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A correção gramatical e as relações de coesão do texto 1A2-II seriam mantidas caso todo o trecho “e isso por um motivo razoavelmente simples:” (linhas 25 e 26) fosse substituído pelo termo
  • A: apesar de.
  • B: porque.
  • C: porém.
  • D: além de que.
  • E: enquanto.



De acordo com o texto 1A2-II, a democracia ateniense era
  • A: restrita a homens.
  • B: o pior dos governos possíveis para a época.
  • C: privilégio de uma fração mínima da sociedade.
  • D: exercida nas eleições das autoridades da Ekklesia.
  • E: o único meio de se evitar a tirania na Idade Antiga.



No texto 1A2-II, a palavra “derrocada” (l.14) foi empregada com o mesmo sentido de
  • A: ascensão ou subida.
  • B: evolução ou crescimento.
  • C: fortalecimento ou robustecimento.
  • D: avanço ou progresso.
  • E: declínio ou queda.


A correção gramatical, a coesão e os sentidos do texto 1A2-II seriam preservados se o trecho “tal como a concebemos hoje” (linha 10) fosse substituído por
  • A: tal que tomamos hoje.
  • B: tal qual concebido hoje.
  • C: tal estruturada hoje.
  • D: tal nós inventamos hoje.
  • E: tal como compreendida por nós hoje.


Da comparação entre democracia moderna e democracia grega estabelecida no texto 1A2-II infere-se que
  • A: a democracia grega era mais popular que é a democracia moderna.
  • B: a democracia moderna é mais imperfeita do que era a democracia grega.
  • C: ambas as democracias são pertinentes em qualquer contexto histórico.
  • D: ambas as democracias caracterizam-se pelo propósito de proteger a sociedade contra regimes tirânicos.
  • E: a democracia moderna, à semelhança da grega, baseia-se na representatividade alcançada pelo sufrágio universal.



De acordo com o texto 1A2-II, a democracia moderna é uma forma de governo
  • A: derivada da oligarquia.
  • B: equivalente ao absolutismo.
  • C: refratária às instituições fortes.
  • D: caracterizada pela representatividade popular.
  • E: inviável em grupos sociais reduzidos.


Os sentidos e a correção gramatical do texto 1A2-I seriam preservados se o trecho “Todos merecem estes direitos, sem discriminação.” (linhas 6 e 7) fosse substituído por:
  • A: Todos sem discriminação, merecem estes direitos.
  • B: Todos, sem discriminação merecem tais direitos.
  • C: Todos, sem discriminação, merecem estes direitos.
  • D: Sem discriminação, todos, merecem tais direitos.
  • E: Todos, merecem, sem discriminação estes direitos.


No texto 1A2-I, o sujeito da locução “podem ser limitados” (linha 21), que está oculto, é indicado pelo termo




  • A: “todas as pessoas” (linhas 19 e 20).
  • B: “inalienáveis” (linhas 20).
  • C: “ninguém” (linha 20).
  • D: “seus direitos humanos” (linhas 21).
  • E: “Os direitos humanos” (linhas 17).



Com relação à tipologia textual, é correto afirmar que o texto 1A2-I apresenta predominantemente
  • A: uma combinação de recursos descritivos e narrativos.
  • B: recursos da tipologia textual argumentativa.
  • C: elementos que caracterizam textos narrativos.
  • D: uma articulação entre as tipologias expositiva e narrativa.
  • E: elementos que caracterizam a tipologia expositiva.



De acordo com o texto 1A2-I, os direitos humanos são direitos
  • A: ilimitados.
  • B: insuscetíveis de venda ou cessão
  • C: mantidos livres de qualquer influência.
  • D: criados em prol de grupos sociais específicos.
  • E: classificados em escalas de prioridade.

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