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Observe os termos sublinhados no texto abaixo:

“Só o cavaleiro que (1) conseguisse vencer o gigante Morholt poderia salvar o país, mas ninguém havia até então ousado desafiar um guerreiro tão poderoso. Corajosamente, Tristão apresentou-se para enfrentá-lo. Eles se dirigiram então para a ilha de Santo-Tomás para aí se defrontarem. Armado cada um com uma espada, os dois combatentes se enfrentaram: Tristão não pôde evitar a arma de seu adversário que (2) lhe transpassou a coxa, mas ele soube melhor servir-se de sua espada e, defrontando-se com Morholt, ele lhe enfiou a ponta da espada no crânio. Mortalmente atingido, o gigante desabou e um brilho de metal ficou em sua ferida. O jovem cavaleiro teve forças para voltar as castelo de seu tio onde todos os habitantes estavam reunidos para festejar sua vitória.”

Nesse texto, há um conjunto de termos sublinhados; assinale a afirmativa correta sobre esses elementos de coesão e coerência.
  • A: A primeira ocorrência do pronome relativo “que” e a expressão nominal “um guerreiro tão poderoso” se referem ao mesmo personagem.
  • B: O pronome “se” nas formas verbais “se dirigiram”, “se defrontarem”, “servir-se” e “defrontando-se” se referem a personagens anteriormente citadas.
  • C: A segunda ocorrência do pronome relativo “que” se refere ao termo anterior “seu adversário”.
  • D: “cada um” e “os dois combatentes” se referem aos mesmos personagens: Tristão e o gigante.
  • E: As duas ocorrências do pronome “lhe” têm valor possessivo e se referem a personagens diferentes.

Todas as frases abaixo mostram uma locução prepositiva sublinhada; assinale a frase em que essa locução está corretamente substituída por outra equivalente semanticamente.
  • A: Ao pé de uma árvore sem fruto pus-me a considerar o pouco que vale um homem quando não tem o que dá. / junto a.
  • B: Qualquer pessoa desprovida de senso de humor está à mercê de todos. / a favor de.
  • C: Aprenda: todo adulador vive a expensas de quem o escuta. / à disposição de.
  • D: A vida ensina que jamais somos felizes senão à custa de certa ignorância. / a cargo de.
  • E: A única coisa que pode deter o Regimento Real Irlandês é o Iraque construir um bar ilegal à beira da estrada. / ao lado de.

Assinale a frase abaixo que poderia ser considerada uma tese argumentativa.
  • A: Meu time conseguiu evitar o rebaixamento.
  • B: Vários ladrões foram presos no centro da cidade.
  • C: Muitas famílias aproveitam as férias para viajar.
  • D: A empresa teve que pagar os salários atrasados.
  • E: Mandela foi um líder mundial, símbolo da liberdade.

“Afirmamos que a Terra gira ao redor do Sol porque, baseados nas teorias de Copérnico, podemos provar.”

O tipo de estratégia argumentativa que é empregada no texto acima pode ser identificado como
  • A: apelo para a fama social do enunciador.
  • B: apoio no que pensa a maioria das pessoas.
  • C: fundamento na autoridade científica de Copérnico.
  • D: sustentação no chamado bom-senso universal.
  • E: base na analogia com outra situação.

O tema dos objetos voadores não identificados mostra-se como um tema de valor argumentativo porque
  • A: é do interesse de muitas pessoas.
  • B: há opiniões diferentes sobre o tema.
  • C: existe a possibilidade de um acordo.
  • D: há uma opinião sustentada cientificamente.
  • E: é um tema que já foi alvo de muitos estudos.

Em todas as frases a seguir foi evitada a repetição de termos idênticos por meio da substituição da segunda ocorrência. Assinale a frase em que o termo substituto está de acordo com a classe gramatical indicada entre parênteses.
  • A: Clovis apreciou muito a viagem que fez para a Grécia. Ele voltará a Grécia no ano que vem. / lá (pronome adverbial).
  • B: Em sua viagem ele conheceu muitos templos antigos. Já tinham comentado com ele sobre templos antigos. / eles (pronome relativo).
  • C: Guilherme e Márcio visitaram o amigo doente, mas Márcio saiu do hospital preocupado. / aquele (pronome demonstrativo).
  • D: Marcos não pôde partir de férias. Ele está contrariado por não ter podido partir de férias. / por causa daquilo (pronome adverbial).
  • E: Célia trouxe uma lembrança para Carlos; ela deu essa lembrança a Carlos logo que chegou. / o (pronome pessoal).

Em todas as frases abaixo há um termo sublinhado que retoma termos anteriores. Assinale a frase em que o termo retomado está indicado corretamente.
  • A: Os automóveis dos vizinhos já entraram na garagem; eu cruzei com eles no corredor do nosso andar. / os automóveis.
  • B: Meu pai deixou meu irmão sair de férias com o primo, porque ele tem muita confiança nele. / o primo.
  • C: Eu procurei as caixas de velas, mas não as pude encontrar. / velas.
  • D: João não poderá vir ajudar-nos hoje à noite, mas isso não é um grande problema. / não poderá vir ajudar-nos hoje à noite.
  • E: Júlia vai pegar a bicicleta na tua garagem e Pedro vai pegar na minha. / bicicleta.

Em todas as frases abaixo foi eliminada a repetição da palavra sublinhada; assinale a frase em que isso foi feito com a ajuda de um hiperônimo.
  • A: Minha avó foi ver um oftalmologista por causa de seus problemas de visão; ele disse a ela que é necessária uma operação.
  • B: O estábulo das vacas está cheio de ratos e meus parentes não conseguem desembaraçar-se deles.
  • C: Ao sair com o carro de manhã, o motorista descobriu que ele estava sem bateria; isso só acontece quando não se tem a quem recorrer.
  • D: Nosso professor recomendou que lêssemos um livro de Guimarães Rosa; eu gosto muito das obras desse escritor.
  • E: O contentamento dos meus filhos foi enorme com a visita dos avós; a alegria durou até a hora de dormir.

Os adjetivos podem representar estados, qualidades, características e relações; assinale a frase abaixo que mostra um tipo de adjetivo diferente dos demais.
  • A: Ninguém é sério quando tem dezessete anos.
  • B: Quando se é jovem, as manhãs são triunfantes.
  • C: A insanidade é hereditária – você pode pegá-la de seus filhos.
  • D: Esta idade é inocente: sua ingenuidade não altera nem a simples verdade.
  • E: De todos os presentes da natureza, qual é mais doce para o homem do que a criança?

Observe o seguinte texto descritivo:

“Cardoso era um homem baixo, com o rosto cheio de espinhas e as pernas um pouco arqueadas. Ele era o chefe dos Correios da pequena cidade onde morava e, por isso, era muito conhecido. Ele tinha vindo para a cidade com seus pais, há muito tempo.”

Nesse fragmento textual, o progresso do texto é feito
  • A: pela continuação do mesmo personagem, do qual se vão fornecendo novas informações.
  • B: pela retomada de um dos termos da frase anterior, com o acréscimo de novos dados.
  • C: pela diversificação de temas, surgindo um novo tema a cada frase.
  • D: pelo acréscimo de novos personagens a cada novo segmento.
  • E: pela diversificação de lugares e tempos.

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