Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 43 questões.
As frases listadas a seguir pertencem ao livro A Cidade e as Serras, de Eça de Queiroz. Assinale aquela em que a forma “baixo” está mal-empregada.
  • A: “Na sala nobre da sua casa (à Pampulha) pendurou sobre os damascos o retrato do “seu Salvador”, enfeitado de palmitos como um retábulo e, por baixo, a bengala que as magnânimas mãos reais tinham erguido do lixo”.
  • B: “... e de fundas milhas de ruas, cortadas, por baixo e por cima, de fios de telégrafos, de fios de telefones, de canos de gases...”.
  • C: “Pobre Diana!... dos ombros para baixo nem sei se tem a pele cor de neve ou cor de limão”.
  • D: “Então, ante aqueles seres de superior civilização, sorvendo num silêncio devoto as obscenidades que a Gilberte lhes gania, por baixo do solo de Paris, através de fios mergulhados nos esgotos, cingidos aos canos das fezes – pensei na minha aldeia adormecida”.
  • E: “– Isto pôr aqui também é lindo! – gritou ele de baixo. – E o teu palácio tem um soberbo ar... Pôr onde é a porta?”.

Os segmentos listados a seguir são descritivos e têm por objeto uma pequena casa. Assinale o segmento que apresenta caráter subjetivo na descrição, ou seja, aquele em que o observador participa com opiniões.
  • A: A casa tinha na frente um jardim, com margaridas numerosas, que cercavam alguns vasos de cerâmica rústica.
  • B: A casa mostrava janelas azuis e uma porta larga, que dava acesso a uma pequena sala com muitos objetos decorativos na parede.
  • C: O corredor lateral da casa era simpático e tinha algumas árvores frutíferas, que projetavam uma agradável sombra sobre o terreno.
  • D: O terreno traseiro da casa era dividido em degraus, cada um deles com um tipo predominante de frutas.
  • E: A casa tinha uma pequena varanda na parte de trás, com cadeiras e um tapete de palha em que alguns gatos dormiam.

TEXTO 1 - O IBGE divulgou nesta sexta-feira a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2014 (Pnad), a principal pesquisa demográfica que realiza a cada ano – e que oferece um raio-X sobre a população brasileira.
TEXTO 2 - O Brasil continua envelhecendo
TEXTO 3 - Mais de 80 milhões vivem fora de sua cidade natal
TEXTO 4 - Analfabetismo cai, mas ainda reflete desigualdade regional
TEXTO 5 - Diploma superior é privilégio de apenas 13%
TEXTO 6 - Aumento brusco de 'desocupados’
TEXTO 7 - Trabalho infantil volta a subir
TEXTO 8 - Computadores em casa têm primeira queda Depois de anos de aumento vertiginoso, o número de residências com computador teve a primeira leve queda em 2014, de 49,5% para 49,2%.

Todos os títulos dados aos textos são exemplos de manchetes jornalísticas; tal gênero textual só NÃO mostra a seguinte marca linguística como dominante:
  • A: tendência para a síntese de conteúdos;
  • B: predominância de formas verbais no presente do indicativo;
  • C: preferência por substantivos e verbos;
  • D: ausência de vocábulos subjetivos;
  • E: concessões à linguagem coloquial.

