Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 26 questões.
Sobre funções da linguagem, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta:

( ) Emissor: quem fala, escreve, desenha, faz os gestos, etc.
( ) Receptor: quem ouve, lê, interpreta os gestos, etc.
( ) Mensagem: o conteúdo daquilo que o receptor comunica.
( ) Código: sistema utilizado pelo emissor para compor a mensagem. (Ex: língua oral / escrita, língua de sinais, pintura, placas de trânsito).
( ) Canal: meio, ou veículo pelo qual a mensagem é transmitida. (Ex: ar, papel, telefone, TV, internet).
  • A: V – V – V – F – F.
  • B: V – V – F – V – V.
  • C: V – V – V – V – F.
  • D: V – V – V – V – V.

Relacione as colunas sobre significação, ou forma entre as palavras e assinale a alternativa correta.

COLUNA I.
A- Sinônimos.
B- Antônimos.
C- Homônimos.
D- Parônimos.
E- Polissemia.

COLUNA II.
(1) Emergir (subir, aparecer na superfície) – imergir (afundar).
(2) Nos feriados, as estradas ficam congestionadas. Nos feriados, as rodovias ficam congestionadas.
(3) Cobre (metal) – cobre (verbo).
(4) Ela mora longe da escola, mas perto da casa dos avós.
(5) O Brasil precisa ser respeitado também em outros campos; não só no futebol.
  • A: A (1) – B (5) – C (2) – D (4) – E (3).
  • B: A (2) – B (4) – C (1) – D (3) – E (5).
  • C: A (2) – B (4) – C (3) – D (1) – E (5).
  • D: A (4) – B (2) – C (3) – D (5) – E (1)

Sobre os tipos de linguagem, marque (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa correta:

( ) Em sentido amplo, pode-se entender por linguagem, qualquer processo de comunicação.
( ) A mímica, usada pelos surdos-mudos e pelos estrangeiros que não sabem a língua de um país, é um tipo de linguagem.
( ) O semáforo, o sistema de sinais com que se dão avisos aos navios e aviões que se aproximam das costas, ou dos aeroportos, também é um tipo de linguagem.
( ) A transmissão de mensagens por meio de bandeiras, ou espelhos ao sol, empregada por marujos, escoteiros, não é um processo de comunicação.
( ) Para a linguística, só apresenta interesse o tipo de linguagem que se exterioriza pela palavra humana, fruto de uma atividade mental superior e criadora.
  • A: V – V – V – F – V.
  • B: V – V – V – V – F.
  • C: F – V – V – V – V.
  • D: V – V – V – V – V.

Analise o quadrinho para responder à questão.

                                                                                Fonte: https://br.pinterest.com/pin/299841287675846324/

Ainda no quadrinho, a palavra por quê está grafada, separadamente, e acentuada corretamente:
  • A: Porque é um substantivo.
  • B: Porque é um pronome relativo em final de frase.
  • C: Porque é uma conjunção.
  • D: Porque é um pronome interrogativo em final de frase.

Analise o quadrinho para responder à questão.

                                                                                Fonte: https://br.pinterest.com/pin/299841287675846324/

Na resposta de José Carlos, as palavras bebê, adolescente e adulto, têm a função de:
  • A: Predicativo do objeto.
  • B: Predicativo do sujeito.
  • C: Sujeito.
  • D: Objeto direto.

Leia o poema de Cecília Meireles para responder à questão.



Quanto a encontros vocálicos, as palavras do poema (ainda, naufragar, deixando) são:
  • A: Hiato, ditongo, hiato.
  • B: Hiato, hiato, hiato.
  • C: Hiato, ditongo, ditongo.
  • D: Ditongo, ditongo, ditongo.

Leia o poema de Cecília Meireles para responder à questão.



Na 3ª estrofe, 1º verso, “Coração, por que chorais?”, a palavra grifada é:
  • A: Pronome interrogativo.
  • B: Conjunção coordenativa explicativa.
  • C: Conjunção subordinativa causal.
  • D: Pronome relativo.

Leia o poema de Cecília Meireles para responder à questão.

De acordo com o poema “Ninguém venha me dar vida”, assinale a alternativa incorreta.
  • A: O eu lírico diz que está morrendo de amor e está feliz em morrer assim.
  • B: A poetisa afirma no poema, que não sente dor, nem mal algum, por estar morrendo de amor.
  • C: O eu lírico expressa que não quer se curar, apesar de estar com o sonho ferido.
  • D: Finaliza a autora, dizendo para não se guardar o amor dela, que ela não quis, quem a quis.

Sobre figuras de linguagem, marque (C) correto ou (I) incorreto e assinale a alternativa verdadeira.

( ) Conotação: sentido denotativo, literal, comum; também chamado sentido próprio, que exprime a significação mais usual da palavra, primeiro sentido no dicionário.
( ) Denotação: sentido conotativo, figurado; dependente de um contexto específico, particular.
( ) Metáfora: emprego de uma palavra ou expressão com um sentido diferente do usual, a partir de uma comparação subentendida entre dois elementos.
( ) Antítese: emprego de palavras (ou expressões) de sentidos opostos.
( ) Hipérbole: exagero intencional para impressionar o ouvinte (ou leitor).
( ) Eufemismo: suavização do sentido de ideias desagradáveis, chocantes (ou constrangedoras).
  • A: I – I – C – C – C – C.
  • B: C – C – C – C – C – I.
  • C: C – C – I – C – C – C.
  • D: C – C – C – I – I – C.

Veja o uso de há (verbo) ou a (preposição) e marque a alternativa incorreta.
  • A: O ônibus saiu há cinco horas.
  • B: Daqui a pouco, ela se casará.
  • C: Resido a cinco quadras do hospital.
  • D: Não a encontro a duas semanas.

Exibindo de 1 até 10 de 26 questões.