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Ao observar a concordância verbal em “Fui eu quem criou a terra”, conclui-se que:
  • A: o pronome relativo “quem” é sujeito do verbo “criou”.
  • B: os dois verbos estão flexionados na mesma pessoa gramatical.
  • C: se fosse usado “que” no lugar de “quem”, não haveria alteração na concordância.
  • D: o pronome “eu” é sujeito das duas orações.

O texto propõe uma reflexão e, em sua análise global,
evidencia-se uma crítica em relação:
  • A: à diversidade no emprego de uma mesma Língua.
  • B: à religiosidade dos homens.
  • C: à realidade do sistema educacional brasileiro.
  • D: ao fato de todos os homens não receberem o mesmo tratamento.

As aspas, na segunda estrofe, foram utilizadas para:
  • A: 4dar ênfase ao que se diz.
  • B: introduzir um discurso que não é do enunciador.
  • C: indicar que os termos estão empregados em sentido figurado
  • D: marcar uma conotação irônica.

Os versos “Lá a seca castigava/ Mas o pouco que eu plantava” são relacionados por um conectivo que apresenta sentido de:
  • A: conclusão
  • B: explicação
  • C: adição
  • D: oposição

Em “ eu trabalhei também”, o termo em destaque pode ser classificado, sintaticamente, como:
  • A: adjunto adverbial
  • B: adjunto adnominal
  • C: objeto direto
  • D: complemento nominal

Na última parte do texto, estabelece-se uma importante comparação entre:
  • A: o operário e Cristo
  • B: o padre e Cristo
  • C: o operário e a Igreja
  • D: o padre e a Igreja

No verso “Essa dor doeu mais forte”, pode-se perceber a presença de uma figura de linguagem denominada:
  • A: ironia
  • B: pleonasmo
  • C: comparação
  • D: metonímia

O vocábulo “entristecido”, presente na terceira estrofe, é um exemplo de:
  • A: palavra composta
  • B: palavra primitiva
  • C: palavra derivada
  • D: neologismo

O desvio de concordância, presente na primeira estrofe do texto, revela:
  • A: o descuido do autor no trato da Língua.
  • B: a representação do discurso do possível leitor
  • C: um exemplo de formalidade.
  • D: uma variante social do uso da Língua.



De acordo com o texto, a grande frustração do sujeito poético do texto é:
  • A: ser um operário.
  • B: não ter sido bem remunerado.
  • C: não poder visitar o que ajudou a construir.
  • D: não poder educar sua filha.

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