10/05/2024 13:53 - DECIO TERROR FILHO
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois o pronome relativo “que” retoma “cavaleiro”, mas “um guerreiro tão poderoso” se refere ao “gigante Morholt”.
A alternativa (B) está errada. É fato que “se dirigiram” e “se defrontarem” se referem a “Tristão” e “o gigante Morholt”, e “servir-se” e “defrontando-se” referem-se a “Tristão”. Assim, referem-se a personagens anteriormente citadas.
Porém, não é o pronome “se” que se refere a termo anterior. Os pronomes “se” que se referem a termo anterior e por isso são elementos de coesão são os reflexivos, recíprocos ou sujeitos acusativos, o que não ocorre neste contexto.
Já a parte integrante do verbo, o pronome apassivador, o índice de indeterminação do sujeito e o pronome expletivo não se referem a termo anterior.
No texto, esses verbos são pronominais e estão conjugados com a parte integrante “se”.
A alternativa (C) está errada, pois o pronome relativo “que” retoma o termo imediatamente anterior “a arma de seu adversário”, pois foi a arma que lhe transpassou a coxa.
A banca deu a alternativa (D) como errada. Porém, lendo o texto atentamente, notamos que “cada um” e “os dois combatentes” realmente se referem aos mesmos personagens: Tristão (no 2º período) e o gigante Morholt (no 1º período).
Com o gabarito errado e a questão não anulada, podemos entender que a banca quis explorar a relação direta. Isto é, como a questão pede os elementos de coesão e os termos “cada um” e “os dois combatentes” se referem a elementos já informados anteriormente, o fato de a expressão “o gigante”, que se encontra no penúltimo período, estar após tais termos inviabilizaria, na visão da banca, a expressão “o gigante” como correta.
Assim, possivelmente a banca não tenha inserido a expressão completa que está no início do texto (“o gigante Morholt”) para que a alternativa (D) fosse entendida como errada.
A alternativa (E) é a correta, pois a primeira ocorrência do pronome “lhe” se refere a “Tristão”, pois foi ele que sofreu o golpe na coxa.
Já na segunda ocorrência houve o revide de Tristão, o qual enfiou a ponta da espada no crânio do adversário. Assim, ambos os pronomes apresentam valor de posse e se referem a personagens diferentes. Confirme:
“Tristão não pôde evitar a arma de seu adversário que lhe transpassou a coxa, mas ele soube melhor servir-se de sua espada e, defrontando-se com Morholt, ele lhe enfiou a ponta da espada no crânio.”
“Tristão não pôde evitar a arma de seu adversário que transpassou a sua coxa, mas ele soube melhor servir-se de sua espada e, defrontando-se com Morholt, ele enfiou a ponta da espada no seu crânio.”
Gabarito: E