Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 29 questões.
A frase abaixo que mostra uma visão positiva da universidade é:
  • A: O que me estarrece nos universitários é a modéstia de suas ambições;
  • B: A universidade perturba a mente dos jovens e inflama seu intelecto;
  • C: As universidades são lugares onde os cascalhos são polidos e os brilhantes embaciados;
  • D: A política nas universidades é tão furiosa exatamente porque os benefícios são tão pequenos;
  • E: Um título universitário não encurta o tamanho de suas orelhas. Nada mais faz do que ocultá-lo.

A frase abaixo em que a grafia da palavra sublinhada está correta
é:
  • A: Não vejo porque os homens que creem em elétrons devam considerar-se menos crédulos do que os homens que creem em anjos.
  • B: As universidades são lugares aonde os cascalhos são polidos e os brilhantes embaciados;
  • C: A educação deve ter algo haver com a tolice dominante nas crianças;
  • D: Nem todos os professores estão afim de fazer seus alunos progredir;
  • E: Ao invés de falar, o inteligente caça.

A frase abaixo que, ao contrário das demais, não apresenta uma
estrutura na voz passiva:
  • A: Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar;
  • B: Má é uma opinião que não pode ser mudada;
  • C: Um problema está, de início, resolvido, se está bem colocado;
  • D: Se você quiser ser uma ponte, precisa estar preparado para ser pisado;
  • E: De erro em erro descobre-se a verdade inteira.

A frase abaixo que se estrutura a partir de um outro texto
bastante conhecido (intertextualidade) é:
  • A: Um homem inteligente pensa uma vez antes de falar duas vezes;
  • B: Jamais deveis menosprezar em demasia uma opinião contrária à vossa;
  • C: Até um imbecil passa por inteligente se ficar calado;
  • D: Uma das manifestações da inteligência medíocre é estar sempre contando casos;
  • E: A inteligência é o mais pobre dos atributos humanos.

“Se você é tolo, fique rodeado de pessoas inteligentes. Se você é
inteligente, fique rodeado de pessoas inteligentes que discordam
de você.”
Esse conselho anônimo mostra que nossa inteligência progride
quando:
  • A: Mantemos contato com pessoas diferentes de nós;
  • B: Conhecemos muitas pessoas inteligentes;
  • C: Demonstramos nossa inteligência aos demais;
  • D: Debatemos com nossos inimigos;
  • E: Discutimos nossas convicções.

O segmento abaixo que mostra uma estrutura textual diferente
da que aparece nas definições:
  • A: “A genialidade é uma grande aptidão para a paciência”;
  • B: “A genialidade é uma variedade da loucura”;
  • C: “A educação dos pais é a responsável por jovens preguiçosos”;
  • D: “Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem”;
  • E: “Os gênios são aqueles que dizem muito antes o que se dirá muito depois”.

“A genialidade, bem como a santidade, não se herda”.
Nesse caso, a genialidade e a santidade são:
  • A: Construções pessoais;;
  • B: Frutos de trabalho e dedicação;
  • C: Resultantes de estudo e pesquisa;
  • D: Doações divinas;
  • E: Prêmios aos mais devotados.

“Os deuses deram ao homem o intelecto, que é a maior de todas
as riquezas” (Sófocles, trágico grego)
A forma de redigir-se diferentemente esse pensamento, que
modifica o seu sentido original, é:
  • A: Visto que;
  • B: Sem que;
  • C: Já que;
  • D: Uma vez que;
  • E: Porque.

“Os deuses deram ao homem o intelecto, que é a maior de todas
as riquezas” (Sófocles, trágico grego)
A forma de redigir-se diferentemente esse pensamento, que
modifica o seu sentido original, é:
  • A: O intelecto, a maior de todas as riquezas, foi dado ao homem pelos deuses;
  • B: Os deuses deram o intelecto, que é a maior de todas as riquezas, ao homem;
  • C: Ao homem foi dado pelos deuses o intelecto, a maior de todas as riquezas;
  • D: A maior de todas as riquezas, o intelecto, foi dada pelos deuses ao homem;
  • E: O intelecto foi dado ao homem pelos deuses, como a maior de todas as suas riquezas.

“Não há nada que demonstre tão bem a grandeza e a potência do
intelecto humano, nem a superioridade e a nobreza do homem,
como o fato de ele poder conhecer, compreender por completo e
sentir fortemente a sua pequenez”.
Segundo esse pensamento, o valor máximo da inteligência
humana está em:
  • A: Demonstrar a grandeza e a potência do homem;
  • B: Mostrar a superioridade do homem sobre os demais animais;
  • C: Reconhecer as limitações do ser humano;
  • D: Poder conhecer e compreender tudo por completo;
  • E: Equilibrar as nossas potências racionais e afetivas.

Exibindo de 1 até 10 de 29 questões.