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Leia o texto para responder à questão.

Em “Segundo a pesquisadora” (3º§), o termo destacado apresenta, na frase, uma ideia de:
  • A: Enumeração.
  • B: Circunstância.
  • C: Ordenamento.
  • D: Conformidade.

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Quanto ao emprego do verbo “haver”, as regras de concordância foram plenamente observadas em “Na contramão dessa tendência, no Brasil houve um aumento de 10,4%, com crescimento significativo entre a população jovem.” (1º§) O verbo “haver” foi empregado corretamente em:
  • A: Haviam poucas vagas a serem preenchidas.
  • B: Hão de existir pessoas capazes em nosso grupo.
  • C: Haveriam muitos anos que tal prática não acontece?
  • D: Houveram dois grandes embates na empresa semana passada.

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Assinale a afirmativa que está de acordo com o expresso no primeiro parágrafo.
  • A: Dentre os fatores citados — como hipóteses — pela antropóloga, há uma indicação de responsabilidade atribuída a agentes públicos.
  • B: Alguns fatores citados pela antropóloga Sandra Garcia demonstram efeitos que justificam o crescimento de suicídios entre a população jovem.
  • C: Apesar do aumento dos índices de suicídio no Brasil pode-se afirmar que, de modo proporcional, os indicadores apontam uma tendência mundial.
  • D: No Brasil, os índices de suicídio apresentam um crescimento significativo apenas entre os jovens; em outras partes do mundo o que muda é a faixa etária.

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Pode-se afirmar que o detalhamento acerca da autora da citação inserida no primeiro parágrafo promove no texto:
  • A: A característica que lhe é própria de subjetividade.
  • B: Maior nível de credibilidade acerca das informações e fatos apresentados.
  • C: A compreensão de que as informações apresentadas são de interesse coletivo.
  • D: O acréscimo de uma informação que poderia ser omitida sem alteração de sentido ou intenção comunicativa.

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Tendo em vista o objetivo comunicacional do texto em análise e comparando-o ao primeiro texto, indique a afirmativa correta.
  • A: Os textos em questão possuem o mesmo objetivo comunicacional tendo em vista a estrutura apresentada em cada um.
  • B: O segundo texto pode ser considerado, de modo predominante, de caráter informacional; o que não se aplica ao primeiro texto.
  • C: Pode-se afirmar que, para que haja compreensão do objetivo comunicacional do segundo texto, faz-se obrigatória a leitura do primeiro texto.
  • D: O segundo texto, diferentemente do primeiro texto, tem como principal objetivo persuadir o leitor acerca de uma necessária mudança de comportamento social.

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Acerca da progressão textual interparágrafos, pode-se afirmar que:
  • A: O terceiro parágrafo é iniciado por um termo que introduz um conteúdo pressuposto.
  • B: Não é possível reconhecer qualquer ocorrência de referência de um parágrafo em relação ao outro por meio de elemento coesivo.
  • C: Entre os segundo e terceiro parágrafos, a coesão entre eles é estabelecida por meio de expressão anafórica contribuindo para a progressão textual.
  • D: O quinto parágrafo poderia ser apresentado como quarto parágrafo e o quarto como quinto já que os dois falam sobre a coexistência de saúde e doença.

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“Todavia, pouco explica o porquê disso, [...]” (2º§) Sabendo-se que as palavras recebem diferentes classificações de acordo com a classe em se inserem, analise as afirmativas a seguir.

I. O termo “porquê” classifica-se como substantivo no contexto em análise.
II. O determinante que antecede o “porquê” é elemento responsável por torná-lo um substantivo.
III. Caso o termo “disso” fosse omitido e o “porquê” estivesse no final da frase, não poderia ser classificado como substantivo, mas sim como uma conjunção.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • A: I, II e III.
  • B: III, apenas.
  • C: I e II, apenas.
  • D: II e III, apenas.

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Estabeleça a relação adequada, considerando os conhecimentos acerca da sintaxe da língua.

I. Predicativo.
II. Sujeito da oração.
III. Adjunto adnominal.
IV. Complemento verbal direto.
V. Complemento verbal indireto.

( ) “essa concepção” (1º§)
( ) o destacado em “permanece vaga” (3º§)
( ) o elemento destacado em “reproduzi-las” (1º§)
( ) o destacado em “bem-estar físico, psíquico e social” (2º§)

A sequência está correta em
  • A: III, II, I, V.
  • B: V, I, III, II.
  • C: II, I, IV, III.
  • D: I, III, II, IV.

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Pode-se considerar que os fragmentos a seguir são constituídos por termo(s) e/ou expressão(ões) que denotam efeito de sentido temporal, com EXCEÇÃO de:
  • A: “quando se trata de saúde coletiva” (1º§)
  • B: “porquanto prioriza a assistência individual e curativa” (1º§)
  • C: “e, posteriormente, com maior precisão, a Saúde Coletiva” (4º§)
  • D: “A Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda na primeira metade do século XX” (2º§)

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O trecho “constituindo-se em uma espiral em torno das doenças e que, exatamente por isso, ajuda a reproduzi- las.” (1º§) tem sua correção — linguística e semântica — mantida em:
  • A: “constitui-se com uma espiral em torno das doenças e que, exatamente por isso, ajuda a reproduzi-las.”
  • B: “constituindo-se em uma espiral ao redor das doenças e que, exatamente por isso, ajuda reproduzir-lhes.”
  • C: “a constituição de uma espiral em torno das doenças e que, extremamente por isso, ajuda à reproduzi-las.”
  • D: “constituindo-se em uma espiral em torno das doenças e que, exatamente por isso, ajuda em sua reprodução.”

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