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Foram encontradas 19 questões.
Com base no que orienta o Manual de Redação da Presidência da República, no tocante à comunicação oficial, analise as afirmativas a seguir:

I. A redação oficial não é necessariamente árida e contrária àevolução da língua. É que sua finalidade básica - comunicar com objetividade e máxima clareza —- impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc.
II. A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos. O princípio constitucional da publicidade não se esgota na mera publicação do texto, estendendo-se,ainda, à necessidade de que o texto seja claro.
III. A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

Assinale
  • A: se apenas asafirmativas e II estiverem corretas.
  • B: se apenasas afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C: se apenasasafirmativas II e III estiverem corretas.
  • D: se nenhumaafirmativa estiver correta.
  • E: se todas as afirmativas estiverem corretas.

Pela leitura dos quadrinhos, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A: A fala do marido apresenta uma oposição entre o fato de estar no bar e não beber cerveja.
  • B: A fala da esposa apresenta um elemento condicional, hipotético.
  • C: A forma “eu te juro” marca registro informal, coloquial, adequado à circunstância doméstica de comunicação e ao grau de intimidade entre os dois.
  • D: As falas se referem a ambientes diferentes: bar e casa; a ação no momento das falas ocorre naquele espaço.
  • E: Há um paralelismo entre as falas dos dois, com a fala da esposa refutando a fala do marido com relativo sarcasmo.

Acerca da estrutura gramatical das falas dos quadrinhos, analise as afirmativas a seguir:

I. Em português, “não bebi cerveja nenhuma” significa, na verdade,que ele bebeu cerveja, por conta da dupla negação.
II. O segmento “cerveja nenhuma” poderia ser substituído por“cerveja alguma”, sem alteração sentido.
III. Depois da palavra “casa” poderia vir um ponto no lugar da vírgula, sem provocar alteração de sentido ou incorreção gramatical.

Assinale
  • A: se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B: se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C: se apenas asafirmativas II e III estiverem corretas.
  • D: se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • E: se nenhumaafirmativa estiver correta.

E se você achar um cara pelado no armário, ele só estava vendo a novela aqui em casa (...)

Assinale a alternativa em que a mudança de posição da palavra “só” no segmento sublinhado no trecho acima NÃO provoque alteração de sentido.
  • A: ele estava vendo a novela aqui em casa só
  • B: ele estava vendo a novela só aqui em casa
  • C: ele estava vendo só a novela aqui em casa
  • D: ele estava só vendo a novela aqui em casa
  • E: só ele estava vendo a novela aqui em casa

A respeito da leitura interpretativa do quadrinho acima, sem efetuar extrapolações, analise as afirmativas a seguir:

I. A esposa está aproveitando para confessar que havia um cara pelado no armário.
II. A resposta da esposa denota, por ironia, a inconsistência da declaração do marido.
III. A resposta da esposa deixa a entender que ela não havia acreditado na fala do marido.

Assinale
  • A: se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B: se apenasas afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C: se apenasas afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D: se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • E: se nenhumaafirmativa estiver correta.

A comida é uma prática cultural que contribui para enxergar a complexidade da vida e a condição humana no seu conjunto — ecossistema e biosfera. (linhas 27 e 28).

Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, a correta relação entre os dois termos sublinhados no período acima.
  • A: todo e parte
  • B: gênero e espécie
  • C: espécie e gênero
  • D: abstrato e concreto
  • E: parte e todo

É uma via concreta - e comestível - para compreender o mundo e nos auxiliar na criação de estratégias para intervir em realidades. (linhas 30 e 31)

Assinale a alternativa em que NÃO se tenha mantido correção gramatical ao se transformar o segmento sublinhado no período acima. Não leve em conta alterações de sentido.
  • A: que interviriam em realidades
  • B: que intervieram em realidades
  • C: que intervirão em realidades
  • D: que tinham intervindo em realidades
  • E: que intervissem em realidades

A respeito da pontuação empregada no texto, analise as afirmativas a seguir:

I. Com isso, desconsidera-se a centralidade da cultura no desenvolvimento da humanidade, que vai desde o surgimento da técnica e da linguagem à sua inclusão nas políticas públicas. (linhas 4 e 5) Neste período, o segmento sublinhado não poderia ter sua vírgula suprimida, sob pena de forte alteração de sentido.
II. Em diálogo com essa perspectiva, a antropóloga Maria Emília Pacheco, assessora da ONG vFase e integrante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), enfatiza o papel substantivo e político da cultura nos sistemas alimentares, e não como um adjetivo. (linhas 11 a 13) Neste período, a vírgula no segmento sublinhado se justifica porque é hipótese da conjunção coordenativa E com valor não aditivo.
II. De acordo com esse autor, a cultura abrange os conhecimentos acumulados por gerações o ambiente, o clima, as plantas, os animais, as técnicas do corpo, as técnicas fabricação e de manejo dos artefatos, as crenças, a visão de mundo etc. em que se retempera e se a comunidade.(linhas 22 a 25) Neste período, se houvesse uma vírgula antes do “etc.”, o trecho grande alteração de sentido.

Assinale
  • A: se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B: se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C: se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D: se todasas afirmativas estiverem corretas.
  • E: se nenhuma afirmativa estiver correta.

Considera que a alimentação se expressa em representações, envolve escolhas, símbolos e classificações que mostram as visões sobre a história e as tradições alimentares. (linhas 13 e 14).

A respeito do período acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Emas visões sobre a história e as tradições alimentares”, se se entender “tradições alimentares” como termo vinculado a “visão”, hã ambiguidade.
II. Em “envolve escolhas, símbolos e classificações”, ocorre falta de paralelismo sintático.
II. Em “que mostram as visões sobre a história e as tradições alimentares”, por questões de paralelismo, a presença de uma segunda ocorrência da conjunção “sobre” antes de “as tradições alimentares” garante que este seja termo vinculado à palavra “visões”.

Assinale
  • A: se apenas asafirmativas| e Il estiverem corretas.
  • B: se apenas as afirmativas| e Ill estiverem corretas.
  • C: se apenas asafirmativas Il e Ill estiverem corretas.
  • D: se todasas afirmativas estiverem corretas.
  • E: se nenhumaafirmativa estiver correta.

Assinale a alternativa em que o pronome átono, apresentado no texto em próclise, também poderia vir enclítico.
  • A: se alimentar (linha 1)
  • B: se expressa (linha 13)
  • C: a definiu (linha 18)
  • D: se retempera (linhas 24 e 25)
  • E: se regenera (linha 25)

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