Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 21 questões.
Assinale a alternativa em que a conjunção destacada estabelece uma relação de comparação entre as orações.
  • A: Mas a queda expressiva de 9,7% no rendimento real habitual em um ano mostra que problemas novos desafiam aqueles que conseguiram manter uma ocupação remunerada.
  • B: Mas a recuperação tem sido lenta, razão pela qual persistem alguns números absolutos que preocupam.
  • C: E a melhora ocorre num período em que a inflação subiu acentuadamente e se mantém em níveis muito altos.
  • D: Em números absolutos, isso significa que, embora o desemprego venha diminuindo, ainda há 12 milhões de trabalhadores sem ocupação.
  • E: Como outros indicadores negativos das condições do mercado de trabalho, também este vem diminuindo nos últimos meses...

Na frase do segundo quadrinho “… se tivéssemos um dinheirinho, poderíamos comprar mais biscoitos…”, o termo destacado tem sentido de
  • A: oposição.
  • B: causa.
  • C: tempo.
  • D: condição.
  • E: adição.

Considere os seguintes trechos do texto:
•  Não me lembro é do que escrevi que fez tanto bem a uma pessoa (1ºparágrafo)
•  … tem força ainda para dar uma pequena e absurda pena de rasgá-la (5º parágrafo)

No contexto em que estão empregados, os vocábulos destacados expressam, respectivamente, as ideias de
  • A: finalidade; causa.
  • B: intensidade; finalidade
  • C: instrumento; modo.
  • D: modo; direção.
  • E: causa; intensidade.

Considere as passagens do segundo parágrafo:
•  Não só no Brasil, mas no mundo.
•  Segundo a ONU, até 828 milhões de pessoas, quase 10% da população mundial, passam fome.
• … cerca de um terço de todo alimento produzido no mundo é perdido ou desperdiçado…
As expressões “Não só … mas”, “Segundo” e “ou” estabelecem, correta e respectivamente, relações de sentido de:
  • A: adversidade, condição e explicação.
  • B: adição, conformidade e alternância.
  • C: comparação, finalidade e alternância.
  • D: adição, comparação e alternância.
  • E: adversidade, conformidade e causa.

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de colocação pronominal e de pontuação.
  • A: Se encolhera, a galinha, num canto da cozinha e não olhava para ninguém e ninguém para ela.
  • B: Quando escolheram-na, apalparam sua intimidade, e não souberam dizer se era gorda ou magra.
  • C: A galinha escolhia com urgência outro rumo, e a perseguição agora se tornou mais intensa.
  • D: O dono da casa, lembrou-se da dupla necessidade de fazer algum esporte e de almoçar.
  • E: O rapaz perseguiu a galinha e tendo alcançado-a, carregou-a por uma asa em triunfo.

A pontuação está de acordo com a norma-padrão em:
  • A: Ao pagar em dinheiro tem-se a impressão, de não estar gastando.
  • B: É importante valorizar, mais as relações; e menos os objetos.
  • C: O consumismo, pode ser considerado: uma doença psicológica.
  • D: Quando uma pessoa está viciada em comprar, deve ser alertada.
  • E: Eles tentaram mas, não conseguiram deixar de comprar o casaco.



Considere as passagens:

•  ... o que seria uma verdadeira estopada, um suplício sem fim. (1o parágrafo)
•  ... pois isso de nomes é mera convenção terrena. (2o parágrafo)
•  O pior são os que atrapalham a escrita, morrendo antes do tempo... (2o parágrafo)

Sem prejuízo ao texto, as expressões destacadas podem ser substituídas, correta e respectivamente, por:
  • A: inacabável; é frequente por aqui; morrendo prematuramente.
  • B: ilimitado; é impopular por aqui; morrendo postumamente.
  • C: interminável; é costume por aqui; morrendo subitamente.
  • D: infinito; é raro por aqui; morrendo paulatinamente.
  • E: incessante; é inabitual por aqui; morrendo precocemente.


Assinale a alternativa em que se reescreve, de acordo com a norma-padrão, a passagem: “... onde a gente se entrega a um sério trabalho de estatística: tem-se de anotar a chegada de cada um e comunicar-lhe o respectivo número...”
  • A: ... onde nós nos entregamos a um sério trabalho de estatística: temos de anotar a chegada de cada pessoa e comunicar a ela o respectivo número...
  • B: ... onde nós se entregamos a um sério trabalho de estatística: temos de anotar a chegada de cada pessoa e comunicar ela o respectivo número...
  • C: ... onde nós entregamos a um sério trabalho de estatística: temos de anotar a chegada de cada pessoa e comunicar ela do respectivo número...
  • D: ... onde nós se entregamos um sério trabalho de estatística: temos de anotar a chegada de cada pessoa e comunicá-la o respectivo número...
  • E: ... onde nós nos entregamos a um sério trabalho de estatística: temos de anotar a chegada de cada pessoa e comunicar-lhe do respectivo número...



Conforme o texto, o amigo morto do narrador desconfiou que tinha visto Deus porque
  • A: o velhinho simpático disse “Até outra vez se Eu quiser!”, ao sair do escritório.
  • B: a inspeção do velhinho o desconcertou a ponto de errar a escrita de uma palavra.
  • C: o escritório recebeu uma visita surpresa e todos ficaram atrapalhados com a situação
  • D: a conversa descontraída com os Santos, no almoço, foi seguida de uma inspeção.
  • E: o velhinho transbordava simpatia enquanto inspecionava o trabalho no escritório.


Assinale a alternativa cujo enunciado, devidamente pontuado, explica corretamente o que o amigo morto do narrador quis dizer com a frase “Uma pena!”
  • A: Os pacientes querem morrer, e os médicos optam pela autanásia, em nome da honra, o que é uma pena para nossa escrita.
  • B: Os médicos que honram sua profissão, não praticam a eutanásia o que é uma pena, pois com isso, se evitariam erros na escrita.
  • C: Os médicos, às vezes não conseguem evitar a morte de seus pacientes. É uma pena, porque chegam aqui antes do tempo.
  • D: É uma pena que os médicos não pratiquem a eutanásia, pois ela evitaria a sobrevida artificial e não atrapalharia nossa escrita.
  • E: Muitas vezes, as pessoas morrem antes do tempo. Isso é uma pena já que os médicos não concordam com a prática da eutanásia.

Exibindo de 1 até 10 de 21 questões.