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Foram encontradas 10 questões.
Uma das marcas da textualidade é a coerência. Entre as frases abaixo, assinale aquela que se mostra incoerente.
  • A: O caminho que desce e o caminho que sobe são os mesmos.
  • B: Há coisas que são tão sérias, que você tem que rir delas.
  • C: Se o mundo fosse bom, o dono morava nele.
  • D: Eu não creio em Deus, mas tenho medo dele.
  • E: O problema com as crianças é que elas não são retornáveis.

Nas frases abaixo, foi empregada a preposição COM, com valor nocional.

Assinale a frase cujo valor semântico da preposição está corretamente indicado
  • A: Ler um livro, para mim, é ausentar-me com o autor / modo.
  • B: O livro é um pássaro com mais de cem asas para voar / companhia.
  • C: Decidi sair do jogo enquanto estou com a bola, em vez de esperar que ela me escape / estado.
  • D: Quando você possuiu um livro com mente e espírito, você enriqueceu / tempo.
  • E: Fotografe com a cabeça e não só com a câmera: seja repórter 24h por dia / matéria.

Entre as opções abaixo, assinale aquela em que o aumentativo sublinhado perdeu o valor de aumentativo, designando uma outra realidade.
  • A: O entregador tocou a campainha e ficou esperando no portão.
  • B: O fazendeiro tinha um cachorrão para vigiar a plantação.
  • C: O panelão da feijoada já estava sobre o fogão.
  • D: O apartamento tinha um varandão na frente.
  • E: Na parte de trás, havia um terrenão para o plantio de frutas.

Todas as frases abaixo foram reescritas após um deslocamento de termos, com a finalidade de criar-se um pleonasmo.

Assinale a opção em que essa modificação foi feita de forma adequada.
  • A: Quem não está comigo está contra mim / Está contra mim aquele que não está comigo.
  • B: Aceite meu conselho. Eu não o uso mesmo / Meu conselho, aceite-o. Eu não o uso mesmo.
  • C: Os amigos são como os táxis, quando faz mau tempo, escasseiam / Escasseiam os amigos quando faz mau tempo, como os táxis.
  • D: A amizade é um comércio desinteressado entre amigos / A amizade, entre amigos, é um comércio desinteressado.
  • E: Escreva na areia as falhas de teu amigo / As falhas de teu amigo, escreva-lhes na areia.

Assinala a frase em que a troca de posição dos termos sublinhados modifica o sentido original da frase.
  • A: As principais ameaças nessa vida são as pessoas que querem mudar tudo.
  • B: A dificuldade reside não nas novas ideias, mas em escapar das velhas.
  • C: A mais curta distância entre dois pontos está sob construção.
  • D: Trabalho duro e uma atitude apropriada preparam você para os golpes de sorte.
  • E: O preço da liberdade é a eterna vigilância.

Assinale a frase abaixo que exemplifica uma interrogação direta e não uma interrogação indireta ou retórica.
  • A: Quem pode orgulhar-se de nunca se ter enganado?
  • B: Já não te disse isso antes?
  • C: Quem virá à festa?
  • D: O senhor pode andar mais depressa?
  • E: Você pode me dar licença?

Em todas as opções abaixo há uma oração reduzida de infinitivo, que foi modificada, respectivamente, para uma oração desenvolvida e, a seguir, para uma estrutura nominal.



Assinale a opção em que houve erro numa dessas modificações.
  • A: Poucas palavras têm o poder de “meu” para afastar as pessoas / Poucas palavras têm o poder de “meu” para que afaste as pessoas / Poucas palavras têm o poder de “meu” para o afastamento das pessoas.
  • B: Algumas pessoas estão vivas apenas porque é ilegal matá-las / Algumas pessoas estão vivas apenas porque é ilegal que as matem / Algumas pessoas estão vivas apenas porque é ilegal a sua morte.
  • C: A boa educação consiste em ocultar o alto conceito que temos a nosso respeito / A boa educação consiste em que se oculte o alto conceito que temos a nosso respeito / A boa educação consiste no ocultamento do alto conceito que temos a nosso respeito.
  • D: Nunca acreditei em nada até ser oficialmente negado / Nunca acreditei em nada até que fosse oficialmente negado / Nunca acreditei em nada até a negação oficial.
  • E: Chamávamos de céticos aqueles que tinham ilusões diferentes das nossas sem nos preocupar em saber se eles tinham outras / Chamávamos de céticos aqueles que tinham ilusões diferentes das nossas sem que nos preocupemos em saber se eles tinham outras / Chamávamos de céticos aqueles que tinham ilusões diferentes das nossas sem a preocupação de saber se eles tinham outras.

Em todas as opções abaixo, há um termo ou segmento sublinhado; assinale a opção em que esse termo ou segmento não mostra duplicidade de sentido em referência ao conteúdo da frase
  • A: Não há nenhum futuro em viagem no tempo.
  • B: Não ligue para os problemas da vida, pois eles não têm telefone.
  • C: O futuro é apenas outro nome para um presente que ainda não desembrulhamos.
  • D: Tempo é um oceano, mas ele termina na costa.
  • E: O governo não devia preocupar-se com o meio ambiente, mas com o ambiente inteiro.

Na frase “Não se deliberam sentimentos; ama-se ou aborrece-se, conforme o coração quer”, as três formas do vocábulo SE são respectivamente classificadas como
  • A: pronome apassivador / indeterminador do sujeito / indeterminador do sujeito.
  • B: pronome apassivador / pronome apassivador / pronome apassivador.
  • C: indeterminador do sujeito / indeterminador do sujeito / indeterminador do sujeito.
  • D: pronome reflexivo / pronome apassivador / indeterminador do sujeito.
  • E: pronome apassivador / pronome reflexivo / pronome reflexivo.

Em todas as frases abaixo há comparações; assinale a opção em que a comparação estabelecida não
está explicada.
  • A: Os homens são como os livros, muitas vezes são apreciados tarde em demasia.
  • B: Homens são como traduções. Os bonitos não são fiéis. E os fiéis não são bonitos.
  • C: Os homens mais felizes, assim como as nações mais felizes, não têm história.
  • D: Os homens, como sonho, nunca são como imaginamos.
  • E: Como Miss América, meu objetivo é trazer a paz para o mundo inteiro.

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