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Assinale a opção correta acerca do emprego de vírgulas no texto CG1A1BBB.
  • A: A vírgula empregada logo após “visitantes” (ℓ.10) pode ser substituída por travessão, sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto.
  • B: Caso fosse suprimida a vírgula empregada logo após “comer” (ℓ.17), seriam preservados a correção gramatical e o sentido do texto.
  • C: Caso a vírgula empregada após “hands” (ℓ.30) fosse omitida, seria preservada a correção gramatical, mas haveria prejuízo ao sentido do texto.
  • D: A vírgula empregada logo após “revólver” (ℓ.33) poderia ser substituída por ponto e vírgula sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto.
  • E: As vírgulas que isolam o trecho “consultados os cronômetros” (ℓ.41) são de uso facultativo.



No texto CG1A1BBB, para transmitir a fala de uma personagem, o narrador adota o discurso direto no trecho
  • A: “o louro acha ruim” (ℓ.12).
  • B: “um engraçado diz que foi só hands” (ℓ. 29 e 30).
  • C: “dizendo que aquele penalty só se for passando por cima de algum cadáver” (ℓ. 33 a 35).
  • D: “O juiz nessa altura se declara cheio com a partida” (ℓ.35).
  • E: “o juiz dá troco, quadro de árbitros uma ova!” (ℓ. 37 e 38).



Como elemento coesivo, verifica-se várias vezes, no texto CG1A1BBB, o recurso da substituição lexical, em que uma palavra substitui outra para retomar o mesmo referente. São exemplos desse recurso





  • A: “tiro” (ℓ.3) e “passe” (ℓ.6).
  • B: “visitantes” (ℓ.5) e “forasteiros” (ℓ.17).
  • C: “pontapé” (ℓ.14) e “tento” (ℓ.24).
  • D: “coluna vertebral” (ℓ.15) e “costas” (ℓ.17).
  • E: “terreno” (ℓ.20) e “área penal” (ℓ.25).


O narrador do texto CG1A1BBB conta a história com tom subjetivo, demonstrando interesse pelos fatos narrados, o que se constata no trecho
  • A: “O couro vai para Bira” (l. 7 e 8).
  • B: “o juiz apita, a assistência pula a cerca e invade o campo” (l. 15 e 16).
  • C: “E o diabo do louro tornou-se proprietário do balão, marca um gol de saída” (ℓ. 21 e 22).
  • D: "O juiz nessa altura se declara cheio com a partida e larga o apito ali mesmo” (ℓ. 35 e 36).
  • E: “Mas um dos bandeirinhas voluntários logo se apossa do apito”(ℓ. 38 e 39).


Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita do trecho “Agora os espinhos me arranham o corpo e as tristezas me cortam a alma.” (ℓ. 29 e 30). Assinale a opção em que a reescrita, além de manter o sentido da informação originalmente apresentada, também preserva a correção gramatical, a coesão e a coerência do texto CG1A1AAA.
  • A: Meu corpo foi a pouco arranhado por espinhos, e minha alma está dilacerada em tristeza.
  • B: Estou arranhado, espinhos por meu corpo agora; e, ante tristezas cortada minha alma.
  • C: Agora, em mim, arranha-se o corpo com espinhos; corta-se, pois, minha alma de tristezas.
  • D: Agora, pelos espinhos é arranhado meu corpo; pelas tristezas, cortada minha alma.
  • E: O meu corpo, agora arranham-lhe os espinhos; a minha alma, cortam-lhe as tristezas.



A respeito dos recursos coesivos e da coerência do texto CG1A1AAA, assinale a opção correta.





  • A: As expressões “meu” (ℓ.8) e “Trancoso” (ℓ.8) indicam que, em sua infância, o narrador atribuía sentido equivocado às histórias de Carlos Magno, por ignorar seu contexto original.
  • B: O pronome possessivo “seus” (ℓ.16) refere-se a “mundo” (ℓ.12).
  • C: O vocábulo “energia” (ℓ.15) retoma o sentido de “vida bárbara” (ℓ.13).
  • D: A locução conjuntiva “para que” (ℓ.18) introduz uma consequência do trecho “desde logo tudo o que vi e senti se refugia no fundo da sensibilidade” (ℓ. 17 e 18).
  • E: Por meio da expressão “igual a” (ℓ.21), compara-se o modo como “Aparício” (ℓ.21) mata à maneira como “Deus” (ℓ.22) pune.



Tendo em vista que, no texto CG1A1AAA, algumas expressões têm a função de acrescentar uma explicação ao conteúdo de outras, assinale a opção em que o primeiro trecho apresentado é uma explicação do segundo.
  • A: “de novos contatos sonhados desde menino” (ℓ.6) — “de pausa” (ℓ.5)
  • B: “o mar da história, o mar dos gregos, dos egípcios, dos fenícios, dos romanos” (ℓ. 9 e 10) — “o mar Mediterrâneo” (ℓ.9)
  • C: “à história dos seus homens” (ℓ.12) — “a história do mundo” (ℓ.12)
  • D: “como em leito de rio que a estiagem secara” (ℓ.19) — “no fundo da sensibilidade” (ℓ.18)
  • E: “que é maior do que a terra que o criou” (ℓ. 26 e 27) — “à poesia barbaresca e vigorosa” (ℓ.26)



No que se refere aos sentidos do texto CG1A1AAA e às suas estruturas linguísticas, é correto inferir que a expressão ‘Cangaceiros’ (ℓ.17)
  • A: é usada para designar os heróis de Carlos Magno, que repovoam as memórias do autor, como se lhe fossem próximos, após sua visita à França.
  • B: faz referência a indivíduos que, para o narrador, aparentam ser, embora não o sejam, cangaceiros, cujos nomes ele lista no antepenúltimo parágrafo do texto.
  • C: faz referência ao título do romance cujos personagens e ambientes são descritos no primeiro parágrafo.
  • D: é empregada para designar, de modo geral, a atividade dos sertanejos nordestinos à semelhança de nomes de profissões.
  • E: é utilizada para destacar a importância do cangaço na vida dos homens nordestinos.



Com relação às ideias do texto CG1A1AAA, assinale a opção correta.
  • A: O narrador apresenta sua experiência na França como insignificante para o seu ofício.
  • B: Infere-se do texto que a história dos povos da Antiguidade é inferior à história do Nordeste brasileiro.
  • C: O narrador retrata o povo nordestino como um povo duro, insensível, cuja realidade se caracteriza por experiências de angústia e tristeza.
  • D: No último parágrafo do texto, verifica-se um contraste entre as impressões do narrador sobre a vida na França e a vida no Nordeste brasileiro.
  • E: No texto, apresenta-se uma descrição objetiva da paisagem natural nordestina, que destaca os efeitos nocivos do clima seco sobre a natureza.



No texto CG2A1CCC, a oração “ao estudar em casa” (ℓ.16) tem sentido equivalente ao da oração





  • A: ao passo que estudam em casa.
  • B: ainda que estudem em casa.
  • C: quando estudam em casa.
  • D: porque estudam em casa.
  • E: por estudarem em casa.

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