Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 20 questões.
Leia o texto para responder à questão.

Considere o trecho: “[...] A criatividade de uma nação está ligada à capacidade de pensar e teorizar, o que requer uma boa educação, livre de condicionamentos limitantes. Porém, como venho falando também, o modelo tradicional de ensino brasileiro e em muitos lugares do mundo, bloqueou nossa criatividade [...]” (Linhas 14-16)

A conjunção “porém” insere no trecho uma ideia de
  • A: adversidade.
  • B: conclusão.
  • C: explicação.
  • D: causa.
  • E: consequência.

Leia o texto para responder à questão.

Considere o uso do sinal indicativo de crase no trecho: “A criatividade de uma nação está ligada à capacidade de pensar e teorizar, o que requer uma boa educação, livre de condicionamentos limitantes.” (Linhas 14-15)

O sinal indicativo de crase foi usado no trecho acima porque se verifica a ocorrência de
  • A: locução adverbial feminina.
  • B: fusão de ‘a’ (preposição) + ‘a’ (artigo feminino).
  • C: locução conjuntiva feminina.
  • D: locução prepositiva feminina.
  • E: locução adjetiva feminina.

Leia o texto para responder à questão.

Analise os usos dos pronomes oblíquos átonos nos trechos:

I- “Não se contente com conteúdos rasos, o Google está aí.” (Linha 33)
II- “[...] bloqueou nossa criatividade nos fazendo acreditar que o conhecimento [...] (Linha 16)

Sobre esses usos, é CORRETO afirmar:
  • A: Em I e II, a próclise é obrigatória pela presença de palavra atrativa.
  • B: Em I, ocorre próclise facultativa, pela ausência de palavra atrativa.
  • C: Em I e II, ocorre próclise facultativa pela ausência de palavra atrativa.
  • D: Em II, ocorre a próclise obrigatória pela presença de palavra atrativa.
  • E: Em I, ocorre próclise obrigatória pela presença da palavra atrativa.

Leia o texto para responder à questão.

Considere o trecho: “Normalmente a boa ideia surge, nem que seja uma boa desculpa para validar o porquê seu projeto deu “errado”. Então, por que deixamos que a criatividade apareça apenas quando não há mais possibilidades senão agir através dela?” (Linhas 24-26)

Comparando os usos dos termos “porquê” e “por que” no trecho acima, é CORRETO afirmar que a grafia do primeiro termo se justifica por ter sido ele usado como
  • A: substantivo.
  • B: conjunção.
  • C: pronome.
  • D: preposição.
  • E: advérbio.

Leia o texto para responder à questão.

Tendo em vista os tipos de linguagem, é CORRETO afirmar que, no texto, predomina a linguagem
  • A: conotativa.
  • B: informal.
  • C: denotativa.
  • D: técnica.
  • E: regional.

Leia o texto para responder à questão.

De acordo com o texto, um dos responsáveis por tolher a nossa criatividade é a/o
  • A: tecnologia.
  • B: sociedade.
  • C: família.
  • D: empresa.
  • E: ensino tradicional.

Leia o texto para responder à questão.

Assinale a afirmativa que está em desacordo com as ideias defendidas no texto tendo em vista a aprendizagem contínua.
  • A: Devem-se buscar informações que promovam a reflexão.
  • B: Podem-se adquirir conhecimentos através de diferentes meios.
  • C: É importante levantar questionamentos e buscar respostas.
  • D: É necessário buscar os conteúdos mais simples no Google.
  • E: É preciso ter vontade de aprender cada vez mais.

Leia o texto para responder à questão.

Conforme o texto, um dos aspectos que impedem o desenvolvimento da criatividade é a/o
  • A: educação.
  • B: liberdade.
  • C: passividade.
  • D: reflexão.
  • E: erro.

Leia o texto para responder à questão.

De acordo com o texto, a criatividade é
  • A: um dom com o qual já se nasce.
  • B: uma habilidade que pode ser desenvolvida.
  • C: uma habilidade própria dos artistas.
  • D: uma aptidão reservada a poucos.
  • E: uma vocação dos sonhadores.

Leia o texto para responder à questão.



Considere o trecho: “A nova era tecnológica irá apresentar desafios que antes não existiam e requer que estejamos preparados para nos mantermos atentos para encontrar novas respostas, através do pensamento crítico e de linhas de raciocínio disruptivas e inovadoras.” (Linhas 3-5)

A palavra disruptiva foi usada, no trecho acima, com sentido de
  • A: padronizadas.
  • B: ultrapassadas.
  • C: conservadoras.
  • D: transformadoras.
  • E: fixas.

Exibindo de 1 até 10 de 20 questões.