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Na passagem – Sim, Samuel confessa que tem uma excelente relação com eles. Mas há, digamos, um “pecado original” que o rapaz não pode perdoar: ele nasceu sem dar o seu consentimento. – a conjunção destacada marca a introdução de um argumento que representa, em relação à afirmação anterior
  • A: uma conclusão.
  • B: uma consequência.
  • C: uma ressalva.
  • D: uma explicação.
  • E: um efeito.

Assinale a alternativa redigida segundo a norma-padrão de emprego de pronomes e do sinal indicativo de crase.
  • A: O prefeito de Veneza, cujas ruas e praças estão alagadas, fez um apelo às autoridades do país.
  • B: O fogo que atingiu à Austrália é atribuído à fenômenos naturais.
  • C: À partir de quando o homem aprenderá a respeitar espécies que a sobrevivência está ameaçada?
  • D: Sem preservar a natureza, à qual é garantia de sua sobrevivência, o homem passará à viver dias terríveis.
  • E: Não é possível estimar à tragédia causada pelo fogo cujo consumiu milhares de árvores na Austrália.

Leia o texto, para responder à questão.

À vista do contexto, é correto afirmar que, ao colocar entre aspas a palavra “natural” (último parágrafo), a autora sinaliza para o leitor que a avaliação do vice-premiê australiano é
  • A: acertada.
  • B: coerente.
  • C: desatualizada.
  • D: indefinida.
  • E: inadequada.

Leia o texto, para responder à questão.

As expressões – materializaram e notabilizada –, destacadas no primeiro parágrafo, têm como sinônimos adequados ao contexto, respectivamente,
  • A: reuniram e afamada.
  • B: assumiram e ilustre.
  • C: esclareceram e consagrada.
  • D: corporificaram e célebre.
  • E: delimitaram e cercada.

Leia o texto, para responder à questão.

É correto afirmar que, em relação ao assunto de que trata, a autora do texto
  • A: mostra distanciamento, vendo os fenômenos como decorrentes de mudanças climáticas.
  • B: toma partido acerca das reações dos governantes citados, vendo, em ambos, reações coerentes.
  • C: sugere que nada do que venha a ser feito poderá evitar a repetição dessas catástrofes.
  • D: expressa atitude de reação, classificando os efeitos da inundação como “Um horror.”
  • E: deixa explícito que sua avaliação dos eventos não mudará a atitude dos representantes dos países envolvidos.

Leia o texto, para responder à questão.

A oposição entre “ambientalistas” e “negacionistas” refere-se, no texto,
  • A: aos efeitos contrastantes das duas catástrofes que acometeram Veneza e regiões da Austrália.
  • B: aos pontos de vista adotados pelas autoridades diante das catástrofes que atingem áreas de seus respectivos países.
  • C: à natureza incontrolável da inundação em Veneza, em oposição à possibilidade de controle do incêndio nas proximidades de Sidney.
  • D: às diferentes dimensões dos fenômenos naturais que vitimaram pessoas e animais nos eventos citados.
  • E: às consequências das mudanças climáticas, reconhecidamente responsáveis pelas duas tragédias.

Leia o texto, para responder à questão.

Assinale a alternativa em que a substituição do trecho, nos colchetes, está de acordo com a norma-padrão de regência verbal.
  • A: processar os pais [levar os pais na justiça]
  • B: pensou nessa hipótese [cogitou sobre essa hipótese]
  • C: obter esse consentimento [lograr desse consentimento]
  • D: avaliam os seus danos [calculam a seus danos]
  • E: ele nasceu [veio no mundo]

Leia o texto, para responder à questão.

Assinale a alternativa que reescreve o trecho destacado na passagem – Se o leitor nunca pensou nessa hipótese, isso pode significar duas coisas. – com correção e preservando o sentido original.
  • A: À medida que o leitor nunca pensasse
  • B: Contudo o leitor nunca tenha pensado
  • C: Pois o leitor nunca pensou
  • D: Apesar de que o leitor nunca pense
  • E: Caso o leitor nunca tenha pensado

Leia o texto, para responder à questão.

As palavras destacadas nas passagens – tendência irresistível de marchar pelas causas mais improváveis / ver o filho a pedir uma indenização aos pais por ter nascido – podem ser substituídas, correta e respectivamente, por:
  • A: em função das / com base em
  • B: como se fossem / devido a
  • C: em relação a / no que toca a
  • D: em favor das / pelo fato de
  • E: em nome das / na dependência de

Leia o texto, para responder à questão.

Na passagem – Sim, Samuel confessa que tem uma excelente relação com eles. Mas há, digamos, um “pecado original” que o rapaz não pode perdoar: ele nasceu sem dar o seu consentimento. – a conjunção destacada marca a introdução de um argumento que representa, em relação à afirmação anterior,
  • A: uma conclusão.
  • B: uma consequência.
  • C: uma ressalva.
  • D: uma explicação.
  • E: um efeito.

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