Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 60 questões.


No texto CG2A1CCC, a oração “ao estudar em casa” (ℓ.16) tem sentido equivalente ao da oração





  • A: ao passo que estudam em casa.
  • B: ainda que estudem em casa.
  • C: quando estudam em casa.
  • D: porque estudam em casa.
  • E: por estudarem em casa.



No texto CG2A1CCC, a forma verbal “têm” (ℓ.15) concorda com o termo





  • A: “pedagoga” (ℓ.14).
  • B: “maioria” (ℓ.14).
  • C: “alunos” (ℓ.14).
  • D: “adultos” (ℓ.15).
  • E: “crianças” (ℓ.15).



De acordo com o texto CG2A1CCC, a educação a distância
  • A: é uma tendência mundial.
  • B: concilia estudo e trabalho.
  • C: exige dedicação por parte dos aprendizes.
  • D: requer integração entre alunos e professores.
  • E: oferece a mesma qualidade de ensino que o ensino presencial.



O texto CG2A1BBB tem, predominantemente, a função de
  • A: divertir o leitor.
  • B: informar o leitor.
  • C: dialogar com o leitor.
  • D: convencer o leitor de algo.
  • E: narrar um fato ao leitor.



Relativamente à pontuação, a correção do texto CG2A1BBB seria mantida caso o período “Esses aspectos produzem resultados contrários aos esperados pelo cidadão, como, por exemplo, a lentidão dos processos.” (ℓ. 14 a 16) fosse reescrito como





  • A: Esses aspectos produzem resultados contrários aos esperados pelo cidadão, como por exemplo, a lentidão dos processos.
  • B: Esses aspectos produzem resultados contrários aos esperados pelo cidadão, como a lentidão dos processos, por exemplo.
  • C: Esses aspectos produzem resultados contrários aos esperados pelo cidadão, como a lentidão dos processos por exemplo.
  • D: Esses aspectos produzem resultados contrários aos esperados pelo cidadão, como, por exemplo a lentidão dos processos.
  • E: Esses aspectos, produzem resultados contrários aos esperados, pelo cidadão, como, por exemplo, a lentidão dos processos.



Segundo o texto CG2A1BBB, o modelo burocrático
  • A: é incompreendido por leigos.
  • B: apresenta mais pontos positivos do que negativos.
  • C: vem sendo substituído por novos modelos de administração.
  • D: é um conceito jurídico antiquado formulado por Max Weber.
  • E: constitui o modelo mais eficiente de administração na modernidade.



A oração “para que os filhos tenham acesso a um ensino de qualidade” (ℓ. 15 e 16) expressa circunstância de
  • A: finalidade.
  • B: causa.
  • C: modo.
  • D: proporção.
  • E: concessão.



A coerência e o sentido do texto CG2A1AAA seriam mantidos se a conjunção “mas” (ℓ.12) fosse substituída por
  • A: embora.
  • B: logo.
  • C: porque.
  • D: todavia.
  • E: portanto.



Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita do trecho “contribuir com seu trabalho para a satisfação das necessidades básicas e a melhoria das condições de vida da sociedade” (ℓ. 3 a 5). Assinale a opção em que a reescrita, além de manter o sentido da informação originalmente apresentada, também preserva a correção gramatical do texto CG2A1AAA.





  • A: contribuir com seu trabalho para a satisfação das necessidades básicas e com a melhoria das condições de vida da sociedade
  • B: contribuir com seu trabalho para satisfazer as necessidades básicas e melhorar as condições de vida da sociedade
  • C: contribuir com seu trabalho para satisfazer as necessidades básicas e a melhoria das condições de vida da sociedade
  • D: contribuir para com seu trabalho para a satisfação das necessidades básicas e para melhorar as condições de vida da sociedade
  • E: contribuir com seu trabalho ao satisfazer as necessidades básicas da sociedade e para a melhoria de suas condições de vida



De acordo com o texto CG2A1AAA, o acesso à educação é fundamental, entre outras razões, para a





  • A: concretização da democracia.
  • B: superação do analfabetismo no Brasil.
  • C: atuação profissional na esfera cultural.
  • D: satisfação das necessidades básicas infantis.
  • E: intervenção consciente do cidadão na esfera pública.

Exibindo de 1 até 10 de 60 questões.