3, apenas.
  • B: 1 e 4, apenas.
  • C: 2, 3 e 4, apenas.
  • D: 3 e 4, apenas.
  • E: 1, 2, 3 e 4.

O Texto 6 serve de base à Questão.

Releia o seguinte trecho do Texto 6: "(...) podemos também passar a nos conhecer saindo de nós mesmos e aprendendo sobre vidas e culturas diferentes das nossas. É hora de forjar a 'Era da Outrospecção' (...)" (4º parágrafo). Considerando que o autor busca aconselhar o seu interlocutor e persuadi-lo a realizar uma ação (É hora de forjar a 'Era da Outrospecção‘), conclui-se que essa sequência do texto é de tipologia
  • A: argumentativa.
  • B: descritiva.
  • C: dialogal.
  • D: injuntiva.
  • E: narrativa

O Texto 6 serve de base à Questão.

Para alcançar o seu interlocutor e convencê-lo a aderir às suas ideias, é comum o autor citar alguma autoridade no assunto. No Texto 6, Roman Krznaric é referido com diferentes expressões que servem não só para identificá-lo como também para defini-lo e mostrar ao leitor as suas credenciais. Assinale, entre as alternativas abaixo, a única expressão que NÃO está empregada no texto para referir Roman Krznaric.
  • A: "historiador e filósofo americano" (1º parágrafo)
  • B: "o filósofo australiano" (3º parágrafo)
  • C: "fundador da The School of Life de Londres" (3º parágrafo)
  • D: "um dos mais importantes pensadores britânicos" (3º parágrafo)
  • E: "o filósofo" (4º parágrafo)

O Texto 6 serve de base à Questão.

Para desenvolver sua tese, a autora do Texto 6 se respalda no pensamento de alguns filósofos. Em relação a Roman Krznaric, por exemplo, a autora demonstra sua adesão à seguinte ideia:
  • A: A introspecção é o caminho mais seguro para uma verdadeira mudança social.
  • B: Para quem pretende conhecer-se a si mesmo, o segredo é manter o foco no eu.
  • C: As relações empáticas têm forte poder transformador em nossa sociedade.
  • D: A autorreflexão nos obriga a aprender sobre vidas e culturas diferentes das nossas.
  • E: Pela 'outrospecção‘, olhamos para dentro de nós e contemplamos nossas almas.

O Texto 6 serve de base à Questão.

Considerando a proposta temática do Texto 6, é CORRETO afirmar que duas de suas palavras-chave são:
  • A: "sobrevivência" e "sociedade".
  • B: "alteridade" e "autoconhecimento".
  • C: "coronavírus" e "introspecção".
  • D: "pandemia" e "philia".
  • E: "empatia" e "inimigo".



Para compreender a argumentação pretendida no Texto 4, em seus elementos contextuais mais relevantes e atuais, é necessário admitir que o autor
  • A: apresenta uma mulher negra como representante da Justiça, ao invés da tradicional deusa grega, como forma de protestar contra as políticas afirmativas.
  • B: cita o famoso personagem de Mário de Andrade com a intenção explícita de enaltecer o Brasil, sua tradição e, principalmente, sua gente.
  • C: emprega elementos gráficos inspirados na linguagem do grafite para representar pontos de vista discordantes.
  • D: revela a intenção de atualizar a famosa obra de Mário de Andrade (Macunaíma, o herói sem nenhum caráter), tornando-a mais atraente a novos leitores.
  • E: satiriza a ineficiência da Justiça brasileira quando a representa por meio do personagem "Macunaíma" e seu conhecido bordão "Ai que preguiça!".

Os Textos 1, 2, 3, 4 e 5 servem de base à questão.

A primeira fase do Modernismo brasileiro contemplou artistas diversos que exploraram diferentes tendências e estilos. A Semana de Arte Moderna foi um marco nessa fase e teve a participação de artistas que defendiam uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora, inspirada nas vanguardas europeias. Com base nas leituras dos Textos 1, 2, 3, 4 e 5, e considerando as características da primeira fase do Modernismo no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
  • A: A obra Abaporu (Texto 1) marca a fase futurista da pintora Tarsila do Amaral. O Texto 2 é uma releitura da tela Abaporu e incorpora elementos do Futurismo, como a valorização da tecnologia e da velocidade.
  • B: O Manifesto Antropofágico (Texto 3), elaborado por Oswald de Andrade, pregava a assimilação de outras culturas, copiando fielmente características e reproduzindo estilos europeus canônicos para valorizar a identidade brasileira.
  • C: A Semana de Arte Moderna mostrou forte influência das vanguardas europeias e buscou divulgar padrões estéticos realistas e naturalistas na construção idealizada de uma identidade nacional.
  • D: O Texto 4 destaca a preguiça, característica principal do protagonista da novela surrealista Macunaíma, escrita por Mário de Andrade, autor cuja participação na Semana de Arte Moderna (1922) foi discreta e limitada.
  • E: No Texto 5 (Poética), propõe-se uma nova forma de lirismo, com foco na concepção libertária da criação poética: ―"Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.".

Examine o cartum de Quino.

Contribui para o efeito de humor do cartum o recurso
  • A: à antítese.
  • B: ao eufemismo.
  • C: à personificação.
  • D: à hipérbole.
  • E: ao paradoxo.

Para responder à questão, leia o trecho do livro O oráculo da noite, do neurocientista Sidarta Ribeiro.

Pode ser reescrito na voz passiva o seguinte trecho do texto:
  • A: “Pedro Calderón de la Barca dramatizou a liberdade de construir o próprio destino” (4º parágrafo).
  • B: “É gritante o contraste entre a relevância motivacional do sonho e sua banalização no mundo industrial globalizado” (3º parágrafo).
  • C: “O sonho é a imaginação sem freio nem controle, solta para temer, criar, perder e achar” (4º parágrafo).
  • D: “Mesmo assim a insônia impera” (3º parágrafo).
  • E: “Desejo é o sinônimo mais preciso da palavra ‘sonho’” (2º parágrafo).

Para responder à questão, leia o trecho do livro O oráculo da noite, do neurocientista Sidarta Ribeiro.

A palavra sublinhada em “Se o tempo é sempre escasso, se despertamos diariamente” (3º parágrafo) pertence à mesma classe gramatical da palavra sublinhada em
  • A: “sonha-se sofregamente apesar das luzes e dos ruídos da cidade” (4º parágrafo).
  • B:se tão poucos se lembram que sonham” (3º parágrafo).
  • C: “quando a insônia grassa e o bocejo se impõe” (3º parágrafo).
  • D: “chega-se a duvidar da sobrevivência do sonho” (3º parágrafo).
  • E: “compromissos que se renovam ao infinito” (3º parágrafo).

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Atuo no ensino da Língua Portuguesa para concurso público desde 2000.
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