TEXTO 2 - Manual de princípios éticos para sites de medicina e saúde na internet

A veiculação de informações, a oferta de serviços e a venda de produtos médicos na Internet têm o potencial de promover a saúde mas também podem causar danos aos internautas, usuários e consumidores.
O CREMESP define a seguir princípios éticos norteadores de uma política de autorregulamentação e critérios de conduta dos sites de saúde e medicina na Internet.
1) TRANSPARÊNCIA
Deve ser transparente e pública toda informação que possa interferir na compreensão das mensagens veiculadas ou no consumo dos serviços e produtos oferecidos pelos sites com conteúdo de saúde e medicina. Deve estar claro o propósito do site: se é apenas educativo ou se tem fins comerciais na venda de espaço publicitário, produtos, serviços, atenção médica personalizada, assessoria ou aconselhamento. É obrigatória a apresentação dos nomes do responsável, mantenedor e patrocinadores diretos ou indiretos do site.
2) HONESTIDADE
Muitos sites de saúde estão a serviço exclusivamente dos patrocinadores, geralmente empresas de produtos e equipamentos médicos, além da indústria farmacêutica que, em alguns casos, interferem no conteúdo e na linha editorial, pois estão interessados em vender seus produtos.
A verdade deve ser apresentada sem que haja interesses ocultos. Deve estar claro quando o conteúdo educativo ou científico divulgado (afirmações sobre a eficácia, efeitos, impactos ou benefícios de produtos ou serviços de saúde) tiver o objetivo de publicidade, promoção e venda, conforme Resolução CFM N º 1.595/2000.
3) QUALIDADE
A informação de saúde apresentada na Internet deve ser exata, atualizada, de fácil entendimento, em linguagem objetiva e cientificamente fundamentada. Da mesma forma produtos e serviços devem ser apresentados e descritos com exatidão e clareza. Dicas e aconselhamentos em saúde devem ser prestados por profissionais qualificados, com base em estudos, pesquisas, protocolos, consensos e prática clínica.
Os sites com objetivo educativo ou científico devem garantir a autonomia e independência de sua política editorial e de suas práticas, sem vínculo ou interferência de eventuais patrocinadores.
Deve estar visível a data da publicação ou da revisão da informação, para que o usuário tenha certeza da atualidade do site. Os sites devem citar todas as fontes utilizadas para as informações, critério de seleção de conteúdo e política editorial do site, com destaque para nome e contato com os responsáveis.

O título do texto 2 já define o seu conteúdo como:
  • A: preditivo;
  • B: informativo;
  • C: publicitário;
  • D: normativo;
  • E: instrucional.

Considere as passagens do segundo parágrafo:
•  Não só no Brasil, mas no mundo.
•  Segundo a ONU, até 828 milhões de pessoas, quase 10% da população mundial, passam fome.
• … cerca de um terço de todo alimento produzido no mundo é perdido ou desperdiçado…
As expressões “Não só … mas”, “Segundo” e “ou” estabelecem, correta e respectivamente, relações de sentido de:
  • A: adversidade, condição e explicação.
  • B: adição, conformidade e alternância.
  • C: comparação, finalidade e alternância.
  • D: adição, comparação e alternância.
  • E: adversidade, conformidade e causa.

Com referência às estruturas linguísticas e ao vocabulário empregados no texto CG2A1-II, julgue os itens que se seguem.

No início do primeiro período do segundo parágrafo, caso os vocábulos “Foi” e “que” fossem suprimidos, a correção e o sentido do texto seriam mantidos desde que o vocábulo “com”, no início da sentença, fosse grafado com inicial maiúscula e uma vírgula fosse empregada logo após “políticos”.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Com referência às estruturas linguísticas e ao vocabulário empregados no texto CG2A1-II, julgue os itens que se seguem.

No último parágrafo, a substituição do vocábulo “somente” por ,strong>mormente não prejudicaria a correção nem a coerência do texto, mas o seu sentido original seria alterado.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Com referência às estruturas linguísticas e ao vocabulário empregados no texto CG2A1-II, julgue os itens que se seguem.

Estariam mantidos os sentidos e a correção gramatical do texto caso o trecho “instituiu a” (primeiro parágrafo) fosse substituído por deu início à.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Julgue os itens seguintes, de acordo com as ideias do texto CG2A1-II.

Para a implementação efetiva dos direitos, são imprescindíveis a realização de políticas públicas e a participação popular na formulação dessas políticas.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Julgue os itens seguintes, de acordo com as ideias do texto CG2A1-II.

Antes do ano de 1988, não havia mecanismos de controle social institucionalizados no Brasil.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Exibindo de 1 até 10 de 43 questões.