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Foram encontradas 20 questões.
O sujeito da oração abaixo é classificado como:

“Tanto os cientistas quanto os religiosos estão temerosos”
  • A: Simples.
  • B: Oculto.
  • C: Indeterminado.
  • D: Composto.

Quanto à concordância verbal, assinale a correta:
  • A: Haviam muitas dúvidas a serem esclarecidas.
  • B: Bateu três horas, no relógio da matriz.
  • C: O relógio bateu cinco horas.
  • D: Jonas ou Juca serão o presidente do grêmio.

A classificação gramatical das palavras destacadas na frase: “Chega suado e veloz do batente.” está correta, respectivamente, em:
  • A: Verbo, adjetivo, preposição, substantivo.
  • B: Verbo, adjetivo, conjunção, substantivo.
  • C: Verbo, adjetivo, artigo, adjetivo.
  • D: Verbo, substantivo, conjunção, substantivo.

Considere o uso adequado das palavras mal/mau:

I. ____ pude abraçá-la em meio à multidão.
II. Não é um homem confiável, tem ____ caráter.
III. Eram pessoas ____ encaradas e nos assustavam.
IV. ____ começamos a reunião, o diretor começou a passar_____.
V. Reclamar de tudo é bastante ____ para o convívio com outras pessoas.

Complete as colunas e assinale a sequência correta e respectivamente:
  • A: Mal, mau, mal, mal, mal, mau.
  • B: Mau, mau, mau, mal, mal, mau.
  • C: Mal, mau, mal, mal, mal, mau.
  • D: Mal, mau, mal, mal, mau, mal.

Indique em qual o uso do “porquê” está correto.
  • A: Porque todos estão tão calados?
  • B: Voltei porque sinto saudades daqui.
  • C: Quero que me digam o porque dessa discussão.
  • D: Só eu sei as dores porque passei.

Leia o texto com atenção.

As palavras destacadas são classificadas quanto à formação de palavras como:

“E na sua meninice ele um dia me disse
Chega no morro com o carregamento
Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador”
  • A: Compostas pelo processo de derivação sufixal.
  • B: Compostas pelo processo de derivação prefixal.
  • C: Compostas pelo processo de derivação parassintética.
  • D: Compostas pelo processo de derivação imprópria.

Leia o texto com atenção.

Os termos destacados, são classificados correta e respectivamente, sintaticamente, como:

“Um lenço e uma penca de documentos
Pra finalmente eu me identificar, olha ...”
  • A: Advérbio de negação, objeto indireto, advérbio de lugar.
  • B: Advérbio de finalidade, objeto indireto, advérbio de lugar.
  • C: Advérbio de finalidade, objeto indireto, advérbio de lugar.
  • D: Advérbio de modo, objeto direto, advérbio de tempo.

Leia o texto com atenção.



“E eu não tinha nem nome pra lhe dar...”. O pronome destacado na frase tem função sintática de:
  • A: Objeto direto.
  • B: Objeto indireto.
  • C: Agente da passiva.
  • D: Sujeito.

Leia o texto com atenção.



Analise o texto:

“Quando, seu moço, nasceu meu rebento
Não era o momento dele rebentar...”

O sentido que a palavra destacada não é próprio no texto:
  • A: Filho.
  • B: O que se gera.
  • C: Descendente.
  • D: Desespero.

Leia o texto com atenção.



Compare a letra da música com a tirinha e marque a alternativa correta entre os dois textos:

  • A: Ambos omitem problemas da infância.
  • B: O texto “O meu guri” retrata a vida de um menino que vive de forma ilícita e a tirinha mostra um menino com funções que não o deixam brincar.
  • C: Ambos evidenciam o valor de ser criança.
  • D: Apenas no primeiro, o menino quer ser criança e não tem tempo para desfrutar da sua infância.

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