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No texto 1A2-II, a forma pronominal “isto” presente na contração “disto”, em “não guardava lembrança disto” (primeiro parágrafo), refere-se
  • A: ao fato de, no início, serem seis viventes.
  • B: à morte do papagaio na beira do rio
  • C: ao fato de Baleia ter comido os restos do papagaio.
  • D: à fome dos retirantes.
  • E: ao fato de os retirantes terem sentado à beira de uma poça.

De acordo com o texto 1A2-II, após a morte do papagaio, Fabiano e sua família
  • A: criaram coragem para seguir viagem.
  • B: arrependeram-se de ter comido a ave.
  • C: deixaram de sentir fome.
  • D: sentiram-se mais felizes.
  • E: passaram a falar ainda menos que já falavam.

No texto 1A2-II, a forma pronominal “o”, em “encheu-o” (terceiro parágrafo), retoma o termo
  • A: “Fabiano” (segundo parágrafo).
  • B: “passo” (segundo parágrafo).
  • C: “cotovelo” (terceiro parágrafo).
  • D: “caminho” (terceiro parágrafo).
  • E: “canto” (terceiro parágrafo).

No texto 1A2-II, o segmento “como cascos”, em “Os calcanhares, duros como cascos, gretavam-se e sangravam” (segundo parágrafo), expressa uma
  • A: causa.
  • B: comparação.
  • C: consequência.
  • D: conclusão.
  • E: concessão.

Infere-se do texto 1A2-II que
  • A: a cachorra Baleia matou o papagaio para aproveitá-lo como alimento.
  • B: a fome fez Fabiano esquecer-se dos outros viventes à beira do rio.
  • C: Sinha Vitória sentia tanta fome que não conseguia lembrar-se de alguns fatos passados de sua vida.
  • D: o papagaio sabia imitar o latido da Baleia.
  • E: Fabiano levava o gado para pastar perto do rio.

Cada uma das próximas opções apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do texto 1A2-I: “Nos dias atuais, a polícia militar, além de suas atribuições constitucionais, desempenha várias outras atribuições que, direta ou indiretamente, influenciam no cotidiano das pessoas” (terceiro parágrafo). Assinale a opção em que a proposta de reescrita apresentada mantém a correção gramatical e o sentido do texto.
  • A: Nos dias atuais, a polícia militar desempenha além de suas atribuições constitucionais, várias outras atribuições que, direta ou indiretamente, influenciam no cotidiano das pessoas
  • B: A polícia militar, nos dias atuais, desempenha, além de suas atribuições constitucionais, várias outras atribuições que influenciam, direta ou indiretamente, no cotidiano das pessoas
  • C: Além de suas atribuições constitucionais nos dias atuais, a polícia militar, desempenha várias outras atribuições que, direta ou indiretamente, influencia no cotidiano das pessoas
  • D: Nos dias atuais, além de suas atribuições constitucionais, desempenham várias outras atribuições à polícia militar, que, direta ou indiretamente, influencia no cotidiano das pessoas
  • E: A polícia militar nos dias atuais, além de suas atribuições constitucionais, desempenham várias outras atribuições que influenciam no cotidiano das pessoas direta ou indiretamente

No texto 1A2-I, funciona como adjunto adverbial o termo
  • A: “ostensiva”, em “mostrando sua presença ostensiva” (primeiro parágrafo).
  • B: “administrativas”, em “coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas” (segundo parágrafo).
  • C: “segurança”, em “gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia” (terceiro parágrafo).
  • D: “direta”, em “a polícia militar (...) desempenha várias outras atribuições que, direta ou indiretamente, influenciam no cotidiano das pessoas” (terceiro parágrafo).
  • E: “anseia”, em “gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia” (terceiro parágrafo).

No texto 1A2-I, o adjetivo “penais”, em “coibindo os ilícitos penais” (segundo parágrafo), exerce a mesma função sintática que o termo
  • A: “segurança”, em “passando segurança à sociedade” (primeiro parágrafo).
  • B: “papel”, em “a polícia militar tem papel de relevância” (segundo parágrafo).
  • C: “bens”, em “com a finalidade de proteger o cidadão, a sociedade e os bens públicos e privados” (segundo parágrafo).
  • D: “conflitos”, em “diminuindo conflitos e gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia” (terceiro parágrafo).
  • E: “constitucionais”, em “a polícia militar, além de suas atribuições constitucionais, desempenha várias outras atribuições” (terceiro parágrafo).

No texto 1A2-I, o emprego da vírgula no trecho “Nesse contexto, a polícia militar tem papel de relevância” (segundo parágrafo) deve-se ao mesmo motivo que justifica o uso dessa pontuação imediatamente após o trecho
  • A: “Nos dias atuais” (terceiro parágrafo).
  • B: “no cotidiano das pessoas” (terceiro parágrafo).
  • C: “na medida em que colabora com todos os segmentos da sociedade” (terceiro parágrafo).
  • D: “a polícia militar cuida daquilo que está acontecendo ou que acabou de acontecer” (quarto parágrafo).
  • E: “a polícia militar é aquela que cuida e previne” (quarto parágrafo).

De acordo com as ideias do texto 1A2-I, de forma geral, a polícia
militar distingue-se da polícia civil por
  • A: fazer rondas e investigar os cidadãos.
  • B: realizar o patrulhamento ostensivo à paisana.
  • C: cuidar da ocorrência de crimes e preveni-los.
  • D: andar fardada a fim de intimidar os cidadãos.
  • E: proteger segmentos específicos da sociedade.

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