Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 30 questões.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Releia este trecho.

“Se entre as bactérias houver variação genética que as torne mais suscetíveis ao antibiótico do que outras, uma dose intermediária será sob medida para uma seleção benéfica aos genes que favorecem a resistência.”

A conjunção que aparece no início do excerto confere a ele uma ideia
  • A: restritiva.
  • B: concessiva.
  • C: condicional.
  • D: circunstancial.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Os verbos destacados a seguir estão corretamente classificados quanto à sua transitividade nos parênteses, exceto:
  • A:Causou-me certa irritação ler um folheto [...]” (BITRANSITIVO)
  • B: “[...] genes que favorecem a resistência.” (TRANSITIVO DIRETO)
  • C: “[...] a justificativa apresentada preocupou-me.” (TRANSITIVO INDIRETO).
  • D: “[...] alertando sobre o perigo de parar de tomar comprimidos [...]” (TRANSITIVO INDIRETO)

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Releia este trecho.

“Mas falar em esperteza e aprendizado para bactérias é confundir o público, e sobretudo não ajuda o paciente a compreender por que ele deve seguir a instrução de continuar tomando comprimidos até o fim.”

Considere as afirmativas a seguir a respeito do termo destacado.

I. Trata-se, nesse contexto, de um advérbio, que por definição gramatical é invariável.
II. Pode ser, em alguns contextos, um substantivo, ou grafado separadamente (sobre tudo), em outros.
III. Pode ser substituído pela palavra “mormente”, sem alteração do sentido da frase.

Estão corretas as afirmativas
  • A: I e II, apenas.
  • B: I e III, apenas.
  • C: II e III, apenas.
  • D: I, II e III.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

O autor desse texto defende a ideia que
  • A: o texto do folheto deve ser escrito de forma mais coloquial para compreensão de seus leitores.
  • B: a colocação de termos científicos pode ajudar na compreensão dos leitores e sensibilizá-los em relação ao assunto.
  • C: o uso de metáforas, como as utilizadas no trecho, prejudica a compreensão dos usuários das informações do folheto.
  • D: a explicação do que ocorre, do ponto de vista científico, pode ajudar na compreensão, por parte dos leitores, do problema.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

A respeito desse texto, analise as seguintes afirmativas.

I. O verbo “colocar” está no imperativo, o que indica injunção.
II. O pronome “desses” foi utilizado incorretamente; a forma correta seria “destes”.
III. O verbo “colocar” está conjugado incorretamente; a forma correta é “coloque”.

Estão corretas as afirmativas
  • A: I e II, apenas.
  • B: I e III, apenas.
  • C: II e III, apenas.
  • D: I, II e III.

Leia o texto a seguir para responder à questão.



A respeito desse texto, analise as seguintes afirmativas.

I. “Superbactéria” está grafada de forma incorreta, uma vez que o prefixo “super” deve estar separado da palavra “bactéria”.
II. A locução “vai ser” pode ser substituída por “será” sem prejuízo de sentido ao texto e sem infringir a norma-padrão.
III. “Rapaz” deve ser isolado por vírgula, uma vez que se trata de vocativo.

Estão corretas as afirmativas
  • A: I e II, apenas.
  • B: I e III, apenas.
  • C: II e III, apenas.
  • D: I, II e III.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

São características presentes no texto, exceto:
  • A: Linguagem verbal.
  • B: Multimodalidade.
  • C: Conotatividade.
  • D: Objetividade.

Leia o texto II a seguir para responder à questão.

Texto I



Texto II

As informações do texto II
  • A: complementam as informações do texto I.
  • B: divergem das informações do texto I.
  • C: são iguais às informações do texto I, diferenciando-se sua apresentação em função do gênero textual utilizado.
  • D: tratam de temática diferente da temática do texto I.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Assinale a alternativa em que a ideia registrada entre parênteses não está presente no respectivo trecho.
  • A: “[..] não só para o caso dos porcos, frangos e pacientes na China, mas para o uso veterinário e médico de antibióticos como um todo.” (ADIÇÃO)
  • B: “O MCR-1 foi encontrado em 166 de 804 animais analisados, e em 78 de 523 amostras de carne crua.” (CONCLUSÃO)
  • C: “Agora, a dimensão global do problema ganhou um mapeamento inédito juntando pesquisas já feitas medindo a presença de microrganismos resistentes em alimentos de origem animal em países de baixa e média renda [...]” (TEMPO)
  • D: “Não quer dizer que o estudo considere o país como um todo, mas pontos que já foram submetidos a pesquisas [...]” (RETIFICAÇÃO)

Leia o texto a seguir para responder à questão.

São recursos linguísticos presentes no texto, exceto:
  • A: Pergunta retórica.
  • B: Argumento de autoridade.
  • C: Linguagem formal.
  • D: Ironia.

Exibindo de 1 até 10 de 30 questões.