Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 10 questões.







De acordo com o texto:
  • A: A crônica pode optar entre duas esferas conceituais ligadas à produção escrita, seja a mais voltada para a literatura, de caráter pretensamente atemporal, seja a transitória, integrada por anúncios e noticiário.
  • B: Ao contrário do romance e da novela, gêneros supostamente mais belos que a crônica, esta nem por isso se equipara à efemeridade dos anúncios, uma vez que também é considerada arte.
  • C: Ao dizer que não seria má ideia entregar duas ou três laudas em branco, o autor chama atenção para a efemeridade da crônica, que vez ou outra, em sua opinião, sequer merecia ser escrita.
  • D: Apesar dos erros que acompanham a crônica em sua publicação, mercê da pressa com que precisa ser escrita, a crônica, embora ficcional, mereceria ser burilada como os outros gêneros literários.
  • E: Os prazos apertados para a composição da crônica terminam por estabelecer também o lugar que ela ocupa nos veículos de comunicação, qual seja, ao lado do noticiário e dos anúncios, levando-os consigo, muitas vezes, para a posteridade.








O elemento sublinhado deve sua flexão ao termo destacado em:
  • A: ...antes de passá-la às mãos do estafeta, lá estará a crônica... (3° parágrafo)
  • B: Ao contrário do que se passa com o romance .. (1° parágrafo)
  • C: É algo que precisa ser escrito, haja ou não assunto... (1° parágrafo)
  • D: ... falando a leitores que ainda nem sequer nasceram. (3° parágrafo)
  • E: ...se impacienta o moço que a redação encarregou... (2° parágrafo)










As afirmações abaixo referem-se à pontuação do texto.

I. Em É algo que precisa ser escrito, haja ou não assunto, e escrito para já (1° parágrafo), as vírgulas podem ser corretamente substituídas por travessões.

II . Em Difícil imaginar que no mais das vezes tenham sido escritas no sufoco (2° parágrafo), o segmento sublinhado pode ser isolado por vírgulas, sem prejuízo do sentido e da correção.

III . Em ...cuja data de validade haverá de caducar em poucas horas (3 parágrafo), pode-se acrescentar uma vírgula após “validade” sem incorrer em erro gramatical, uma vez que o verbo “haver” não admite sujeito.

Está correto o que consta APENAS de

  • A: I e III .
  • B: I.
  • C: I e II .
  • D: II e III .
  • E: II.






 





...aquele palmo de prosa para a qual, não menos urgente, há um espaço aberto na edição de amanhã. (2° parágrafo)

...cuja data de validade haverá de caducar... (3° parágrafo)

...capaz de seguir falando a leitores que ainda nem sequer nasceram. (3° parágrafo)


 

 


Os termos sublinhados acima referem-se, respectivamente, a:

  • A: espaço - data de validade - arte
  • B: prosa - noticiário - leitores
  • C: edição - noticiário - leitores
  • D: prosa - data de validade - leitores
  • E: espaço - noticiário - arte






 



Tem sentido causal o segmento sublinhado em:
  • A: Embora em certos casos não fosse má ideia, não vale entregar à redação duas ou três laudas em branco. (1°parágrafo)
  • B: ...o autodenominado Velho Braga, o maior de todos, bufando à máquina de escrever... (2º parágrafo)
  • C: É algo que precisa ser escrito, haja ou não assunto, e escrito para já... (1° parágrafo)
  • D: Perdida nessa vizinhança prosaica e efêmera, lá estará o que foi escrito às pressas... (3° parágrafo)
  • E: ... de olho no relógio, e que ainda assim, por se tratar de arte, atravessará os tempos... (3° parágrafo)








