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A hipérbole é uma figura de linguagem que expressa ideia de exagero; a metáfora, por sua vez, expressa ideia de semelhança. As passagens do segundo parágrafo do texto que exemplificam essas figuras são, respectivamente:
  • A: “Em certas casas os agregados eram muito úteis”; “chegava mesmo a dar cabo dela”.
  • B: “o esmagavam com o peso de mil exigências”; “que lhe participava da seiva sem ajudá-la a dar frutos”.
  • C: “se lhe batiam a cada passo com os favores na cara”; “quando contamos a história do finado padrinho de Leonardo”.
  • D: “saltavam-lhe os pais em cima tomando o partido de seu filho”; “intervinha enfim nos mais particulares negócios”.
  • E: “se o filho mais velho da casa, por exemplo, o tomava por seu divertimento”; “que se prendia à árvore familiar”.

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O romance de Manuel Antônio de Almeida aborda costumes da sociedade do Rio de Janeiro do século XIX. Um deles é a presença comum de agregados nas casas. No texto, essa figura é descrita
  • A: com certa reserva, já que se tratava de uma pessoa que não era bem vista pela família.
  • B: por dois vieses, conforme a sua relação com a família: ou era útil a esta ou a explorava.
  • C: de modo divertido, como uma pessoa que surpreendia não raro pelo seu humor e pela sua simpatia.
  • D: como vítima do sistema, uma vez que a família a explorava, chegando a tratá-la como um escravo.
  • E: de forma positiva, dado que os laços afetivos estabelecidos com a família eram legítimos.

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A forma verbal sublinhada expressa ideia de ação em processo no trecho:
  • A: “e está sendo implantado ou avaliado por Alagoas, Amapá, Espírito Santo e São Paulo” (3º parágrafo).
  • B: “o governo cearense acionou um incentivo financeiro”(2º parágrafo).
  • C: “O Ceará, apesar de restrições de renda, destaca-se em alfabetização” (1º parágrafo).
  • D:Replicam-se igualmente as boas iniciativas do ensino médio em Pernambuco” (4º parágrafo).
  • E: “essa rede multilateral e multipartidária pela educação é exemplo de como a sociedade pode se mobilizar” (5º parágrafo).

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O sentido original do texto está mantido com a reescrita do trecho:
  • A: As cidades com liberdade para destinação dos recursos recebem fatia maior do ICMS, obtendo assim resultados melhores.
  • B: São Paulo desenvolve projeto de ensino médio que permite ao estudante escolher disciplinas optativas, o qual se replica em Pernambuco.
  • C: Um dos motivos do êxito é a parceria com os principais encarregados dos primeiros anos de escolarização, isto é, os municípios.
  • D: Apesar de algumas medidas, como formação de professores e material didático estruturado, o governo cearense acionou um incentivo financeiro.
  • E: Destaca-se em alfabetização o Ceará devido às restrições de renda da parceria com os municípios.

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O objetivo do texto é
  • A: analisar o impacto no aumento do ICMS para as políticas públicas educacionais.
  • B: examinar práticas que visem à melhoria das condições de ensino do país.
  • C: criticar a falta de políticas públicas em educação para atender os estados brasileiros.
  • D: contestar os resultados de práticas educacionais chamadas de inovadoras no país.
  • E: descrever as condições do ensino no Ceará, afetado pelas restrições de renda.

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Transpondo-se a forma de tratamento para “você”, os versos “Embarca, pobre de ti, / que há já muito que te espero!” e “Pois digo-te que não quero!” assumem, de acordo com a norma-padrão, as seguintes redações:
  • A: “Embarque, pobre de você, / que há já muito que lhe espero!” e “Pois digo-lhe que não quero!”
  • B: “Embarque, pobre de você, / que há já muito que o espero!” e “Pois digo-lhe que não quero!”
  • C: “Embarque, pobre de você, / que há já muito que o espero!” e “Pois digo-o que não quero!”
  • D: “Embarque, pobre de você, / que há já muito que lhe espero!” e “Pois digo à você que não quero!”
  • E: “Embarque, pobre de você, / que há já muito que espero você!” e “Pois digo-o que não quero!”

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O texto transcrito de Gil Vicente assume caráter
  • A: moralizante, uma vez que traz explícita crítica aos costumes do personagem.
  • B: educativo, pois o personagem reconhece seu erro e, ao final, é perdoado.
  • C: humorístico, com intenção de entreter mais do que condenar comportamentos.
  • D: doutrinário, considerando a devoção do personagem à religião quando em vida.
  • E: edificante, já que o comportamento do personagem se torna exemplo a seguir.

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Na situação apresentada, o sapateiro
  • A: espanta-se com a ideia de ir para o inferno, mas o diabo admite que não pode levá-lo por ter sido um homem cristão em vida.
  • B: opõe-se à ideia de ir para o inferno, alegando que fora religioso em vida, mas o diabo o relembra dos pecados cometidos.
  • C: mostra entusiasmo por seguir na embarcação do diabo e reconhece que, mesmo tendo sido religioso, acha justa a punição.
  • D: sujeita-se à ordem do diabo e toma lugar em sua embarcação, com a esperança de que sua disposição para o trabalho ainda possa salvá-lo.
  • E: confronta o diabo, considerando que este possa se intimidar ao descobrir que fora um homem religioso em vida.

Leia a charge do cartunista Duke para responder à questão.

Nas perguntas do médico “Tem praticado atividades físicas? Mudou hábitos alimentares?”, o sujeito das orações remete a “você”. Se os sujeitos fossem “atividades físicas” e “hábitos alimentares”, essas perguntas assumiriam, em conformidade com a norma-padrão, a seguinte redação:
  • A: Têm sido praticado atividades físicas? Mudaram-se hábitos alimentares?
  • B: Vêm-se praticando atividades físicas? Mudou-se hábitos alimentares?
  • C: Têm sido praticadas atividades físicas? Mudaram hábitos alimentares?
  • D: Atividades físicas tem sido praticadas? Mudou-se hábitos alimentares?
  • E: Atividades físicas vem sendo praticadas? Mudou hábitos alimentares?

Leia a charge do cartunista Duke para responder à questão.

Depreende-se com a leitura da charge que as redes sociais
  • A: melhoram a saúde do homem, quando usadas intensamente.
  • B: podem ocasionar prejuízos à saúde do ser humano.
  • C: promovem situações salutares de convivência humana.
  • D: permitem o aguçamento da percepção das pessoas.
  • E: influenciam pouco a saúde, assim como as atividades físicas.

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