Considerando as relações de sentido estabelecidas no texto, afirma-se corretamente:
  • A: O papel militante da música de Verdi, destacado no último parágrafo, é assinalado como causa para que parte da crítica ficasse alheia à profundidade de sua obra.
  • B: O segmento O esforço para ouvi-lo... (5° parágrafo) é uma reprovação à dificuldade imposta pela longa duração das óperas wagnerianas, a qual atua como empecilho para que sejam fruídas pelo público leigo.
  • C: No segmento Wagner exige do ouvinte uma longuíssima passividade, uma embriaguez de ópio: seu O Anel do Nibelungo se desdobra por cerca de 15horas... (5° parágrafo), o sinal de dois-pontos pode ser substituído por vírgula seguida de “haja vista que”, sem
  • D: O segmento sublinhado em ...mas ainda prostitutas, ciganos, escravos ...(último parágrafo) pode ser substituído por “não obstante”.
  • E: Com a frase Não podiam ser mais diferentes, porém. (2° parágrafo) levanta-se uma hipótese a ser refutada, conforme indicado pelo termo “porém”.










Considere as afirmações abaixo.

I. O segmento Aqui, o humanismo é comovente... (3° parágrafo) alude ao caráter social da música de Verdi, cuja altivez contrapõe-se ao despojamento das composições de Wagner.

II . Ao comparar as obras de Verdi e Wagner, ambos grandes expoentes da ópera, o autor assinala diferenças de ordem estética entre as duas, como, por exemplo, o fato de a obra de Verdi, cuja melodia é boa de cantar, pode ser fruída com facilidade, diferentemente da de Wagner.

III . O autor recorre à citação de Mário de Andrade (4° parágrafo) a fim de explicitar que seria irrelevante julgar a superioridade artística da obra de Wagner frente à de Verdi e vice-versa.

IV. No texto, o autor relata alguns fatos da biografia de Verdi, destacando o caráter fraterno e generoso do artista.

Está correto o que consta APENAS de

  • A: II , III e IV.
  • B: I e II .
  • C: I, III e IV.
  • D: II e III .
  • E: I e IV.






 





Viveu com o que lhe rendiam seus trabalhos. (3° parágrafo)

... legando-lhe toda a renda de seus direitos autorais... (3° parágrafo)

Sua música, além do papel militante que teve nas lutas pela unificação da Itália... (último parágrafo)

 

Os elementos sublinhados acima referem-se, respectivamente, a:

  • A: Verdi - asilo - música
  • B: trabalhos - renda - música
  • C: Verdi - velhos músicos - música
  • D: trabalhos - velhos músicos - papel militante
  • E: Verdi - asilo - papel militante






 



Sem prejuízo das relações de sentido estabelecidas no texto, o verbo que pode ser corretamente flexionado em uma forma do plural, sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, está em:
  • A: Ergueu um asilo em Milão para os velhos músicos... (3° parágrafo)
  • B: ... estimula emoções violentas com efeitos breves. (6° parágrafo)
  • C: Das minhas obras, a que mais me agrada é a casa... (3° parágrafo)
  • D: ... um grande número de críticos desdenha essa facilidade... (6° parágrafo)
  • E: Sua música é ativa, cheia de melodias boas de cantar e de lembrar. (6° parágrafo)

Está correta a redação da seguinte frase adaptada do texto:
  • A: O rendimento advindo dos direitos autorais das obras de Verdi foi destinado a um asilo que ele próprio construiu em Milão para abrigar músicos idosos, o mesmo local onde pediu para ser enterrado.
  • B: Por meio da música de Verdi, inspira-se emoções fortes, e com ela eclode melodias fáceis de cantar, apesar de alguns estarem alheios à profundidade sonora e reflexiva criada por ele.
  • C: Verdi enfrentou a indústria da ópera de seu tempo e uma vez que, tenha vivido de modo simples e despojado em um pequeno sítio perto de Parma, manteve-se atrelado a região em que nasceu.
  • D: Tanto Wagner como Verdi nasceram em 1813, traçaram histórias paralelas, tornando-se gigantes da ópera, conquanto Wagner tenha atribuído em si mesmo o mito de um gênio, em cuja imagem a humanidade deve se curvar.
  • E: Na primeira cena de Attila, o rei dos hunos, aquele que, encarna a barbárie e a tirania, conforme concebido por Andrea de Rosa, vê-se, ao cair da noite, mulheres e crianças escondendo-se em um buraco.

Exibindo de 1 até 10 de 10 questões.